Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

REFREGA NA OPOSIÇÃO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Segmentos da oposição em Sergipe estão fazendo uma política suicida. Estão se destruindo através das redes sociais e no uso de setores da mídia que surpreendem com a disposição de esculachar a quem precisam tirar do caminho. Não é difícil identificar de onde parte os ataques, porque geralmente o método é o mesmo e os ‘atletas’ sequer mudam de estilo e usam métodos repetitivos..

A refrega na oposição, que se mostra hoje bem mais acirrada, teve início desde quando houve uma ampliação do bloco PSC&Cia e se projetou disputa pelo Governo do Estado e Senado. Não é regra, mas geralmente nos pleitos em que se elegem dois senadores, os lados políticos que polarizam conseguem fazer apenas um. Quem disputa por cada aliança, não deseja ter ao lado outro nome que possa interferir no resultado final do pleito.

Daí a concepção de que o adversário está ao lado, nesse tipo de eleição.

Na realidade a oposição se dividiu praticamente há dois meses, quando se percebeu que o deputado André Moura (PSC) não seria candidato à reeleição, como estava sendo planejado. Matematicamente, um e outro lado podem perder dois nomes importantes na estrutura política, caso perdessem Governo e Senado. As chances de isso acontecer são absolutamente reais.

Um dos focos principais da artilharia midiática – incluindo grupos sociais – passou a ser o líder do Governo no Congresso, deputado federal André Moura. Ele expôs um estilo diferente de tratar Estado e prefeituras, com a liberação de recursos a municípios, sem levantar a ficha partidária de ninguém, além de estar presente em todos os eventos que se promove no Estado.

Com isso o seu nome vem sendo tratado diferentemente pelo eleitorado e a sua candidatura a mandato majoritário tornou-se uma necessidade. Pior – o que fez aumentar o ódio dos seus adversários – a tendência maior é disputar o Senado. Razão para que todas as metralhadoras disparem contra ele.

A DISPUTA INTERNA NA OPOSIÇÃO

A oposição está se digladiando bem por baixo do pano, mas usando setores contratados por lideranças políticas para desqualificar até aliados.

Ouvi de homem de marketing oposicionista: “se querem guerra, terão guerra”.

QUAL O GRANDE PROBLEMA?

É tudo muito simples: o rompimento no bloco que se formava na oposição, se deu porque o PSB não pretendia disputar o Senado ao lado do PSC.

A insistência na candidatura cristã corroeu a aliança.

O QUE CIRCULA NA PRAÇA

Na praça política circula uma nova montagem: seria a formação de um grupo com Valadares (PSB) e Rogério (PT) ao Senado, com Valadares Filho a governador.

Eduardo Amorim (PSDB) viria para disputar a Câmara Federal.

SEM QUALQUER SENTIDO

Mas essa montagem não faz sentido e foi desmentida por todos os partidos, mas as conversas estão se avolumando e enfraquecendo a oposição.

André Moura é quem mais trabalha no bloco oposicionista.

CONVERSA DE JB E BC

Jackson Barreto e Belivaldo Chagas conversaram numa boa, quinta-feira à noite, sem qualquer contra ponto: JB teria ‘parabenizado’ BC pela sua ação na Saúde.

Jackson não pediu por ninguém e foi ‘absolutamente correto no reencontro’.

AS CONVERSAS COM ROGÉRIO

De uma fonte bem avisada: Rogério Carvalho tem conversado com o senador Valadares (PSB), sobre uma composição política firme.

Rogério tentou convencer Bosco Costa a disputar a Câmara Federal pelo PSB.

BOSCO SERÁ PRÉ-CANDIDATO

O ex-deputado Bosco Costa (PR) teve uma conversa com o senador Valadares e também com Edvan Amorim e decidiu disputar pelo bloco do PSC.

A interferência de Rogério não surtiu efeito.

SOBRE CHRISTIAN E A SAÚDE

Há uma onda sobre o nome do sucessor de Almeida Lima. O mais citado é Christian Oliveira, mas a informação mais recente é de que ele não pretende deixar o Ipesaúde.

Gosta do trabalho que realiza no Instituto.

QUESTÃO DE GUSTINHO RIBEIRO

O deputado Gustinho Ribeiro (SD) ainda não conversou com Belivaldo Chagas sobre sua posição política, após troca de partido.

Na próxima semana perderá cargos em alguns órgãos, principalmente o Funasa.

ALIADOS PROCURAM NOVO CAMINHO

Circula firme a informação de que ex-prefeitos ligados a Gustinho Ribeiro não seguiram sua orientação partidária e podem seguir outros caminhos.

Gustinho disputa vaga na Câmara Federal.

HENRY CLAY PODE IR AO SENADO

O presidente da OAB-SE, Henry Clay, está filiado ao PPL e deve colocar o seu nome como pré-candidato ao Senado Federal.

Se confirmado, Henry pode integrar a chapa liderada por Valadares Filho (PSB).

A QUESTÃO DA CHAPINHA É FOGO

Um deputado estadual avaliou ontem o quadro das eleições para proporcional: “se tiver chapinha no Governo, Belivaldo Chagas vai perder deputado”.

– Se tiver chapinha na oposição, Amorim também perderá deputado, disse.

SE NÃO TOMAR ATITUDE PERDE O TIME

É o pensamento de um aliado muito próximo: “se Belivaldo Chagas não tomar uma atitude em relação à saída de Almeida Lima da Saúde, ele perde o time”.

– Já que levantou a bola, tem que chutar…

A OPINIÃO SOBRE SAÍDA É GERAL

O mesmo aliado disse que a opinião é geral: Almeida aguenta pressão e não deixará a Secretaria da Saúde e permanecerá nela pelo tempo que puder.

Inteligente, quando for afastado criará um fato [ou factoide] político.

BELIVALDO NÃO TEM PRESSA

O governador Belivaldo Chagas já avisou que não pode agir com pressa e nem por ímpeto. Tem a responsabilidade de analisar e ver consequências.

Provavelmente Almeida passa abril sem ser importunado.

ALMEIDA NÃO É PRIORIDADE

A saída de Almeida Lima da Saúde não é prioridade na montagem do Governo de Belivaldo Chagas: “será uma consequência das mudanças”.

O Governo não vai se fixar unicamente na demissão de um auxiliar.

CAPITÃO SAMUEL A FEDERAL

O deputado Capitão Samuel (PSC) está com 80% de chance de disputar vaga de deputado federal. Depende da oposição e da desistência do Pastor Antônio.

A candidatura também espera André Moura finalizar o acordo.

DANIELA DÁ AULA EM BRASÍLIA

A delegada da Barra dos Coqueiros, Daniela Garcia, está em Brasília dando aula sobre lavagem de dinheiro. Daniela não é bem utilizada em Sergipe.

Instrutora do Ministério da Justiça, “ela é convocada para dar aulas em todo País”.

Notas

Direitos humanos violados – No tal acampamento na frente da Superintendência da Polícia Federal de Curitiba, a deputada Maria do Rosário disse que Lula está tendo os seus direitos humanos violados. “A forma como o ser humano Luiz Inácio Lula da Silva está sendo tratado hoje no Brasil não é justa, nem humana e nem digna.”

0x0

Segundo a revista Voto – A governadora de Roraima Suely Campos afirmou, nesta sexta-feira, que o governo entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal pedindo o fechamento temporário da fronteira com a Venezuela. Ela afirmou que o estado não consegue lidar com as necessidades dos imigrantes que chegam todo mês.

0x0

General filia-se ao Podemos – O general Adriano Pereira Júnior, que foi comandante militar do leste entre 2010 e 2012, filiou-se ontem ao Podemos para trabalhar na campanha de Álvaro Dias à Presidência da República. O general, hoje na reserva, comandou as operações de pacificação nas favelas do Rio de Janeiro.

0x0

Fechar STF e o PT – Do senador José Medeiros, sobre a declaração de Wadih Damous de que tem que fechar o STF: “Primeiro, aqui não é a Venezuela. Segundo, pela teoria do deputado — de querer acabar com uma instituição pelos erros de seus integrantes –, teríamos que fechar o Partido dos Trabalhadores também”.

0x0

Estudantes ocupam UnB – Cerca de 180 estudantes revezam-se, desde quinta-feira, na ocupação da reitoria da Universidade de Brasília (UnB). Segundo os estudantes, o ato é em defesa de verbas para custeio das atividades acadêmicas.  Eles querem audiência com a direção da universidade e pretendem manter o movimento até segunda-feira.

0x0

Gastos para não assumir – O Congresso gastou mais de R$ 90 mil para que os presidentes do Senado, Eunício Oliveira, e da Câmara, Rodrigo Maia, não assumissem o Planalto na sexta-feira. Os dois não poderiam assumir os cargos caso sejam candidatos a outro cargo que não seja a Presidência da República.

Conversando

Líder do Governo – Apesar de uma movimentação de ala do PT para afastamento da base aliada, Francisco Gualberto aceitou permanecer na liderança do Governo.

Preso político – Rogério Carvalho acha que “Lula hoje é um preso político e não é só o PT que fala isso, e sim a imprensa do mundo inteiro”.

Origem animal – Emsurb atende determinação do Ministério Público sobre comercialização de produtos de origem animal.

Novo grupo – Aguardem mudanças nas composições políticas até julho e um novo grupo vem sendo formado através de muitas conversas.

Papo rolando – O senador Eduardo Amorim está muito silencioso, embora converse intensamente nos bastidores. Há muito papo rolando.

Subtenente Edgard – Como é que se prende um homem pobre como Lula e a justiça bloqueia R$ 30 milhões da conta dele? Como é que esse pobre homem vai viver?

Muitas águas – Durante esta semana, muitas águas vão rolar em relação a conversas para declaração ou não de apoio a pré-candidatos.

Muito preocupada – A Secretaria da Segurança está muito preocupada com a presença de traficantes operando de cidades do interior para todo Nordeste.

Elite ganhou mais – Lula perdeu-se quando se elegeu presidente. Caiu em tentação e mergulhou nas boas ofertas. Com Lula, a elite ganhou mais que o povão.

Leia também