Aracaju, 29 de março de 2024

Conheça os serviços financeiros que utilizam tecnologia

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Um dos segmentos mais tradicionais do mercado, o setor bancário tem compartilhado seu espaço com mudanças bastante expressivas. As fintechs – startups que utilizam a tecnologia para oferecer serviços financeiros com mínima burocracia e máxima inovação – chegaram para dissipar a estagnação do setor e propor o desafio da reinvenção do sistema bancário.

O cliente de hoje mudou e está altamente conectado. Com uma rotina cada vez mais preenchida por diversas atividades, ele precisa de soluções práticas, desburocratizadas e personalizadas. É para atender estas necessidades que surgiram então as fintechs, que oferecem desde cartões de crédito sem anuidade até empréstimos.

Serviços tradicionais em nova roupagem

Estas novas empresas têm crescido a passos largos em todo o mundo. O relatório Radar Fintechlab, divulgado no final de 2017, mostrou que houve um aumento de 36% no número de fintechs no país. Já completamente consolidadas em outros lugares do mundo, como Inglaterra, Japão, Estados Unidos e China, as startups financeiras estão buscando seu espaço em território nacional e ganhando força.

São diversas empresas que oferecem soluções geralmente mais acessíveis e menos burocráticas aos clientes. Uma das mais conhecidas no Brasil é o Nubank, que oferece cartões de crédito sem qualquer anuidade e permite aos clientes o máximo de autonomia nas operações e no controle dos gastos. Até agosto de 2017, o Nubank possuía mais de um milhão de clientes ativos, número que certamente é bem mais expressivo atualmente.

Uma das startups que também marcam forte presença no país é a MoneyMan. O sistema de empréstimo online do MoneyMan é bastante simples, eliminando a burocracia que é comum na cessão de crédito. A análise é feita em poucos minutos, e o crédito pode ser liberado rapidamente. Todo o processo é feito online, sem a necessidade de deslocamento do cliente. Segundo dados da startup, que também está presente em outros países, houve crescimento de mais de 70% na sua carteira de clientes no 1º bimestre de 2018.

E qual o segredo para a sobrevivência e fortalecimento destas empresas em um cenário até então dominado pelas grandes corporações bancárias? Aumento da eficiência, dando ao cliente mais possibilidades, alternativas e atenção às suas necessidades com soluções tecnológicas realmente inovadoras e valiosas para o consumidor final.

Por Aline Matos

Imagem: reprodução shutterstock.com

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