Aracaju, 18 de abril de 2024

SENHORES DONOS DO PODER

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

As primeiras ações do governador Belivaldo Chagas (PSD) marcaram pela diferença de decidir. Belivaldo agiu ainda com o ‘sangue quente’, sem esperar acomodações. A sua ida ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), logo na segunda-feira pela manhã, praticamente um dia após assumir o Governo, marcou o diferencial de uma maioria de políticos que ocupa o comando do Estado.

Foi exatamente na visita surpresa ao Huse que se percebeu, rapidamente, que Belivaldo não está aí para se acomodar numa cadeira pomposa, em sala com ar condicionado. Terá algo mais: ação. Belivaldo está montando um Governo diferenciado, com a participação de aliados, mas sem se curvar ao ‘politiquismo’ das indicações, que geralmente favorece aos chefes e esquece os interesses da sociedade.

Foi o ato, diante de dezenas de pessoas maltratadas nos corredores da Ala Azul do Huse, que a população percebeu o estilo decidido e sem rodeio de Belivaldo Chagas, antes restrito ao mandato de vice, com limites de decisões. Não se pode dizer que ele mudou o atendimento precário no Huse, mas deixou muito explícito que vai mudar.

Belivaldo Chagas apareceu bem na fita já no primeiro dia de trabalho. Além disso, tem demonstrado que é ríspido e tolerante em algumas das suas decisões. E assim está acontecendo com o secretário da Saúde, Almeida Lima (MDB). O governador não o quer na equipe, mas não vai se deixar levar por interesses políticos inconfessáveis que expõem suas garras via mídia.

Belivaldo enfim é o governador e pré-candidato à reeleição. Faziam eco os gritos de que ele não deslancharia. Precisou apensas de 48 para se sentir em meio a um coro de vozes que dava som a elogios à sua postura na hora de decidir. Assim como na forma de agir para conciliar e definir, tudo dentro do espaço que ele marcou, no seu time, para que favoreça o grupo.

Belivaldo pode não ser o novo na política, mas demonstra fazer a diferença em relação às velhas práticas dos ‘senhores donos do Poder’.

PRESSA EM RELAÇÃO A ALMEIDA

Setores bem identificados da mídia tentam incentivar a demissão do secretário Almeida Lima (MDB), por ato do governador Belivaldo Chagas (PSD).

A tática é mexer com os brios do governador em relação a Lima.

ISSO NÃO VAI ANTECIPAR AÇÕES

Almeida Lima não fica na Saúde, mas Belivaldo não fará o gosto de quem quer vê-lo fora da Pasta apenas por capricho político de terceiros. Tudo terá seu tempo.

E o tempo de Almeida chegará dentro do limite já posto.

ALCIMAR FALTA EM AREIA BRANCA

O candor Alcimar Monteiro faltou a show em Areia Branca na sexta-feira passada. O deputado André Moura, que também fora convidado, não compareceu.

Já o senador Valadares, também convidado, se fez presente.

JÁ O SHOW DE SÁBADO NO GONZAGÃO

O mesmo Alcimar Monteiro realizou show no Gonzagão, sábado passado. André Moura estava lá à vontade. Citado pelo cantor, teria sido vaiado.

Por coincidência, ao show de sábado Valadares não foi…

RECOMENDA-SE NÃO CITAR NOMES

Experiente, Alcimar Monteiro sabe que parar qualquer show para anunciar nomes de autoridades, seja lá quem for, provoca insatisfação e vaias.

Não deveria ter feito o anúncio em pleno show.

NA ASSEMBLEIA E CÂMARA

Cálculos feitos na Câmara e na Assembleia, em Aracaju, revelaram que dos 24 deputados estaduais, 17 apoiam abertamente André Moura (PSC).

Já os vereadores, 14 também votam em André.

ALMEIDA TRABALHA TRANQUILO

Segundo assessor de Almeida Lima, mesmo com toda “essa onda de que ele sai ou não da Saúde, o secretário não para um minuto de trabalhar”.

– A decisão é do governador e o auxiliar obedece, disse.

ANDRÉ IRIA AO SENADO HOJE

Na opinião de um experiente parlamentar, nesse momento atual o deputado André Moura é candidato ao Senado Federal. Mais adiante podem ocorrer mudanças.

Disse que André “tem sido uma revelação com a sua capacidade de trabalho”.

ELIANE E A DISPUTA INTERNA

Quanto ao PT, o mesmo deputado disse que a legenda tem problema de disputa interna e a cúpula não engole o nome da vice-prefeita Eliane Aquino.

Eliane se revela interessada em disputar mandato de deputada federal.

NÃO É SANGRIA DESATADA

Eliane Aquino não fala em candidatura e até já revelou que isso ‘não é uma sangria desatada”. Antecipou que “se o PT não quer meu nome, não deixarei o partido”.

Não existe nada definido sobre Eliane disputar mandato.

APOIO CERTO DE JANIER MOTA

Uma boa notícia para o pré-candidato Heleno Silva (PRB): a vice-prefeita Janier Mota, de Itabaianinha, vai apoiá-lo ao Senado Federal.

Filiada ao PR, Janier não será candidata a vice de Eduardo Amorim (PSDB).

DECISÃO AGORA É DEFINITIVA

O deputado Pastor Antônio disse ontem que “mais do que nunca” é candidato à vaga na Câmara Federal: “é uma decisão definitiva e sem desistência”.

– Demoro a tomar decisão, mas não volta atrás quando decide, disse.

BANCADA DA OPOSIÇÃO NA ALESE

Pastor Antônio conversou ontem à tarde com alguns colegas da oposição, para que se tenha alguma estratégia, depois que o bloco passou a ter 12 deputados.

Será marcada uma reunião da bancada.

PRB TEM QUE DEIXAR O GOVERNO

A cúpula do PRB em Sergipe está consciente que tem que deixar o Governo urgente, para ficar livre. O partido pode fazer seu caminho com Belivaldo Chagas ou não.

O PRB acha que ficar assume a responsabilidade de apoiar o governador.

CENÁRIO PARA ELEIÇÃO PROPORCIONAL

Segundo cálculos do partido, na base aliada o PRB terá dificuldade de reeleger pastor Jony Marcos, porque ele lutará pela quarta vaga na chapa governista.

As três primeiras vagas seriam dos Fábios Mitidieri e Reis, e de Laércio Oliveira.

COMO FICARIA NA OPOSIÇÃO?

No bloco da oposição, que deve fazer quatro deputados federais, a possibilidade de Jony reeleger-se é bem maior, principalmente agora com a chegada de Gustinho e Sukita.

É um caminho a seguir pelo PRB, sem abandonar a possibilidade do PSB.

FALTA BELIVALDO DEFINIR SAÍDA.

Segundo ainda a cúpula do PRB, o partido já pediu afastamento do Governo e entregou os cargos, mas Belivaldo ainda não deferiu. A legenda vai esperar mais um pouco.

Na próxima semana anunciará oficialmente o afastamento na mídia.

AMORIM FAZ VISITAS E CONVERSA

Senador Eduardo Amorim (PSDB) é candidato ao Governo do Estado e tem trabalhado no mais absoluto silêncio. Está em contato com lideranças do Interior.

Eduardo quer surpreender quando anunciar chapa majoritária.

Notas

Dória lidera em São Paulo – O ex-prefeito de São Paulo João Doria (PSDB) lidera os dois cenários da disputa pelo governo paulista testados pelo Datafolha. O tucano registra 29% das intenções de voto contra 20% do presidente da Fiesp, Paulo Skaf (MDB). No cenário sem o nome de Skaf, Doria desponta com 36%.

0x0

Segundo informa Camarote – Primeiro levantamento após prisão do ex-presidente Lula mostrou efeito contrário às intenções do partido, que esperava reforço da imagem política com prisão. A maior preocupação é com a transferência dos votos de Lula para candidatos de outros partidos, como Marina Silva e Ciro Gomes.

0x0

Senadores propõem visitar Lula – “A comitiva da Comissão de Direitos Humanos do Senado desembarca hoje em Curitiba para visitar Lula. Em entrevista no acampamento em frente à PF, Lindbergh disse: “Comunicamos à juíza da 12ª Vara Federal que a gente vem. É uma decisão do Senado. Não acredito que a juíza vá impedir”.

0x0

Ainda a 2ª Instância no STF – Ontem, a ação que trata de prisão em 2ª Instância protocolada pelo PEN (Partido Ecológico Nacional) volta a tramitar no Supremo Tribunal Federal. O partido entrou com pedido de decisão liminar (provisória) que garanta a liberdade de condenados que ainda possam recorrer a instâncias superiores.

0x0

Turma de Boulos quer triplex – Segundo O Antagonista, a turma de Guilherme Boulos quer morar no triplex do Guarujá. “Ocupar, resistir e morar aqui”, gritavam os cerca de 50 recrutados pelo MTST que invadiram ontem o apartamento que seria de Lula. Boulos, pré-candidato a presidente, não curtiu o clima frio de Curitiba.

0x0

Dodge defende prisão – Segundo divulga O Globo on line, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, voltou a defender ontem a possibilidade de executar pena de prisão após condenação em segunda instância e a redução do foro privilegiado para políticos e autoridades nas cortes superiores.

Conversando

Número um – Ninguém sabe como ficou o ex-prefeito Ezequiel, de Capela, mas o certo é que Sukita já decidiu que será seu aliado número um.

PTB se sai bem – Um pouco de euforia no PTB pela filiação de Laurinho da Bomfim e pela disposição de disputar vaga na Câmara Federal pelo partido.

Mudar muito – Zé do Sertão diz que o povo está perdendo a vontade de ouvir radio ‘jornalísticos’ e acha que eles precisam mudar muito. Precisa de mais profissionalismo.

Tem de aceitar – Nos dias de hoje até que se tem de aceitar que o jornalismo tem lado, mas não a ponto de evitar informação de quem é adversário.

Mal estar – Continuam firmes informações de bastidores que há mal estar entre Rogério Carvalho (PT) e a chamada base aliada ao Governo.

Velhos tempos – Edvaldo Nogueira lançou ontem o forró caju, que terá ‘braços’ em vários bairros. Que a festa volte aos velhos tempos nesse período de eleição.

Vai à reeleição – O senador Antônio Carlos Valadares (PSB) é candidatíssimo à reeleição e trabalha a candidatura do filho, deputado Valadares Filho, a governador.

Falta conversa – Falta apenas mais uma boa conversa no PSC para que Capitão Samuel seja candidato a deputado federal. As conversas abundam.

Eduardo e Janier – Eduardo Amorim esteve com a vice-prefeita de Itabaianinha, Janier Mota, que se colocou à disposição na luta e defesa da dignidade sergipana.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também