Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

Alunos da Unit visitam Promotoria de Justiça e conhecem trabalho do MP

7

A Promotoria de Justiça da Infância e Adolescência do Município de Nossa Senhora do Socorro recebeu alunos do curso de Direito da Universidade Tiradentes. Eles foram recebidos pelo promotor de Justiça Luís Fausto Dias Valois Santos e puderam conhecer um pouco do trabalho do Ministério Público de Sergipe.

“Falamos sobre o funcionamento da Promotoria de Justiça Cível de Socorro, especificamente sobre a questão relativa à infância. Fiz uma narrativa sobre a implantação dos Conselhos Tutelares, Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a instalação de Entidades de Acolhimento e medidas de proteção”, disse Luís Fausto.

Segundo o promotor de Justiça, através da atuação do MP, em parceria com a comunidade local e o município, a legislação referente ao atendimento da criança e do adolescente foi atualizada e, com isso, foram criados mais três Conselhos Tutelares e Entidades de Acolhimento, uma no Fernando Collor e outra no Conjunto João Alves.

O membro do MP destacou, ainda, as ocorrências e situações de risco mais comuns que chegam à Promotoria de Justiça envolvendo a infância: abuso sexual, gravidez precoce, drogas, infrequência escolar, falta de cuidados e zelo por parte dos pais ou responsáveis, violência doméstica, entre outras.

Por fim, falou aos alunos sobre os sistemas, criados pelo MP, que dão apoio a atuação dos membros: Sistema Gerenciador Eletrônico de Expedientes, Documentos e Procedimentos (GED); Sistema de Gestão de Autos – Arquimedes; Sistema de Controle do Ponto Eletrônico – REDOMA; e Sistema de Movimentação dos Procedimentos Extrajudiciais – PROEJ.

MPE – Com informações e fotos da Promotoria de Justiça Cível de Nossa Senhora do Socorro

Leia também