Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

ANDRÉ MOURA VOLTA A CRITICAR FECHAMENTO DE FAFEN EM SERGIPE

Em comissão geral realizada no Plenário da Câmara na terça-feira, deputados do governo e da oposição criticaram a decisão da Petrobras de fechar unidades da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) nos municípios de Camaçari (BA) e de Laranjeiras (SE). Um dos deputados que pediu a comissão geral, Caetano (PT-BA), lembrou que o presidente da Petrobras, Pedro Parente, anunciou, em março, o fechamento das duas unidades da fábrica, alegando que esse segmento de fertilizantes não seria mais de interesse da empresa, que focará, agora, na produção de óleo e gás.

“Nós sabemos que o mercado de fertilizantes do Brasil está em plena expansão e que em 2017 o agronegócio teve aumento de produção em mais de 13%, garantindo um certo equilíbrio na balança comercial do País. E indagou: Não seria mais justo ampliar a produção da Fafen para que o Brasil possa ocupar cada vez mais este mercado?”

Daniel Almeida (PCdoB-BA), co-autor do pedido da sessão, disse ser o tema de interesse nacional. “Numa economia com 13 milhões de desempregados, qualquer política que estimule o desemprego já seria extremamente grave”, disse.

Também contrário ao fechamento das fábricas, o líder do governo no Congresso, deputado André Moura (PSC-SE), afirmou que um grupo de trabalho integrado por deputados dos dois estados, por representantes dos governos estaduais e da Petrobras, está debatendo soluções para o problema. Ele lembrou que o grupo conseguiu a suspensão do fechamento das fábricas por 120 dias, a partir do dia 30 de junho.

O deputado José Rocha (PR-BA) também criticou a decisão, que, de acordo com ele, causará não apenas desemprego, como a desorganização das atividades produtivas. Ele criticou o fato de a Petrobras não ter promovido diálogo com os segmentos afetados antes de tomar a decisão.

André Moura informou os avanços conseguidos em reunião realizada na semana passada com o Presidente da PETROBRAS, Pedro Parente. E constatou ter sido a primeira vinda do presidente da empresa ao Congresso Nacional. O líder do governo afirmou que, todos, entre Bahia e Sergipe, estão unidos no mesmo propósito, pois o impacto é muito grande, havendo o risco da perda de milhares de empregos. E ressaltou que bilhões de reais são gerados graças à FAFEN, instalada nas cidades de Laranjeiras-SE, e Camaçari, Bahia.
o deputado informou também que na próxima semana, deverá se ter uma definição para iniciar o grupo de trabalho com representantes dos Governos dos dois Estados, das duas bancadas no Congresso Nacional, federações das indústrias de ambos Estados e da Federação Única dos Petroleiros.

 

Leia também