Aracaju, 13 de maio de 2024
Search

Incra celebra acordos de cooperação com prefeituras para agilizar aplicação de créditos

7

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) deverá consolidar até o final desta semana a celebração de acordos de cooperação técnica com cinco prefeituras do interior sergipano.

O objetivo da ação é agilizar a produção de projetos produtivos, para impulsionar a aplicação de créditos em áreas de reforma agrária de Sergipe. “Esses acordos, que não trazem custo algum para o Incra, permitem que os assentados sejam atendidos com maior agilidade. As prefeituras se tornam nossas parceiras e contribuem de forma decisiva para a estruturação produtiva dos nossos assentamentos”, explicou Gilson dos Anjos, superintendente regional do Incra em Sergipe.

Por meio dos acordos, as prefeituras tornam-se responsáveis pela contratação de profissionais (engenheiros agrônomos), que visitarão as áreas de reforma agrária, levantarão informações e produzirão projetos produtivos para as famílias assentadas. Os projetos serão encaminhados ao Incra e, depois de avaliados e aprovados, a autarquia procederá com a aplicação dos créditos de fomento produtivo. “Essas parcerias nos permitirão atender a um número maior de famílias num período muito mais curto. Isso contribui para que os recursos cheguem a quem produz no momento mais adequado”, afirmou dos Anjos.

Entre o último dia 15 de abril e esta terça-feira, já assinaram acordos com o Incra as prefeituras municipais de Poço Redondo, Indiaroba e Estância. Até o final da semana, também devem selar parceria com o Instituto as prefeituras de São Miguel do Aleixo e Canindé do São Francisco. “ É um investimento que contribui com a família assentada, mas também tem impacto em toda a economia local”, analisou o superintendente do Incra.

Além das prefeituras sergipanas, o Incra também assinará até o final da semana acordo de cooperação técnica com a prefeitura de Paulo Afonso, no estado da Bahia. Além de responder pelas ações relacionadas à reforma agrária e à consolidação de territórios quilombolas em Sergipe, a superintendência sergipana do Incra também executa ações em 16 municípios baianos que fazem divisa com o estado.

Fonte e foto assessoria

 

Leia também