Aracaju, 28 de março de 2024

JOÃO DANIEL ALERTA PARA O ATAQUE À SOBERANIA NACIONAL

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
5

Em audiência pública na Comissão Especial que analisa o Projeto de Lei 9.463/2018, enviado pelo Executivo à Câmara dos Deputados, que ouviu o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior, o deputado federal João Daniel (PT) voltou a alertar para o ataque à soberania nacional que a desestatização da Eletrobras representa. Membro da comissão que analisa da propositura que trata das regras para a venda do Sistema Eletrobras, o parlamentar ressaltou que os deputados têm um grande volume de dados e informações, muitos passados pelos próprios eletricitários, dos vários prejuízos que essa privatização vai trazer ao país.

“Os trabalhadores serão os primeiros prejudicados com a privatização da Eletrobras. Os que defendem a venda podem até mudar o nome, falar que é contenção, mas no final o resultado prático é a demissão dos trabalhadores do sistema”, disse João Daniel, que em outras oportunidades também já alertou para o impacto imediato do aumento da tarifa cobrada pela energia, além da própria entrega deste importante patrimônio do povo brasileiro. “Eles falam em desestatização, mas o que está em jogo é a privatização, a entrega da Eletrobras”, frisou.

João Daniel lembrou que acabou de se completar dois anos do golpe dado no Brasil com o impeachment da presidenta Dilma Rousseff e lembrou ao presidente que ele apenas estava ali sentado para fazer essa missão porque era fruto de um golpe dado na Câmara. “Esse golpe que tirou a presidenta Dilma tem um compromisso: foi vendida a alma e toda a história de cada um parlamentar que desse às empresas internacionais e nacionais o direito de levarem e cobrarem a conta que são as estatais. Por isso está, hoje, o desmonte da Petrobras, do Sistema Eletrobras, da Infraero”, declarou.

Por isso, acrescentou o parlamentar, a tentativa de diminuir o trabalho feito pelos deputados de oposição que são contrários à privatização, chamando-os de “não republicanos”, insinuando e deixando dúvida de que há interesses econômicos por trás dos interesses de defender essas empresas. O deputado ressaltou ainda que não passa de falácia a história de que numa possível desestatização não se vai privatizar os rios. “Mas claro que vai. As empresas vêm para cá, vão comprar o Sistema Eletrobras e vão ser donas das águas. O rio são Francisco vai ser das empresas chinesas”, alertou.

“É lamentável. As empresas dos países ricos não fazem isso. Temos calhamaços de documentos que comprovam isso. Nem Trump [presidente dos Estados Unidos] está fazendo isso. Pelo contrário. Faz as empresas comprarem empresas de outros países”, colocou. João Daniel acrescentou que ele e os que são contrários até aceitariam ser privatizado todo Sistema Eletrobras e a Petrobras, desde que isso estivesse previsto num programa eleito pelo povo brasileiro, se fosse feito por um governo que tivesse disputado a eleição e falasse claramente que iria privatizar essas empresas.

“E esse não foi o programa eleito nas últimas eleições. Nas últimas eleições, foi eleito um programa brasileiro para a defesa das estatais, dos serviços públicos, para defender um estado que tenha políticas públicas”, disse, ao ressaltar que este governo não eleito quer fazer o que nem governos eleitos, como de Fernando Henrique Cardoso e Fernando Collor, conseguiram implementar. João Daniel acredita que a reação da sociedade, através dos movimentos sociais e como está acontecendo em Sergipe com o apoio dos sindicatos, centrais e os bispos, todos se mobilizado e exigindo que os parlamentares tenham o mínimo de compromisso nacional de defesa das estatais, possa barrar essas privatizações.

Foto assessoria

Por Edjane Oliveira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também