Aracaju, 18 de abril de 2024

SVO reforça horário de atendimento em regime de sobre aviso

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________0

O Serviço de Verificação de Óbito, unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), que integra a Rede Estadual de Saúde, localizado no bairro São José, funciona diariamente de segunda a sexta-feira, sábados, domingos e feriados das 8 horas às 17 horas. Visando a ampliação do atendimento ao público no turno da noite, o serviço segue até às 21 horas, em regime de sobreaviso.

Esse regime funciona através do telefone (79) 98854-4303. A funerária aciona o serviço e o profissional plantonista automaticamente entra em contato com o médico, que realiza o atendimento na unidade. “O regime de sobreaviso segue esse fluxo regular no período noturno”, explicou Roseane Souza, coordenadora do SVO.

Vale ressaltar que a Declaração de Óbito (DO) é um documento oficial necessário para confirmação e liberação do corpo. O SVO é responsável pela emissão do documento no caso de mortes naturais. “De acordo com a legislação apenas o médico está autorizado a realizar o procedimento para o preenchimento dos dados e as informações relacionadas ao indivíduo em óbito. Depois de revisado e assinado, a declaração é entregue a família para proceder ao sepultamento”, justificou ela.

Conforme a gestora é caracterizada morte natural àquelas ocorridas na própria residência, em via pública sem sinais de violência ou outras causas externas, e que não esteja em avançado estado de putrefação. Conforme dados do serviço, a emissão das declarações do Serviço de Verificação de Óbito é decorrente de pessoas em tratamento de alguma doença ou uma cardiopatia.

Roseane lembra ainda, que o serviço funciona de acordo com a legislação e em conformidade com os procedimentos firmados previamente, com os estabelecimentos funerários, os mesmos têm conhecimento de todo o processo relativo ao translado do corpo em óbito para unidade. “Esse fluxo foi firmado em comum acordo entre o SVO e as funerárias. O nosso objetivo é amenizar o sofrimento das famílias que perdem um ente querido”, salientou.

Como proceder

As pessoas que necessitam do serviço podem acionar as unidades de saúde do Programa Saúde da Família (PSF) dos seus municípios de origem ou ainda, os estabelecimentos funerários no Estado. O SVO tem sua sede localizada na Rua Campo do Brito, 551– Bairro São José, Aracaju, vizinho ao Parque Aquático do Batistão e funciona diariamente, de segunda a sexta-feira, sábados, domingos e feriados das 8 horas às 17 horas. Mais informações através dos telefones: (79) 98854-4303.

Fonte e foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também