Aracaju, 28 de março de 2024

À CATA DE CHANCES PARA ELEGER-SE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

As conversas acontecem em Brasília sobre a formação de chapas. Candidatos buscam o melhor espaço para se acomodar e terem facilidades de se eleger ou reeleger. E não será tão simples, inclusive em termos de posição nas chapas e chapinhas. A disputa para Federal não será fácil. Nada fácil. É que nos cálculos da maioria dos que montam estruturas eleitorais, pelo menos três deputados não terão dificuldades para permanecer em Brasília.

As cinco vagas restantes terão disputa renhida.

Em razão dessa imensa dificuldade, está havendo uma verdadeira dança em busca de probabilidades. E isso provoca um risco nas posições políticas de partidos, que estão precisando de maior representação na Câmara dos Deputados, a fim de melhorar as bancadas e terem direito a Fundos Partidários mais robustos, além de bom espaço nos programas eleitorais. Ter deputados, hoje, é mais importante para as siglas do que fazer senadores.

O momento ainda é de muita dúvida. Os pré-candidatos têm até seis de agosto para suas convenções e formação de chapas. Um espaço longo para que cada um arrume seus pleitos, conquiste votos e eleja-se. Isso pode provocar uma ciranda nas posições aliadas, independente de questões ideológicas e até mesmo das mudanças que a política tanto precisa e os eleitores aparentam exigir.

Com esse excesso de dificuldades, além de certo receio de passos errados, não há segurança absoluta de que as composições formadas agora sejam as mesmas que estejam nos palanques durante os 45 dias de campanha, que se inicia em 15 de setembro.

A teoria leva a crer que precisará de muito cuidado das lideranças, e até desprendimento, para que os blocos saiam unidos às ruas, com determinação para o futuro e que não se dispersem à busca de interesses voltados exclusivamente ao umbigo de cada um.

CONVERSA DO PSB COM A REDE

O deputado Valadares Filho (PSB) disse que tem muito respeito pela Rede, mas negou que o seu partido tivesse mantido alguma conversa para composição.

Lembrou que o PSB e Rede têm afinidades políticas.

REDE NÃO VÊ POSSIBILIDADE

A Rede, entretanto, desmentiu notícia divulgada ontem de composição com o PSB e descartou qualquer possibilidade de que isso aconteça em Sergipe.

O partido disse até que entendia as especulações.

PCDOB NÃO VOTA EM ANDRÉ

O presidente do PCdoB, professor Bittencourt, desmentiu que o seu partido faça aliança para apoiar a candidatura do deputado federal André Moura ao Senado ou Governo.

O PCdoB tem outros compromissos políticos.

EDUARDO: OMISSÃO É ESTRATÉGIA

Senador Eduardo Amorim (PSDB) explicou ontem ao colunista que “o silêncio quando, arquitetado, Não é omissão, ao contrário, é estratégia”.

– Tenho caminhado e conversado muito pelos diversos cantos do Estado, disse.

NUNCA ESTEVE TÃO FOCADO

Amorim revela que nunca esteve “tão focado, determinado e preparado para um pleito eleitoral, mas mantendo a humildade e o poder de decisão de sempre”.

– Sempre procurei ser aluno de uma lição só, disse.

VALDENÍCIO DISPUTA FEDERAL

Valdenício do Sertão é candidato a deputado federal pelo Podemos e se identifica como cidadão e sonhador que acredita na boa política. Valdenício é novo na roda…

Avisa que tem dedicado sua vida na contramão do senso comum.

JANTAR EM BRASÍLIA COM BLOCO

Na terça-feira, André Moura, Eduardo e Edvan Amorim participaram de jantar, no restaurante Bartolomeu, em Brasília, com o deputado federal Jony Marcos (PRB).

O bloco da oposição pediu a Jony que o PRB integrasse o grupo.

SOLICITOU ESPAÇO NAS ELEIÇÕES

Ao receber convite para integrar a oposição, Jony Marcos perguntou a André Moura se o PRB teria espaço para apoiar Heleno Silva ao Senado e a sua reeleição a deputado.

André respondeu que não poderia responde sobre espaço naquele momento.

QUER MAIS APOIO DO PSC

Com a decisão de André Moura em disputar mandato majoritário, quem é convidado para aliança quer apoio da base eleitoral liderada pelo deputado.

E André ainda não parou para ver se pode atender a todos.

ENCONTRO COM VALADARES FILHO

Ontem foi a vez do PRB conversar com o pré-candidato Valadares Filho (PSB), que pode oferecer uma vaga de senador na chapa majoritária para Heleno Silva.

E também abriria chance para Jony Marcos reeleger-se.

VALADARES DISPUTANDO CÂMARA

Essa chance cresce com a possibilidade do senador Antônio Carlos Valadares (PSB) disputar vaga de deputado federal. O PSB acredita que elegeria mais dois.

E um deles poderia ser exatamente o pastor Jony.

POSIÇÃO QUE NÃO SURPREENDE

O senador Valadares (PSB), via telefone, conversou com o colunista e negou que passe por sua cabeça disputar mandato de deputado federal.

Disse que não está preocupado com chapa majoritária.

TEM QUE DESTACAR CANDIDATURA

Valadares acha que o trabalho neste momento é fortalecer a candidatura de Valadares Filho ao Governo, para que ele seja uma opção de mudança para o Estado.

– Que Valadares leve mensagens de esperança e mudança. Esse é o foco, disse.

NÃO PENSA EM TERCEIRA VIA

Senador Valadares disse que não pensa em terceira via, “mas em primeira via”. Admite que “só vamos pensar em chapa majoritária bem mais adiante”.

– Não é sangria desatada a formação dessa chapa…

POR QUE SE AFASTOU DO BLOCO

Valadares falou que a razão de ter se afastado do bloco de oposição, em que estavam Eduardo Amorim e André Moura, foi porque “não sentimos segurança no projeto”.

E agora não pretende cair no mesmo equívoco.

DEPUTADO DEFENDE UNIDADE

O deputado Capitão Samuel (PSC) disse ontem que se não houver uma aliança de todos os líderes da oposição em Sergipe, “será um salve-se quem puder”.

Diz que André, Eduardo e os Valadares não podem estar em composições diferentes.

ESTÁ NA DISPUTA A FEDERAL

Capitão Samuel voltou a insistir que a sua candidatura será a deputado federal: “minha cabeça está voltada para a Câmara, em Brasília”.

Acredita que terá condições de chegar lá.

DEFINIÇÃO DE POSIÇÃO ATÉ MAIO

Heleno Silva (PRB) disse ontem que a direção nacional do seu partido quer que seus filiados decidam as suas pré-candidaturas na primeira semana de maio.

– O presidente do PRB, Marcos Pereira, intimou os pré-candidatos ao Senado a isso.

Notas

Panelada de boi ralado – Segundo o vice-presidente nacional do PT, Márcio Macedo, “Tia Zélia, dona de restaurante em Brasília e cozinheira favorita do ex-presidente Lula da Silva, visitou o acampamento ‘Lula Livre’, em Curitiba, e preparou uma panelada de boi ralado para os acampados”.

0x0

Inflação do aluguel avança menos – A inflação, medida pelo Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) – subiu 0,4% no segundo decêndio de abril, um avanço menor 0,19% que o 0,59% do mesmo período de março. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).

0x0

Justiça nega pedido de Pérez – A Justiça negou o pedido do Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel, para fazer uma inspeção na sala da Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba, onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está preso desde 7 de abril. Não faz sentido inspecionar salas onde acomodam detentos..

0x0

PEN pode desistir de liminar – Marco Aurélio Mello disse que o PEN tem o direito de desistir da liminar para tirar Lula da cadeia: “Como o partido, ou qualquer legitimado, pode deixar de pedir liminar, ele pode retirar liminar. E, no caso concreto, não se tem nem a colocação pela primeira vez de uma liminar. É uma insistência”.

0x0

Temem processo a Bolsonaro – Segundo Radar, da Veja On line, interlocutores de Jair Bolsonaro (PSL) estão preocupados com rumores de que o ministro Gilmar Mendes, do TSE,  possa processá-lo por campanha antecipada. As recepções feitas ao deputado são sempre acompanhadas por outdoors, carros de som e distribuição de camisetas.

0x0

Amélia faz crítica a Gleisi – Ana Amélia pediu a palavra mais cedo na CCJ do Senado para condenar o vídeo gravado por Gleisi Hoffmann à TV Al Jazeera. Ela disse que a atitude da presidente do PT de enviar uma mensagem para uma emissora de televisão internacional “talvez seja porque o partido perdeu apoio popular no Brasil”.

Conversando

Teve encontro – Gustinho Ribeiro (SD) teve encontro ontem em Brasília com o presidente nacional do Solidariedade, deputado Paulinho da Força.

Política nacional – Gustinho e Paulinho conversaram sobre o fortalecimento do Solidariedade em Sergipe e da política nacional.

Melhor composição – Há uma movimentação interna de presidentes de partidos para encontrar a melhor composição para as legendas.

Ficar fora – Até julho, quando se realizam as convenções, alguns candidatos tidos hoje como fortes na disputa pela Câmara Federal, podem ficar fora da disputa.

Fazendo cálculos – Tem muita gente fazendo cálculos, mas eles demonstram dificuldades e não casam com o resultado final adquirido pelo provável candidato.

Sempre atende – O governador Belivaldo Chagas (PSD) não deixa atende a ninguém que o procura no Palácio do Governo. As conversas têm sido prolongadas.

Apenas dois – Na Câmara Municipal de Aracaju sairão dois candidatos a deputado estadual e outro a federal: Iran Barbosa (PT) estadual e Elber Filho a federal.

Revelar o novo – O PSB está fazendo composições e já soma seis partidos certos. Nenhum deles que já esteja no auge da política em Sergipe. Quer revelar o novo…

Só hospedado – Os senadores da Comissão dos Direitos Humanos que visitaram Lula perceberam que ele não está preso, mas simplesmente hospedado.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também