Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

CÂMARA DE ARACAJU REPUDIA ATITUDE DA DIREÇÃO DO CIRURGIA

8

 

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho, repudia a atitude da direção do Hospital de Cirurgia, que não permitiu a visita dos vereadores que compõe a CPI da Saúde à unidade hospitalar, na manhã da segunda-feira, 16. No entendimento do parlamentar, é preciso que haja respeito à representatividade da Casa, pois os seus parlamentares são representantes direto do povo, eleitos por voto popular.

O papel da CPI é apurar, investigar e fiscalizar a aplicação do dinheiro público, mesmo que seja em contraprestação dos serviços realizados, em prol da população. Os membros da CPI da Saúde estão cumprindo o que lhes foi designado, de aferir se esses serviços foram realizados de fato e o custo dos mesmos.

A CPI é um instrumento de investigação parlamentar com fundamento na Constituição Federal, atribuindo ao parlamentar poderes amplos de investigação sobre fatos determinados e por período determinado. Portanto, os Vereadores que compões à CPI da Saúde possuem prerrogativa que lhes são garantidas pela Constituição Federal, portanto, obstruir o andamento dos trabalhos desenvolvidos pela CPI representa uma ofensa ao Estado Democrático de Direito resguardado pela nossa Constituição.

É preciso que haja entendimento e cordialidade, e principalmente respeito para com a Câmara Municipal de Aracaju e seus vereadores, por parte da direção do Hospital de Cirurgia e demais unidades da saúde citadas e que fomentaram a instalação da referida CPI.

Da assessoria

Foto César de Oliveira

Leia também