Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Dia do Exército: Comandante do 28ºBC faz palestra no plenário da Alese

6

O grande expediente da sessão parlamentar desta quinta-feira, 19, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), foi reservado para uma palestra de autoria do deputado Luciano Bispo (MDB), em comemoração ao Dia do Exército.

De acordo com o tenente-coronel José Fernandes Carneiro dos Santos Filho, comandante do 28º Batalhão de Caçadores, o Exército Brasileiro completa 370 anos de luta e batalha no país.

“Hoje realmente é um dia histórico para o nosso Exército, que foi criado na primeira Batalha de Guararapes, em 1648 no Estado de Pernambuco”, relembra acrescentando que no Governo de D. Pedro II ocorreram diversas batalhas a exemplo da Guerra de Farroupilha e batalhas como a Cabanada e Sabinada, tendo sido fundamental a atuação do Duque de Caxias fazendo a diferença.

O tenente-coronel destacou ainda a participação do Exército na II Guerra Mundial e a tomada de Monte Castelo. “O Exército passou a defender a tríade do Estado Brasileiro: povo, território e soberania, defendendo a Pátria e a garantia dos Poderes Constitucionais”, ressalta lembrando a atuação na faixa das fronteiras e a garantia da lei e a ordem, além da participação em mais de 40 missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), a exemplo da missão que atuou no Haiti.

Ainda entre as ações do Exército, o comandante destacou trabalhos na distribuição de água, construção de pontes, combate ao mosquito Aedes Aegipty e à seca por meio do programa de carros-pipas, além de operações nas fronteiras.

Atualmente o Exército Brasileiro é composto por 222 mil 428 militares.

Mesa

A mesa foi composta pelo presidente da Alese. Coronel Roberval Leão, o tenente Martinês representando a Capitania dos Portos de Sergipe, major Jailson Santos de Araújo, representando a Polícia Militar de Sergipe e o inspetor Carlos Xavier, superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Sergipe e padre Lázaro de Brito.

No plenário e nas galerias, oficiais do Exército, da Marinha e policiais rodoviários federais.

O deputado Luciano Bispo parabenizou o comandante e todos os oficiais, além de enfatizar o trabalho importante desenvolvido pelo Exército Brasileiro ao longo dos 370 anos de existência e agradecer pelo recebimento de uma medalha durante solenidade na sede do Batalhão Campo grande, quando das comemorações alusivas ao Dia do Exército.

“A sua exposição para nós que fazemos o povo sergipano foi muito importante porque a gente vê a disposição que vocês têm em desenvolver as atividades em todo o país. Agradeço a presença de todos à palestra. Estou muito satisfeito com o preparo do comandante do 28ºBC, que fez uma explanação com muita tranquilidade. E quero agradecer também a homenagem que irei receber hoje á noite e dizer que será estendida aos meus colegas”, enfatiza.

Por Agência de Notícias Alese

Foto: Jadilson Simões

Leia também