Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

Governo e Fundação Telefônica Vivo anunciam expansão do projeto Aula Digital

5
Programa agora atinge 100% das escolas estaduais que oferecem turmas do 1º ao 3º ano do ensino fundamental

O Programa Aula Digital, lançado no ano passado através de uma parceria entre o Governo de Sergipe e Fundação Telefônica Vivo, e que atualmente atinge 18,5 mil alunos, 321 escolas públicas e 775 educadores, será ampliado para mais unidades de ensino em diversos municípios sergipanos. Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (18), no Auditório do Radisson Hotel, na Orla da Atalaia, em Aracaju, o secretário de Estado da Educação, professor Josué Modesto, juntamente com o diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo, Américo Mattar, anunciou a expansão do projeto Aula Digital no estado de Sergipe. O evento contou ainda com a presença do superintendente executivo da Seed, professor Everton Siqueira, e do presidente da Undime seccional Sergipe, José Thiago Alves de Carvalho.

A partir desse anúncio, mais 148 escolas passarão a contar com o programa, resultando em um total de 469 unidades de ensino estaduais e municipais beneficiadas pelo projeto. Os professores passarão por uma formação e as escolas receberão o kit tecnológico para uso pedagógico, que é uma maleta composta por tablets, laptop, projetor e roteador para uso de alunos e professores em atividades desenvolvidas em ambiente virtual de aprendizagem.

O secretário de Estado da Educação, professor Josué Modesto, destacou que esse é um projeto inovador e aberto, através do qual os professores podem exercer os seus talentos. Segundo ele, os professores terão a possibilidade de utilizar o material de acordo com as suas orientações e com o projeto da escola. “Não é um pacote fechado, é apenas um suporte tecnológico para adequar as nossas escolas a essa dissonância que há muito tempo foi diagnosticada, de que os nossos estudantes vivem na era digital e nossas escolas ainda são de uma era analógica. É necessário que as unidades de ensino se adequem e recebam novos meios tecnológicos que já estão popularizados entre as diversas camadas da população. Esses equipamentos patrocinados pela Fundação Telefônica certamente permitirão, acompanhados por toda a estratégia educacional da Seed, uma melhor linguagem e acesso aos nossos estudantes”, afirmou.

O professor Josué Modesto destacou ainda que o kit tecnológico é uma parte do processo, mas que é dado um grande foco no papel do professor, das famílias e na motivação dos alunos. “É óbvio que, quanto melhores forem os instrumentos, mais eficaz será o trabalho do professor. Mas são eles o elemento central nessa relação, que tem como objetivo inspirar os nossos estudantes”, disse.

Expansão 

Durante a solenidade, os representantes da Fundação Telefônica Vivo apresentaram para os gestores, secretários e prefeitos convidados o Programa Aula Digital. O diretor-presidente da Fundação, Américo Mattar, afirmou que com essa expansão, saltará de 18,5 mil para 129 mil a quantidade de alunos beneficiados em todo o estado.

“Hoje o projeto é um sucesso. A proposta inicial era levar para as escolas e para as equipes pedagógicas da Seed uma formação em inovação educativa, uma nova prática que eles podem ter em sala de aula adequada ao mundo digital. Fizemos essa primeira etapa em 2017 e agora vamos levar as maletas digitais para dentro das escolas, porque os professores já estão preparados. Além disso, entramos também nessa nova etapa em que mais escolas irão participar. Então teremos a formação de professores e entrega dos equipamentos digitais. Isso vai permitir aos professores utilizar toda a potência do digital na formação dos seus alunos”, declarou.

O coordenador do Projeto Aula Digital no Brasil, Rubem Saldanha, destacou o alcance da ampliação do programa. “A partir de agora, na rede estadual, nós atendemos a cem por cento das escolas que oferecem do 1º ao 3º ano. É um passo importante porque a gente está reafirmando esse compromisso com a qualidade da educação, principalmente com a alfabetização dos jovens e das crianças de Sergipe”, disse.

Importância

A solenidade de assinatura da ampliação do programa teve a colaboração especial da Coordenação de Gestão Democrática, Articulação e Assistência aos Municípios (Cogedam), que articulou a participação dos gestores e representantes municipais no evento. Os convidados destacaram que o programa é de suma importância e que tem beneficiado estudantes em todo o estado. Foi o caso da diretora da DRE-9, Meire Ferreira da Silva. “Quando se fala em mídias e em tecnologias digitais, trazemos a comunidade para uma era mais contemporânea e que passa a ser realidade através da escola. Já que muitas comunidades são extremamente carentes, elas têm através da escola o acesso a todo esse material. No alto sertão sergipano isso cai como uma luva”, afirmou.

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Antônio de Azevedo Santana, disse que das 40 unidades da rede municipal, 18 estão participando do programa. “A nossa equipe vem sendo capacitada e treinada. É importante perceber que o programa não visa apenas levar tecnologia de informação para a escola, mas pensar na inserção dessa tecnologia na pedagogia. Nós temos participado, a resposta que os nossos professores têm dado é muito boa, e agora vamos entrar nessa outra fase de ampliação”, declarou.

A secretária de Educação de Nossa Senhora do Socorro, professora Marieta Barbosa, não poupou elogios aos resultados que o programa tem dado nas unidades de ensino do município. “Em Socorro nós estamos muito satisfeitos com o programa, os professores, os alunos e as famílias também. O pessoal que passou pela formação no ano passado já está efetivamente atuando. Já percebemos que pedagogicamente houve um avanço na replicação dessas formações nas escolas. Isso qualifica a nossa rede, melhora o retorno social que temos que dar para a comunidade e os alunos têm garantido um nível de aprendizagem qualificado”, disse.

A diretora do Departamento de Educação da Seed (DED), Ana Lúcia Muricy, destacou que todas as ações do projeto são voltadas para a efetivação de uma metodologia inovadora em sala de aula. “A gente sabe que a tecnologia hoje é a realidade dos nossos estudantes e que isso desperta neles o interesse. Quando conseguimos, através da tecnologia, inovar a metodologia do ensino, temos um ganho muito grande. A aula fica mais prazerosa, os professores também ficam mais motivados, e estamos modernizando o processo de ensino-aprendizagem, pois os conteúdos trabalhados são muito bem pensados. São conteúdos que os professores podem alterar de acordo com a realidade do estado ou de cada município”, declarou.

Fonte e foto assessoria

Leia também