Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Inscrição para o Processo Seletivo de Assistentes de Alfabetização tem prazo ampliado

7

Por Maira Ribeiro

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), informa que foi prorrogado o prazo de inscrição para o Processo Seletivo de Assistentes de Alfabetização, que acontecerá de 23 a 27 de abril. Os profissionais contratados, que devem possuir licenciatura plena em pedagogia ou ser estudante do curso a partir do 5° período, atuarão de forma temporária no Programa Mais Alfabetização, desenvolvido nas unidades de ensino da rede municipal.

O objetivo da seleção é contratar profissionais que contribuam com o desenvolvimento dos alunos de 1° e 2º ano do ensino fundamental, através da realização de atividades pedagógicas complementares ao ensino regular, que incluem letramento, matemática, esporte e práticas culturais, auxiliando o processo de alfabetização nessas escolas.

O programa teve na rede municipal uma adesão de 173 salas de 1º e 2º ano e, com o objetivo de atender aos prazos estabelecidos pelas portarias que instituíram o programa, foram definidos dois dias para inscrição dos candidatos ao exercício voluntário de assistente de alfabetização. No entanto, de acordo com a secretária municipal da Educação, Cecília Leite, é preciso ampliar o número de candidatos.

“Nesses dois dias, pouco mais de 200 pessoas se candidataram, entre estudantes e pessoas já graduadas, mas, precisamos ampliar o quantitativo de candidatos, visto que as unidades escolares estão espalhadas pelos diversos territórios da cidade de Aracaju e não tivemos candidatos para todos esses territórios. Em razão disso, a equipe da Coordenação do Ensino Fundamental, onde está a coordenadoria do programa na rede municipal, entendeu que era preciso ampliar mais alguns dias, de modo em que a gente também pudesse dar conta de candidatos em todos os territórios da cidade. Como se trata de um trabalho voluntário, no qual eles serão ressarcidos com transporte e alimentação, sabemos que vai facilitar a atuação desses voluntários se eles residirem nas proximidades das unidades de ensino que, por ventura, vierem atuar”, destacou a secretária.

De acordo com a Lei 9.608/1998, os candidatos selecionados exercerão um trabalho de caráter voluntário e receberão uma bolsa que pode variar entre R$ 300 e R$ 150 por turma/mês, valores que dizem respeito à quantidade de turmas que cada professor ficará responsável e à vulnerabilidade em determinadas unidades de ensino.

Para realizar a inscrição, o candidato deve apresentar o currículo, o diploma ou declaração da universidade, a comprovação do (s) curso (s) informado (s) no currículo, o documento comprobatório de regência de classe e uma cópia original da carteira de identidade e do CPF. O ato deverá ser feito na sede do Departamento de Educação Básica (DEB) da Semed, localizado na avenida Pedro Paes de Azevedo, nº 761, bairro Grageru, das 8h às 17h.

Foto: Sérgio Silva

Leia também