Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

FORTALECENDO OS LADOS

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A pré-campanha e as conversas de bastidores podem estar fora de foco. Atos e papos têm deixado o pessoal que participa da montagem das composições sem acreditar no que ouve e enxerga. Muita gente que foi comportadíssima no bloco oposicionista e até resistente a atos do Governo, mas absolutamente flexível a uma boa conversa, desde que adquiriu um bom espaço na administração.

Tem um que fazia discursos contundentes contra atos do governador. Principalmente antes de 2016, quando havia um ‘pelotão de resistência’ à aprovação do Proinvest. Nesse período acreditava-se que a oposição tinha objetivos bem definidos em relação ao Estado e ficava de plantão para evitar o que considerava ação que prejudicava o Estado.

Por algum tempo isso funcionou de forma absolutamente correta, mas depois houve um determinado interesse em flexionar o que antes fazia para endurecer o “quanto pior melhor”, com objetivo de ganhar o eleitorado.

Depois desse relaxamento em relação ao Governo e de se anexar a espaços que se tornaram bem úteis, não se teve mais problemas em levar adiante projetos que eram bons ou maus para a sociedade e para a própria administração. Neste momento da disputa para conquistar o se manter no Poder, interesses e caprichos anteriores voltaram a aflorar e, de alguma forma, complicar o bom entendimento.

Apenas para dar um exemplo. O deputado estadual Gustinho Ribeiro, que sempre foi um bom parlamentar da base aliada, atravessa a janela e cai na oposição por interesse legítimo de disputar mandato de deputado federal, com chances de se eleger. Está na oposição, mas não quer largar espaços no Governo.

Gustinho não é o único. Outros que são da casa querem sair porque acham que garantem a eleição na oposição. Tem um porém: mandato está muito difícil, espaço nos blocos e apoio também. Essa dificuldade provoca ameaça de tentar outro bloco para abrir certezas onde já se encontra. É exatamente esse jogo complicado que quebra a cabeça dos que hoje trabalham para fortalecer seus lados.

SALÁRIO DO SERVIDOR É PRIORIDADE

Uma das prioridades do Governo Belivaldo Chagas é pagar aos servidores até o dia 12 do mês seguinte, integralmente. Tentará reduzir para até o dia 10.

Belivaldo se mostra satisfeito com o trabalho do novo secretário da Fazenda.

CONVERSAS POLÍTICAS CONTINUAM

Belivaldo continua conversando com lideranças políticas e buscando fortalecimento da base aliada. Disse que está tudo ocorrendo com tranquilidade.

Lembra que vem conversando com Fábio Henrique (PDT) e Heleno Silva (PRB).

COMEMORAM ANIVERSÁRIO DO CHEFE

Alguns funcionários que trabalham no Palácio fizeram uma ‘vaquinha’ e promoveram uma recepção a Belivaldo Chagas, que aniversariava. Coisa rápida entre amigos.

Não faltou pipoca e cantaram o parabéns.

JOÃO DANIEL ESCLARECE AÇÃO

O deputado federal João Daniel (PT), também integrante do MST, esclareceu que o movimento em frente ao prédio da TV-Sergipe, não foi promovido pelos Sem-Terra.

Foi um ato da Frente Brasil Popular…

UNIDO EM TORNO DE BELIVALDO

João Daniel disse que o Partido dos Trabalhadores está unido em torno de Rogério Carvalho ao Senado e Belivaldo Chagas ao Governo.

Perguntado sobre Jackson Barreto respondeu: “será nosso senador também”.

CUMPRE SUA AGENDA POLÍTICA

O líder do Governo no Congresso, deputado André Moura, disse ontem que vem cumprindo sua agenda política e tratando de interesses de Sergipe em Brasília.

André espera que a campanha seja de alto nível.

POVO QUER VER RESULTADOS

André Moura admite que a “política rasteira e rancorosa não elege ninguém”. Avisou que quem quiser praticar agressões não conte com ele para nada.

– O povo cansou desse tipo de política e quer resultados, disse.

SERGINHO VÊ VALADARES NO 2º TURNO

Serginho de Glória, em entrevista ontem, disse que continuava votando em Belivaldo a governador, mas admitiu que Valadares Filho já está no segundo turno.

– A briga será entre Belivaldo e Amorim para ver que vai disputar com Valadares.

NÃO HOUVE NENHUM CONTATO

Presidente do Deso, Carlos Melo Neto, disse que em nenhum momento foi comunicado da decisão de que “o Governo pretende entregar a Deso a Fábio Henrique”.

A informação já foi publicada há algum tempo como especulação.

A VERDADE SOBRE ESSE FATO

Na realidade, especula-se que o presidente do PDT, Fábio Henrique, tenha citado o Deso como órgão que o seu partido gostaria de ter, para permanecer no Governo.

Oficialmente não está nada definido, mas a solicitação será atendida.

CANDIDATURA IRREVERSÍVEL

Políticos reconhecem que a pré-candidatura do deputado Valadares Filho (PSB) já se tornou irreversível. O partido, inclusive, já destinou recursos para a campanha dele.

Assim como fez para outros pré-candidatos nos demais Estados.

QUANTO A DEPUTADOS FEDERAIS

O PSB em Sergipe acha que elege um ou dois deputados federais. Tem como candidatos o vereador Elber Batalha, o ex-vereador Segundo e outros nomes menos conhecidos.

O PRB admite que entre eles cabe o deputado Jony Marcos (PSB).

TUDO ACOMODADO EM CAPELA

O ex-prefeito de Capela, Manuel Messias Sukita (PTC), disse ontem que tudo está bem em sua cidade, apesar de sua ida para o bloco de Eduardo Amorim.

Avisou que a prefeita Silvany Sukita também ingressou no PTC.

SOBRE A QUESTÃO DE EZEQUIEL

Quanto à reação inicial do ex-prefeito Ezequiel, hoje no mesmo bloco que Sukita, o senador Eduardo Amorim se entendeu com ele e lembrou que é uma questão regional.

Segundo Sukita, “as vaidades devem ser superadas”.

CONVERSAS SE DEFININDO

O jogo político é fascinante pelo quanto surpreende. Não chegará a junho e algumas definições estão bem mais próximas de acontecer.

São adesões que até o mais astuto homem de marketing duvida.

AS BASES AINDA COMPLICAM

Segundo um deputado, as eleições deste ano serão surpreendentes pelas mudanças que ocorrerão, principalmente entre bases antes bem aliadas.

Aliadas no bloco da oposição e nas bases governistas.

TEM TUDO PARA ARRUMAR

O deputado estadual Zezinho Guimarães (MDB) disse ontem que Belivaldo Chagas tem tudo para arrumar o Governo e mostrar que “é diferente”.

– Mas tem que ter senso de urgência…

MOSTRA-SE BEM CONTRARIADO

Zezinho Guimarães não esconde que votará em André Moura para o Senado e revela que “não vota no ex-governador Jackson Barreto (MDB)”.

O deputado disse que não participou do Governo JB.

Notas

Execução provisória da pena – O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) negou na tarde de ontem os embargos infringentes interpostos pela defesa do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu. A Corte determinou a execução provisória da pena. Agora, cabe a 1ª Instância determinar o cumprimento.

0x0

STF nega embargos infringentes – A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) negou na tarde de ontem recurso do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) para admitir análise de embargos infringentes apresentados contra julgamento que o condenou por lavagem de dinheiro.

0x0

Gilmar prorroga investigação – O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes, decidiu prorrogar por mais 60 dias as investigações no inquérito em que apura se o senador Aécio Neves (PSDB-MG) atuou para maquiar dados do Banco Rural no escândalo do Mensalão, em 2005.

0x0

Controle contra a lavagem – O Brasil aprimorou o controle contra a lavagem de dinheiro. O estudo “G20 na Liderança ou na Retaguarda” avaliou o nível de transparência em relação à identificação dos proprietários de empresas nas maiores economias do mundo. O G20 é composto por 19 países e a União Europeia.

0x0

Candidatura de Joaquim Barbosa – O presidente do PSB, Carlos Siqueira, diz que o partido ainda tem tempo suficiente para construir a candidatura do ex-ministro do STF Joaquim Barbosa, filiado ao partido, e acabar com “o clima de nós contra eles” e com “o avanço da extrema direita, que não é bom para ninguém”.

0x0

Dodge pede execução da pena – A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, voltou a defender, em manifestação enviada quinta-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF), a execução da pena de prisão do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, que é alvo de questionamento da defesa na Corte.

Conversando

Mantém rotina – O governador Belivaldo Chagas (PSD) não saiu da rotina ontem e passou o aniversário despachando normalmente. Almoçou com a família.

Primeiros sinais – Já há os primeiros sinais de que as eleições deste ano serão de muita briga interna e até de inconformismos entre candidaturas proporcionais.

Tom diferente – O novo secretário da Fazenda já deu um tom diferente à Pasta e tem mirado na melhoria da arrecadação estadual.

Fim dos postos – Quem acabou com a fiscalização nos postos da Fazenda em rodovias foi o secretário Jéferson Passos, por considerá-la obsoleta.

Até em aeroportos – Até com a segurança dos aeroportos internacionais se pratica roubo e não se paga impostos. Imaginas nas estradas do Nordeste?

Pode dificultar – A Rede Sustentabilidade utiliza de práticas diferentes na organização partidária, o que pode dificultar a eleição dos seus candidatos.

Visita pastor – Eduardo Amorim, ao lado do deputado Antônio dos Santos, visitou o pastor Eliezer Jr., presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia, em Sergipe.

Falta muito – Ex-ministro Joaquim Barbosa diz que ainda falta muito para definir candidatura a presidente e comemora desempenho em pesquisa.

Vaga na Câmara – O senador Valadares desapontou alguns pré-candidatos a deputado federal ao desmentir que poderia disputar vaga na Câmara Federal.

Leia também