Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

GOVERNADOR ENTREGA UNIDADE MÓVEL DA PM EM ITABAIANA

6

 

A Base será utilizada para reforçar o policiamento de proximidade (comunitária) e busca reduzir o número de homicídios em Itabaiana e região

Na manhã desta segunda-feira (23), o governador Belivaldo Chagas acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, o deputado Luciano Bispo, entregou, no município de Itabaiana, uma base móvel da PM e apresentou equipes da Força Nacional de Segurança que atuarão na região. Na oportunidade, o governador ainda efetivou o Convênio do governo do Estado, através do Banese, com a Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição.

Segundo o governador Belivaldo Chagas, as medidas tem o intuito de oferecer uma maior sensação de segurança. “Estamos entregando uma base móvel que vai servir para estar em vários locais. Ao mesmo tempo, onde se faz um trabalho direcionado com a polícia como um todo, porque enquanto a base está em um local, outras unidades estão conversando através dos serviços de rádio, monitoramento que é feito através dessa base. Quando eles estão se posicionando em cada localidade dessas, eles estão também criando uma relação mais estreita com a população, isso é importante. Além disso, estamos anunciando o reforço para o município de Itabaiana com a presença de 35 homens da Força Nacional, que vão se somar à Polícia Militar, à Polícia Cívil e, em breve, à Guarda Municipal que está sendo criada e preparada para fazer esse trabalho de forma integrada. Portando, temos hoje aqui um contingente que está sendo dobrado e que vai melhorar a questão da segurança. Temos quatro viaturas e, com a presença da Força Nacional, vamos para oito viaturas. São mais policiais e mais ação de presença, portanto, fazendo um trabalho preventivo e ostensivo”, explicou Belivaldo Chagas.

A Base será utilizada para reforçar o policiamento de proximidade (comunitária) e busca reduzir o número de homicídios em Itabaiana e região. Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy, as medidas integram o Plano de Segurança anunciado pelo governador. “Com a vinda da Força Nacional para cá, estamos dobrando a capacidade de policiamento. Um aumento de 100% da polícia preventiva, ostensiva, com a unidade da Força Nacional aqui. Como também a doação de uma base móvel que será colocada nos lugares mais críticos da cidade para ajudar, junto com as Polícias Militar, Civil e a Força Nacional, a reduzir os índices de criminalidade em Itabaiana”, destacou.

A Base Comunitária custou R$ 198.000,00 e possui os seguintes recursos: 06 câmeras externas e 02 câmeras internas de gravação em alta definição com capacidade de armazenamento de 500 gigabytes e GPS. As câmeras estarão ligadas remotamente com a sala de situação da PM.

Na opinião do comandante da Polícia Militar de Sergipe, coronel Marcony Cabral, a base móvel suprirá as necessidades da localidade, trazendo mais agilidade, modernidade e tecnologia ao trabalho da polícia.  “Esta ação possibilita uma grande integração entre as polícias e no reforço da segurança. Temos a alegria de estar aqui porque estamos trazendo o que há de mais moderno em tecnologia, que é essa base móvel entregue hoje. Pois se não podemos ter uma base da Polícia Militar em cada lugar de Itabaiana, teremos essa base móvel suprindo essa necessidade. Nos momentos de crise, precisamos ter ainda mais inteligência e criatividade. Trazemos também a Força Nacional que estará dobrando a capacidade operacional do 3º Batalhão. Itabaiana é uma cidade de pessoas trabalhadoras, que tem um comércio importante e é a primeira cidade do interior sergipano que recebe os companheiros da Força Nacional, que irão se somar nesse trabalho”, frisou.

Força Nacional

O governo do Estado apresentou as quatro equipes da Força Nacional de Segurança Pública que passarão a atuar no município de Itabaiana – primeira cidade fora da grande Aracaju que recebe efetivo da FNSP. A autorização de atuação da Força Nacional de Segurança Pública no município de Itabaiana decorre de solicitação de ampliação da área de atuação da Força Nacional de Segurança formulada no mês de fevereiro. A atuação em Itabaiana objetiva auxiliar na segurança da população, combatendo os crimes de homicídio, tráfico de drogas, furtos e roubos, objetivando a preservacão da ordem pública.

Será um efetivo de 27 homens, distribuídos em quatro equipes, que utilizará duas viaturas por dia e atuarão das 13 horas à 01 hora da manhã, com quatro membros cada. Os homens da FNSP reforçarão o policiamento no município, que é sede do 3º Batalhão de Polícia Militar, cuja atuação se estende por municípios como Carira, Ribeirópolis, Frei Paulo, Campo do Brito e outros municípios do agreste e do sertão sergipano.

Comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, Major Sidney Barbosa acredita em reduções mais significativas de índices de criminalidades a partir da chegada da Força. “Nós estamos recebendo o reforço de quatro equipes da Força Nacional e, a partir desse acréscimo, nós estamos desenvolvendo um trabalho integrado com as equipes do 3º Batalhão que já estão aqui na região. Como já temos apresentado uma redução de criminalidade significativa, esperamos que essa redução seja mais acentuada a partir de agora, já que essas equipes dobram nossa capacidade operacional “.

Sargento aposentado Augustinho dos Santos, morador do município de Itabaiana, aprovou as novas medidas adotadas pelo governo do Estado. Para ele, o reforço no efetivo e a unidade móvel para o policiamento comunitário da região ajudarão a diminuir os índices de violência. “O governo do Estado demonstra que se preocupa com os moradores. Parabéns pela iniciativa “, elogiou

ASN

Foto:  Victor Ribeiro

Leia também