Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Presidentes da Segrase e da CEV assinam termo de compromisso

6

Edise vai publicar Relatório Final da Comissão

O presidente da Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe – Segrase, Ricardo Roriz assinou na manhã desta segunda-feira, 23, um Termo de Cooperação Técnica para editoração e publicação do Relatório Final da Comissão Estadual da Verdade “Paulo Barbosa Araujo”. O ato de assinatura contou com a presença do presidente da Comissão e secretário de Estado da Educação, Josué Modesto dos Passos Subrinho e outros membros.

Com a assinatura do Termo será possível produzir, editar e publicar o relatório final da Comissão e também da coletânea de artigos científicos sobre a repressão política que ocorreu em Sergipe entre os anos de 1946 e 1988. A coletânea ainda conta com uma parceria com o Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil Memórias Reveladas do Arquivo Nacional.

O relatório, depois de publicado pela Editora Diário Oficial de Sergipe – Edise, órgão suplementar da Segrase vai servir de consulta para historiadores e pesquisadores que queiram estudar os crimes políticos que ocorreram em Sergipe nesse período. “Nós precisamos resgatar através de depoimentos e de busca documental a verdade de um período doloroso da história brasileira sobre a violação dos direitos humanos”, disse o presidente da Comissão, Josué Modesto dos Passos Subrinho.

Segundo ele, o trabalho minucioso e árduo de coleta de depoimentos e de pesquisa documental garantiu o resgate da memória desse período, inclusive da Operação Cajueiro em 1976. “O papel da Comissão Estadual da Verdade, seguindo a orientação da Comissão Nacional da Verdade, é resgatar através de documentos e depoimentos essa história que não pode ser esquecida”, afirma.

O presidente da Segrase, Ricardo Roriz, celebrou a assinatura “considerando que a Segrase tem como finalidades específicas editar, coeditar publicações de interesse público e de difusão da cultura, é natural que participemos desse trabalho, que desde já muito nos honra”.

Presenças

Participaram da assinatura do Termo os diretores da Segrase, Administrativo-Financeiro, Alexandre Filadelfo e Industrial, Mílton Alves, além dos membros da CEV, Andrea Depieri e Elito Vasconcelos.

Comissão Estadual da Verdade

Criada em 2018, a Comissão Estadual da Verdade homenageia o militante e pesquisador das ações da Ditadura Militar no Estado de Sergipe, Paulo Barbosa de Araújo. Ele foi preso durante o Regime Militar, era formado em Ciências Econômicas, foi professor de Economia, editor da Gazeta de Sergipe e articulista.

Acesse o Termo de Cooperação Técnica https://segrase.se.gov.br/noticia/acesse-o-termo-de-cooperacao-tecnica-entre-a-segrase-e-a-comissao-estadual-da-segrase.html

Por Candida Santos Oliveira

Foto assessoria

 

Leia também