Aracaju, 18 de abril de 2024

Eleitor não quer mudar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Os sergipanos parecem desinteressados em trocar as figurinhas carimbadas por políticos com novas propostas para o estado. Pelo menos é o que revela pesquisa do Instituto Dataplan, feita de 14 a 17 deste mês e registrada no TRE sob o número BR-01674/2018. A consulta mostra que os mais cotados para ganhar o governo são Eduardo Amorim (PSDB), Valadares Filho (PSB) e Belivaldo Chagas (PSD). As duas vagas para o Senado estão mais próximas de Jackson Barreto (MDB), André Moura (PSC), Antônio Carlos Valadares (PSB), Heleno Silva (PR) e Rogério Carvalho (PT). Os percentuais apurados permitem supor que o eleitorado está satisfeito com os políticos que dão as cartas há décadas ou teme sair da chamada “zona de conforto”, trocando as velhas figurinhas por novos personagens. Ainda com base na pesquisa, também se pode concluir que os sergipanos só insistem em bater nas velhas e surradas teclas por falta de melhores opções para votar. Pode ser!

Igual, mas diferente

Condenado em 2ª instância e num curtíssimo espaço de tempo, o ex-presidente Lula da Silva (PT) foi preso antes mesmo de ter os últimos recursos julgados. Pai do mensalão, num processo que se arrasta há 20 anos e também condenado em 2ª instância, o ex-governador de Minas, Eduardo Azevedo (PSDB), continua livre, leve e solto. Como explicar ao povão este estranho comportamento da Justiça brasileira?

Por que não se vai?

Alguém sabe por qual motivo o quase ex-secretário da Saúde, Almeida Lima, ainda não entregou o cargo? Só ele não entendeu que o governador Belivaldo Chagas (PSD) deseja vê-lo pelas costas, já tendo insinuado, várias vezes, que a porta da rua é a serventia da casa. A não ser que Almeidinha tenha uma carta na manga para usá-la quando receber o bilhete azul. Aff Maria!

Vice de saia

Duas mulheres estão bem cotadas para compor chapas majoritárias. Embora negue, a vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino (PT), é tida como o melhor nome para ser parceira do pré-candidato a governador Belivaldo Chagas (PSD). E Janier Mota (PR), vice-prefeita de Itabaiana, pode disputar a vice-governadoria na chapa do tucano Eduardo Amorim. Aguardemos, portanto!

Extremos

Enquanto bem pagos magistrados, promotores de Justiça e integrantes do Tribunal de Contas têm direito a mais de R$ 4 mil de auxílio-moradia, miseráveis sem teto e sem sorte recebem, quando muito, minguados R$ 300 para alugarem um minúsculo quartinho de vila. Êta Brasilzão sem jeito!

Chamou na chincha

A Polícia Federal enquadrou a Anatel num inquérito que o deputado federal André Moura (PSC) responde no Supremo Tribunal Federal. Segundo o jornalista de O Globo, Lauro Jardim, a estatal tem 10 dias para responder as indagações da PF. O processo em tela investiga se houve peculato na contratação de rádios sem licitação por André Moura, quem vem a ser líder no Congresso deste governo temerário. Acuada, a Anatel pediu 30 dias para enviar as respostas. Crendeuspai!

Mãos ao alto

Desencadeada hoje cedo pela Polícia Civil de Sergipe, uma mega operação cumpre 22 mandados  de prisão e 24 de busca e apreensão. Os alvos dos cerca de 100 policiais são traficantes de drogas e homicidas que atuam no Baixo São Francisco. Entre os presos estão os irmãos gêmeos Diego e Diogo Bonfim, tidos como os líderes da bandidagem naquela região. Viva a Polícia!

Caindo fora

A Petrobras quer se desfazer dos campos de Piranema e Piranema Sul, localizados na bacia de Sergipe-Alagoas. Chamada de vinculante, esta fase de cessão dos empreendimentos começou no mês passado. O campo Piranema, situado em Sergipe, está em produção, com média de quatro mil barris por dia. Já o Piranema Sul é um campo não desenvolvido. Esta transação só faz aumentar a suspeita de que a Petrobras está mesmo caindo fora de Sergipe. Misericórdia!

Prepare o bolso

As contas de luz dos consumidores atendidos pela Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento Rural Centro-Sul de Sergipe terão reajuste médio de 9,51%. A tarifa para os consumidores residenciais, de baixa tensão, aumentará 8,94%. Para os conectados em alta tensão, o reajuste médio será de 34,14%. A cooperativa atende 6 mil unidades consumidoras no município de Lagarto. O aumento entra em vigor no próximo domingo.

Palácio fechado

E o governador Belivaldo Chagas (PSD) abriu mão das mordomias do Palácio de Veraneio. A ideia é economizar com vigilância, garçom e equipe de cozinha. Para preservar o imóvel, que passou recentemente por uma reforma física, serão mantidos os serviços de jardinagem e limpeza. Belivaldo se acha contemplado com as instalações do Palácio de Despachos. Já diz o ditado: “Quem tem dois tem um”. Marminino!

Recorte de jornal

Publicado no jornal O Laranjeirense, em 5 de fevereiro de 1888.

Resumo dos Jornais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também