Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

O MARKETING VIA GRUPOS

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Para um ilustrado e buliçoso homem de marketing de Sergipe, que já prepara campanha para seu bem avaliado cliente, o êxito eleitoral está nas redes sociais. Ele já montou, claro, toda estrutura para elegê-lo. E tem muitas chances de conseguir. Pelo trabalho de oferta do seu produto e pela desenvoltura com que ele chega ao mercado. Lógico que o marketing objetiva levar ao consumidor as utilidades, inovações e modernidade da oferta para conquistar o consumidor.

No caso do marketing político, o eleitor.

A tese do sacal e espirituoso marqueteiro é que há uma mudança política em andamento no mundo. O que é verdade. Cita o presidente americano Donald Trump [o mais idiota e destemperado chefe de Governo dos Estados Unidos], como o autor do chute inicial nessa reforma política do mundo. Tudo provocado pela força da internet, através das redes de relacionamentos e de grupos sociais. Lembrou frase do romance de Umberto Eco,Número zero’: “As redes sociais deram voz aos imbecis”.

Umberto Eco, que morreu logo após divulgação do ‘Número zero’, no ano passado, tem outras frases críticas ao sistema virtual: “O drama da internet é que ela promoveu o idiota da aldeia a portador da verdade”. Mesmo assim, a base do projeto de marketing para o candidato em Sergipe, será exatamente a “genialidade” dos grupos sociais, onde se insere o esculacho aos adversários [quanto mais degradante melhor], além de fatos bem produzidos e que se tornam ‘mentiras convincentes’.

Os grupos não ganham eleições. São ótimos para denunciar fatos reais que agridem a sociedade como um todo. Mas absolutamente negativos nas campanhas eleitorais, porque são frequentados e remexidos por pessoas que integram equipes dos candidatos e ficam atentas para potencializar falhas, equívocos e erros de adversários, mesmo que se refiram às questões pessoais e familiares.

Além disso todos se identificam e a sociedade sabe que os fatos são produzidos por profissionais da área, legalmente contratados para isso.

A impressão é que o eleitor também está cansado desse tipo da política que desqualifica moralmente e atinge a dignidade do adversário. Para mudar vai votar no político ‘novo’ [não cronologicamente] e que se apresente distante desse estilo velho de campanha, mas quem tenha criatividade para mostrar saídas para melhorar a vida do País, dos Estados e Municípios, principalmente no caráter, na honestidade, no combate à corrupção e na seriedade com que representa e respeita o voto que lhe foi confiado.

Extra – A NOTÍCIA CHEGA DE REPENTE

A informação acabar de chegar: “não tome como surpresa uma composição entre o deputado Valadares Filho [pré-candidato a governador], com Eduardo Amorim”.

O alerta foi feito por um bem entrosado membro da oposição.

Extra – NOTÍCIA QUE CHEGA DE BRASÍLIA

De Brasília a informação é que pessoas ligadas a Eduardo Amorim já conversaram com Valadares Filho e levantaram a possibilidade de uma nova aliança entre os dois.

Eduardo seria o candidato ao Senado nesse novo projeto.

Extra – QUEIXAS DOS ALIADOS É GRANDE

Segundo ainda as mesmas fontes, Amorim estaria se queixando da forma como André estaria fazendo pré-campanha e concluiu que “desse jeito a barca vai afundar”.

Um ex-prefeito desmentiu as queixas, mas admitiu “precipitação da turma de André”.

SILÊNCIO SOBRE O MÉDICO SUCESSOR

Há um silêncio absoluto em relação ao sucessor do secretário Almeida Lima, da Saúde. Sabe-se apenas que é um médico conceituado e que une a classe.

O nome do novo secretário está em “segredo de Estado”.

MUDANÇAS DEIXA CLARA A DEMISSÃO

As mudanças que Belivaldo Chagas vem fazendo na Secretaria da Saúde deixa clara a demissão de Almeida, que sequer participa dos atos.

Qualquer outro pediria para sair…

ENTREVISTA ESCLARECE SOBRE CENTRO

Ao declarar em entrevista que o governador Jackson Barreto não tinha conhecimento da inauguração falsa do Centro de Nefrologia, Almeida o isenta de responsabilidade.

Almeida deixou claro que foi o culpado pela montagem.

POR QUE MANTEVE A FARSA?

Almeida Lima é inteligente, mas escorregou na estratégia da inauguração da Nefrologia ao desmanchar no outro dia a estrutura que enganava a população.

Felizmente aconteceu. A mentira não poderia durar por muito tempo.

BELIVALDO E SEU FIAT UNO

Domingo, o governador Belivaldo Chagas chegou a um supermercado no Jardins dirigindo o seu Fiat Uno e sem nenhum segurança ao lado.

Entrou, cumprimentou pessoas, fez suas compras e saiu.

POLICIAIS FICARAM ATÔNITOS

Dois policiais que estavam em uma viatura próximo ao supermercado, perguntaram a Belivaldo: “governador, onde está o segurança?”.

Ouviram: “para quê segurança? Vim aqui apenas fazer compras”.

Os policiais ficaram na entrada do supermercado até o governador sair.

ELIANE DESFAZ BOATO DE VICE

Eliane Aquino (PT) perguntou: “até quando vou desmentir boatos sobre sua candidatura a vice-governadora?”. Insiste que em nenhum momento seu nome foi citado.

– Tenho me encontrado com Belivaldo e Jackson. Não há conversa sobre vice.

ESPECULAÇÃO VEM ROLANDO

Eliane disse que essa especulação sobre candidatura a vice de Belivaldo vem rolando já há algum tempo, inclusive entre pessoas que se encontram com ela em locais públicos.

– Não há nenhum convite e continuo ao lado de Belivaldo, disse.

ROGÉRIO NÃO DESISTE DO SENADO

Outra especulação grosseira que acontece é a de que Rogério Carvalho (PT) não seria candidato ao Senado. Seu nome está posto para senador.

Até ao momento na chapa ao lado de Belivaldo Chagas.

RETORNO DE BRASÍLIA HOJE

Rogério está em Brasília e retorna hoje a Aracaju. Diz que vem com a energia da solidariedade do povo brasileiro e também de Sergipe ao ex-presidente Lula.

– Na bagagem a força da unidade do PT Nacional e de Sergipe, disse.

JACKSON BARRETO VAI A BRASÍLIA

O ex-governador Jackson Barreto viajou a Brasília e retorna amanhã. Já na sexta-feira fará uma nova viagem para alguns dias de descanso.

Quando retornar iniciará viagens pelo interior.

DESISTÊNCIA DE CANDIDATURA

Pré-candidato a deputado federal, de boa estatura eleitoral, está disposto a abandonar seu projeto, alegando que “não tem dinheiro para bancar a campanha”.

Acha que o eleitorado não quer mudanças: “quer botijão”.

CONVERSA DE FÁBIO E BELIVALDO

O presidente do PDT, Fábio Henrique, voltou a conversar com Belivaldo Chagas ontem no final da tarde. Fábio teria levado o nome do novo presidente do Deso.

Já para ser empossado a partir de 02 de maio. Nada foi confirmado.

MAS HÁ OUTRO PROBLEMA NA DESO

Entretanto, há um problema que precisa ser vencido na Deso. A maioria dos servidores gosta da direção do atual presidente Carlos Melo.

E a mudança pode ser uma operação difícil.

Notas

Defesa de Lula inicia batalha – Defesa de Lula deu início a batalha jurídica para levar a condenação do petista no caso triplex aos tribunais superiores. Os advogados apresentaram ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região recurso especial ao STJ e recurso extraordinário ao STF.

0x0

Busca e apreensão o Congresso – Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão no Congresso ontem. Os mandados foram autorizados pelo ministro Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, relator da Lava Jato no Tribunal. A operação foi deflagrada em conjunto com a PGR. O caso corre em sigilo.

0x0

Soltar Lula é escândalo vergonhoso – – Soltar Lula será escândalo vergonhoso, disse Merval Pereira, na CBN. “Apesar de os embargos já terem sido votados e rejeitados, nada impede que os juízes entendam que houve uma arbitrariedade e anulem a ordem de prisão do TRF-4. Se isso acontecer, será um escândalo vergonhoso”, insistiu.

0x0

Gabinete é pátio dos milagres – Não poderia passar despercebido este comentário do ministro Gilmar Mendes no evento da Veja, em São Paulo: “Se vocês quiserem encontrar um petista hoje, vão ao meu gabinete. O pessoal tem brincado que ali é pátio dos milagres dos petistas atualmente”. Vai ver que é…

0x0

PF pede transferência de Lula – A PF de Curitiba pediu à Justiça a transferência de Lula para “um estabelecimento prisional adequado para o cumprimento da pena imposta”. Em ofício “urgente” endereçado à juíza Carolina Lebbos, da execução penal, os policiais afirmam que os gastos para manter Lula são muito altos.

0x0

Reduzir pena imposta a Lula – Se der certo o golpe do ministro do STF, Gilmar Mendes, de reduzir a pena de Lula, descartando o crime de lavagem de dinheiro, o passo sucessivo será alegar que o crime pelo qual ele foi condenado já prescreveu. Segundo O Antagonista, Gilmar Mendes tem de ser contido.

Conversando

Mudança política – Alguns marqueteiros, inclusive bem preparados, acham que a mudança da política em todo o mundo ocorre em razão da internet.

Têm certeza – Esses mesmos marqueteiros têm certeza de que os grupos políticos é que vão influenciar nas eleições e até eleger candidatos por mais medíocres que sejam.

Torcida organizada – Os grupos políticos transmitem geralmente opiniões em defesa de determinados nomes que os pagam e fazem uma “guerra” de torcida organizada.

Poucos incautos – E uma mentalidade, dentro dos grupos, que a mentira termina por influenciar poucos incautos, pela forma esculachada que trata quem não lhes paga.

Debate sério – A política só muda com o debate sério sobre a situação do Estado e do País. E mais: com a comprovação da seriedade e honestidade dos candidatos.

Pela sacanagem – A fofocagem, os insultos, as editagens e o uso dúbio da propaganda na Internet, podem mudar a política para a absoluta sacanagem dos seus métodos.

Datas do Forró – A divulgação das datas do Forró Caju começou a movimentar o trade turístico da capital sergipana, porque leva a realização dos festejos a todos os Estados.

Estão tristes – Todos os deputados estão tristes com a situação de Augusto Bezerra e Paulinho da Varzinhas. Os dois recorreram da decisão.

Pior coisa – Um experiente deputado estadual disse ontem que a pior coisa para um parlamentar é a cassação do mandato: “isso maltrata e mata qualquer um”.

Leia também