Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

MEMBROS DA CPI SAÚDE RECEBEM APOIO DA SECRETARIA SEGURANÇA

5

Por Marta Costa

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, através do seu presidente, vereador Seu Marcos(PHS), juntamente com os membros Jason Neto ( PDT) e Cabo Amintas (PTB) foram recebidos ontem, 25, pelo Secretário de Segurança Pública de Sergipe, (SSP/SE), João Eloy, pela Delegada-geral do Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Admistração Pública (Deotap), Catarina Feitoza e pelo Comandante Geral da Policia Militar de Sergipe ( PMSE), Marcony Cabral.

O objetivo da reunião foi solicitar suporte técnico para as ações realizadas pela Comissão. De acordo com Seu Marcos, a operação chegou num momento crucial. “O apoio da SSP é de extrema necessidade para a equipe. Viemos comunicar a Secretaria o andamento da CPI da Saúde. Entandemos que a parceria deve ser firmada um quanto antes. Já temos a colaboração do Tribunal de Contas (TCE/SE), dos Ministérios Públicos Estadual (MPE/SE) e Federal (MPF) e agora da SSP/SE”, destacou.

Seu Marcos também descreveu o ocorrido com o Hospital de Cirurgia e os encaminhamentos que estão sendo adotados. “Não dá pra entender a direção do Cirurgia. Após barrar a visita, a assessoria do mesmo lançou uma nota afirmando que a visitação era liberada. No outro, eles impetram um mandado de segurança contra a CPI? Muita contradição. Queremos apenas realizar o nosso trabalho. Fomos eleitos pelo povo e estamos sendo impedidos. Por este motivo, estamos buscando mecanismos legais”, frisou o parlamentar.

Já o vereador Cabo Amintas, que é policial militar reformado, justificou a ida a entidade como uma ação preventiva. “A maioria dos integrantes estão temerosos com os mecanismos adotados pela direção do Cirurgia. Tem muitas coisas estranhas e contraditórias acontecendo. Não é natural essa postura de uma entidade que recebe dinheiro público”, alertou.

Jason Neto defendeu a legitimidade dos procedimentos utilizados nas apurações. “Foram solicitados oficialmente todos os documentos, via requerimentos, a todos as instituições citadas no Inquérito. Os prazos já foram excedidos mas, tanto o Santa Isabel, quanto o São José pediram uma tempo a mais. Só o Cirurgia que insiste em não entregar o que se é pedido”, destacou.

O Secretário João Eloy aceitou a solicitação e falou da responsabilidade de respeitar uma CPI. “ A SSP/SE está a inteira disposição dos vereadores. Entendemos que a Comissão tem poderes iguais. Por se tratar de uma investigação, os membros podem pedir e requisitar a colaboração da Secretaria. Vamos acompanhar sempre que solicitados”, confirmou Eloy.

A delegada-geral Catarina Feitoza justificou os procedimentos que serão implantados. “ Pedimos aos vereadores acesso aos documentos que foram enviados para a Comissão. Queremos contribuir na análise técnica desses dados. Estamos aqui para somar forças. O secretário se colocou à disposição e a medida que a justiça for deliberado a gente vai cumprindo as determinações. A CPI é legítima e tem poder legal”, explicou.

Leia também