Aracaju, 28 de março de 2024

PESQUISA MOVIMENTA POLÍTICOS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Uma pesquisa publicada na mídia local, ontem pela manhã, criou um certo tumulto em partidos que não aceitaram o resultado como legal. Aliás, foi bom que acontecesse para que as próximas avaliações sejam mais cuidadosas e sigam orientações para oferecer aos eleitores a tendência dos futuros candidatos para as próximas eleições. Realmente é um erro não colocar o nome de Mendonça Prado, pré-candidato do DEM ao Governo, quando ele anunciou que disputaria o mandato já há alguns meses.

No fundo, essas pesquisas agitam apenas segmentos ligados a prováveis candidatos que estejam bem na aceitação pública ou rifados pela sociedade. Reagem de forma absolutamente iguais e contrárias. No frigir dos ovos, só ganha pesquisa levada a público quem paga. E é natural isso, porque ninguém vai financiá-la para chegar ao eleitor como derrotado. A não ser nas pesquisas internas, em que o percentual tem que ser real, para ajudar na estratégia de campanha.

Pessoalmente, não acredito nas pesquisas que se publicam. São no mínimo duvidosas. E até tenho motivos para isso. Ontem mesmo um deputado federal disse-me por telefone que um desses institutos o convidou a participar do pagamento para avaliação de candidaturas, que ele sairia bem no resultado: “recusei e ainda hoje não sei no que deu”. Esses números também acirram divergências, porque quem se revela com menor índice quer reverter o quadro a seu favor, buscando qualificar um resultado sem a menor consistência eleitoral.

O resultado dessa avaliação divulgada ontem, mostrou também como vão atuar assessores e marqueteiros. Os primeiros por interesses e os segundos dentro de um padrão de anarquia, que esculacham concorrentes e têm certeza que esse é o melhor caminho para exaltar os seus clientes. E olha que se tratou apenas da divulgação pouco crível de uma avaliação sem a menor credibilidade.

ASSUNTO CONTINUA A SAÚDE

A opinião geral nos meios políticos é que o governador Belivaldo Chagas troca tudo na Saúde e deixa Almeida Lima como “Rainha da Inglaterra”.

Trocou comando do Huse, secretário adjunto e diretores Financeiro e Administrativo.

CHANCE PARA SE DEMITIR

Segundo conversa nos bastidores do Governo, Belivaldo estaria dando chances para que Almeida Lima pedisse demissão da Secretaria.

Pessoas ligadas a Almeida dizem que ele só sai exonerado.

MUDANÇA TAMBÉM NA SAMU

A ex-secretária da Saúde, Conceição Mendonça, pode retornar à direção do Samu, onde é lotada e realizou um trabalho atuante.

Mas ela só quer assumir quando Almeida Lima sair.

PARA A UNIDADE MÉDICA

Um médico comentou ontem que não se verá unidade na Secretaria da Saúde enquanto não houver um salário base igual entre os profissionais da área.

Há diferenças salariais na “Lurdinha [Maternidade], no Samu e no Huse.

O QUE FALAM SOBRE SAÍDA

Não passa pela cabeça de nenhum dos amigos e aliados de Almeida Lima que Belivaldo Chagas vai demiti-lo da Secretaria, em razão do seu trabalho.

Os atos do governador em relação à Saúde revelam o contrário.

DISCUSSÃO SOBRE PESQUISA

Meio sem sentido essa discussão sobre uma pesquisa fora de tempo. Pode até não ter sido realizada e apenas ‘enfeitada’ ao sabor de quem a contratou.

Lógico, quem aparece bem comemora, mas pesquisas ainda não influenciam.

POPULAÇÃO AINDA INDEFINIDA

Quem viaja pelo interior – sem marcar solenidade – percebe que no sertão a população está indefinida, porque ainda não sabe quem são os candidatos.

Pesquisa para consumo interno mostra que 60% estão indecisos.

UMA SEMANA SEM CÂMARA

Em razão do feriado de terça-feira, a maioria dos parlamentares federais não viaja a Brasília e ficará em seus Estados tratando da campanha política.

A bancada de Sergipe já está retornando de hoje para amanhã.

ROGÉRIO CONVERSA COM ALIADOS

O pré-candidato ao Senado, Rogério Carvalho, esteve ontem em Propriá e conversou com o ex-prefeito Renatinho Brandão.

– Muitas conversas para levarmos adiante, disse.

PSB CONFIRMA REPRESENTAÇÃO

O Diretório Municipal do PSB em Aracaju já acionou advogados para entrar com uma representação junto ao TRE e MPE sobre pesquisa divulgada ontem no Estado.

Vai pedir informações sobre dados e métodos.

A RAZÃO MAIOR É ANDRÉ MOURA

A gritaria sobre a pesquisa é porque o deputado federal André Moura (PSC) sai como o segundo mais votado para o Senado, depois de algumas ações no Estado.

É bom lembrar que André ainda não definiu candidatura.

O DEM TAMBÉM RECLAMA

Diretório do Democratas também reclama do resultado. Mas apenas porque não colocaram o nome de Mendonça Prado na pesquisa.

Entretanto, o vereador Vinicius Porto comemorou a posição de André Moura.

AVALIAÇÕES PERMANENTES

Segundo fonte do Governo, o governador Belivaldo Chagas (PSD) tem feito avaliação semanal do seu desempenho, junto à sociedade, desde que assumiu o Estado.

Os resultados demonstram crescimento…

AINDA SEM SOLTAR FOGUETE

Heleno Silva disse ontem que ainda “não posso soltar foguetes” sobre a pré-candidatura, mas sente que está muito próximo disso.

Seus advogados admitem que sua inocência total está próxima.

REUNIÃO EXIGE CANDIDATURA

Em reunião realizada segunda-feira, a Direção Nacional do PRB manteve a decisão de candidatura ao Senado em Sergipe, com apoio a Heleno Silva.

O partido ainda não decidiu composição.

FÁBIO JÁ ESTÁ COM A DESO

Essa questão da indicação da Deso por Fábio Henrique servia de especulações na mídia e ontem tudo se concluiu: o PSD comandará a Deso, finalmente.

Fábio disputa vaga na Câmara Federal vinculado a Belivaldo Chagas.

SENTENÇA CABE EMBARGOS

A decisão do TJSE sobre a prisão dos deputados Augusto Bezerra e Paulinho da Varzinhas cabe vários embargos infringentes e declaratórios.

A decisão não foi unânime e pode mudar a sentença.

POSIÇÃO ELEITORAL DOS DEPUTADOS

Segundo um parlamentar estadual, na Assembléia Legislativa Jackson Barreto terá 20 votos para o Senado, seguido de André Moura que tem 18.

– Belivaldo ganha na Alese, mas com vitória apertada.

Notas

Nada a ver com a Lava Jato – Marcelo Odebrecht, condenado pela Lava Jato, disse a Sergio Moro que pagou propina a Lula na reforma do sítio em Atibaia e na compra do terreno do Instituto Lula. Agora Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski decidiram que nada disso tem a ver com a Lava Jato.

0x0

Leilão do pré-sal bate recorde – A Agência Nacional de Petróleo (ANP) recebeu 16 manifestações de empresas interessadas em participar da 4ª rodada de partilha de áreas do pré-sal, prevista para 7 de junho. O Governo Federal poderá arrecadar até R$ 3,2 bilhões em bônus de assinatura nesta rodada.

0x0

Retiram crimes na refinaria – Ontem, mesma sessão que retirou as delações da Odebrecht contra Lula, os ministros da Segunda Turma, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Dias Toffoli decidiram tirar de Sergio Moro os relatos dos executivos da empreiteira sobre os crimes na Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.

0x0

Polícia desarticula milícia – Quatorze pessoas já foram presas ontem durante uma operação da Polícia Civil contra a milícia ‘Liga da Justiça no Rio de Janeiro’. O grupo, uma das principais quadrilhas armadas que atuam no estado, controla comunidades da zona oeste da capital e da Baixada Fluminense.

0x0

Guzzo diz que STF convida ao golpe – José Roberto Guzzo comentou o golpe no STF para tirar Lula de Moro: “Os ministros Toffoli, Lewandovski e Gilmar, reforçados por Marco Aurélio, são um convite permanente à intervenção militar. Rasgam as leis. Agem abertamente a serviço de um partido político e de seu chefe”.

0x0

PEN desiste de liminar – Segundo informação de Poder360, O PEN (Partido Ecológico Nacional) apresentou ao STF (Supremo Tribunal Federal) ontem, um pedido de desistência da liminar que pretendia rediscutir o início da execução penal após condenação em 2ª Instância. A liminar beneficiava Lula da Silva.

Conversando

Para Funai – Ministério da Justiça nomeou Wallace Moreira Bastos para e presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), no lugar de Franklimberg Ribeiro de Freitas.

André indica – O nome de Bastos foi levado ao Palácio do Planalto pelo líder do governo no Congresso Nacional, deputado André Moura (PSC-SE).

Regime fechado – Deputados estão lamentando que o TJ-SE tenha concedido a prisão em regime fechado aos deputados Augusto Bezerra e Paulinho das Varzinhas.

Precisa calma – Publicação de pesquisa mobiliza a política sergipana, como se já fosse o resultado final das urnas. É preciso calma…

Consumo interno – As pesquisas verdadeiras geralmente são as para consumo interno, cujo resultado não pode alterar resultados para quem as contrata.

Muda cenário – As conversas de bastidores vão surpreender dentro de mais algumas semanas. O cenário terá pintura e montagens diferentes.

Tudo como antes – Pelo andar da carruagem é que as coisas se amoldam, mas até o momento está tudo como antes e não pinta a mudança esperada.

Tucanos falam – Até os tucanos já começam a falar que as casernas vão se movimentar caso o STF dê um golpe no Brasil.

Resta interná-lo – Temer acha que faz um grande Governo, que recupera a economia e que o País está entrando nos trilhos. Resta interná-lo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também