Aracaju, 18 de abril de 2024

HÁ MUITO DO QUE SE DESCONFIAR

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Nesse período de pré-campanha há muito que se desconfiar. Em todo o Brasil [que está atolado na lama], inclusive Sergipe. Quem esperava mudanças no perfil eleitoral pode começar a se frustrar. Não vai valer a folha corrida, nem a ficha ou mãos limpas, o que vai funcionar mesmo é a grana alta, provavelmente suja, que movimentará um pleito que [teoricamente] teria a missão de mudar o perfil de uma política que está em órbita do umbigo de cada um.

A mídia nacional está prenhe de denúncias de corrupção, de delações concretas contra políticos que se imaginava limpos, de lavagens de dinheiro, de licitações viciadas e de todos os ilícitos praticados por uma potente Organização Criminosa (Orcrim). Parte significativa da sociedade imagina que 2018 é o troco contra aqueles que, de todas as formas, arrasaram moralmente o País e seu povo. Mas ninguém sente, e isso é verdade, sinais de que o eleitor esteja disposto a promover essa mudança.

Lamentavelmente, ninguém acredita em político honesto. Essa descrença faz nascer o esperto que se levanta em parte significativa dos que são responsáveis pela eleição de bandidos. As expectativas [e desejo anunciado] é de por o ‘novo’ para mudar o modus operandi dos que oferecem esse cenário de País saqueado. Mas, falando sério, quem está surgindo – nessa hipótese do novo – para por o Brasil em ordem e tirá-lo da classificação de um dos países mais corruptos do mundo?

Não se vai levantar caso por caso para constatar a tendência de mudança e a vantagem da continuidade. Dá para denunciar apenas que o voto deste ano não será diferente e nem mais cuidadoso. Terá o mesmo estilo de anos anteriores e a manutenção dessa mesma política que leva o País para o mais fundo do poço. Basta revelar uma coisa: conversas para conquista de votos nos chamados “currais eleitorais” foram inflacionadas pelo medo de ser flagrado pela Polícia Federal.

Os ‘rebanhos’ estão mais caros e a irresponsabilidade com o voto comprado aumenta cada vez mais, mesmo em ano que se decanta mudanças morais.

DESCONFIANÇA DE ALIANÇA BRANCA

O pré-candidato ao Senado pelo PT, Rogério Carvalho, deixa claro: desconfia que esteja sendo montada uma ‘aliança branca’ com o deputado André Moura (PSC).

Em suas entrevistas, ele deixa muita clara essa desconfiança.

ALIANÇA COM QUE REPRESENTA O GOLPE

Quando Rogério diz que “só não dá para fazer aliança hoje com quem representa o golpe” é porque ele tem convicção de que a aliança está sendo preparada.

Nisso lembra André Moura e diz que ele representa o golpe.

SOBRE CRÍTICA A JACKSON BARRETO

Rogério também faz críticas ao ex-governador Jackson Barreto. Politicamente é natural. Ele deve disputar o Senado junto a JB nas próximas eleições.

Nesse caso, não há jeito, seu adversário natural é Jackson.

ZEZINHO FOI QUEM MAIS GRITOU

O deputado estadual Zezinho Guimarães (MDB) foi quem mais gritou com a entrega do Deso ao ex-prefeito Fábio Henrique (PDT).

Lembra que o Deso era do MDB e que fora uma perda para o partido.

GUSTINHO E PARCERIA COM ANDRÉ

O deputado Gustinho Ribeiro (SD) disse ontem que sua parceria é com André Moura (PSC) e o apoia para o que ele for: “tudo indica que será o Senado”.

Gustinho diz que ainda não tem uma definição para Governo.

VAI CONVERSAR SOBRE PROJETO

Deputado estadual que disputa vaga na Câmara Federal, Gustinho Ribeiro disse que ainda não conversou com candidatos ao Governo sobre o Estado e o Solidariedade.

Diz que participará da melhor composição para o Governo.

MESMO ASSIM PERDEU DETRAN

O governador Belivaldo Chagas, entretanto, já substituiu o diretor do Detran em Lagarto, que era indicação do deputado Gustinho Ribeiro.

O novo diretor é o ex-vereador Enilton, indicado pelos Reis.

MACHADO ESTÁ SE HABILITANDO

Pré-candidato a deputado federal, José Carlos Machado diz que está só em conversas preliminares e se habilitando: “mas tudo vai se definir com conclusões da chapa”.

Admite que as indefinições chegam a mais de 70%.

BELIVALDO DEFINE EXPEDIENTE

O governador Belivaldo Chagas (PSD) definiu que vai reservar de segunda a terça-feira para atendimentos no palácio, de quinta e seixa-feira para visitas técnicas.

No sábado e domingo dedicará à campanha política.

IARA MARTINS A DEPUTADA FEDERAL

O PSD, através do deputado Jéferson Andrade, convidou a primeira fama de Pacatuba, Iara Martins, para que seja candidata a deputada federal pelo partido.

Iara, ao lado do marido, Alexandre Martins, vai refletir sobre o convite.

LIDERANÇA RECONHECIDA NA REGIÃO

Iara Martins é uma liderança reconhecida na região do baixo São Francisco, tanto que foi procurada por seu partido para disputar vaga na Câmara Federal.

Ela agora quer um tempo para analisar o momento político.

AYRES BRITTO FALA EM PROCESSOS

O ex-presidente do STF, Carlos Ayres Britto, afirmou em entrevista que “a transferência de processos contra Lula deve desaguar no plenário do tribunal”.

Britto admitiu que o “vai e vem de decisões da Corte cria certa insegurança jurídica”.

A CRIATIVIDADE NAS REDES SOCIAIS

Circula na redes a disponibilidade dos guarda-chuvas das eleições para candidatos que vêm pedir votos. O guarda-chuvas mostra a resposta do eleitor:

Ao abri-lo surge o dedo médio em riste, com o indicativo e anelar dobrados.

PREFEITOS DEPENDEM DE ANDRÉ

A discussão na base da oposição é de que todos os prefeitos estão dependendo muito do deputado André Moura, em razão do seu trabalho para liberação de recursos.

Essas liberações terminam em junho e podem também se dividir.

ASSUSTADO COM AS CONVERSAS

Um pré-candidato a deputado federal, falando em off, considerou “assustador o nível de conversas com lideranças do interior”, pelo preço alto que pedem para dar apoio.

– É um escândalo, disse e admitiu que a Polícia Federal deveria investigar isso.

O MAIOR RECEIO DE CANDIDATOS

O senador Valadares (PSB) já avisou que não será candidato a deputado federal, mas o seu nome “é o terror dos pré-candidatos de oposição e situação”.

Se disputasse a Câmara, Valadares elegeria mais um ou dois.

TEIXEIRA DISPUTA ASSEMBLEIA

Cristina Teixeira, mulher de Geraldo Teixeira [Caminhões], é pré-candidata a deputada estadual pelo PTB, em chapinha formada pelo partido.

A legenda em Sergipe avalia eleger até três parlamentares estaduais.

MITIDIERI FALA DE CRÍTICAS DO PSB

O deputado Fábio Mitidieri posta que quando lê críticas feitas pelo PSB e vê que eles já brigaram com todos seus aliados, Belivaldo, Jackson, Eduardo e André.

– Quando você briga com todos, vai ver que o defeito está em você, disse.

IDENTIDADE COM PRAZO DE VALIDADE

Bancos e o Detran estão dando prazo de validade às carteiras de identidade: dez anos. Acima disso, o usuário identificado terá que renovar a carteira.

O documento não determina esse prazo a nenhum cidadão.

Notas

Unidades de PPPs serão extintas – O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, confirmou na sexta-feira que algumas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Rio de Janeiro serão extintas. Não foram informadas quantas serão atingidas pela medida. A região metropolitana do Rio conta com 38 UPPs.

0x0

Como será a avaliação da banda do “eles?” – O jornalista Gaudencio Torquato faz uma pergunta incômoda ao ‘PT e vizinhança’: depois da incursão da Lava Jato no MDB, PSDB, PP e outros que virão, a banda do “eles” ainda continua achando que há perseguição contra Lula? Ou a ficha caiu? A limpeza será geral.

0x0

Defensores Públicos libertados – Defensores públicos mantidos como reféns em rebelião na penitenciária de Lucélia (SP) foram liberados ontem depois de mais de 20 horas de negociação. De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária, o primeiro refém foi solto às 10h; o segundo, às 11h20 e o último, às 12h.

0x0

Jornal defende legado – Em editorial, o Estadão defende o que chama de legado de Michel Temer: “Rejeitar o legado de reconstrução do País promovido por Temer é apoiar a volta da inflação, o aumento dos juros, a diminuição dos investimentos, o emperramento do mercado de trabalho. Não parece que sejam esses os sonhos dos brasileiros”.

0x0

Tucanos têm contas reprovadas – O ministro Jorge Mussi, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reprovou ontem a prestação de contas de 2012 do diretório nacional do PSDB. Ele determinou que o partido devolva R$ 5,4 milhões aos cofres públicos, em razão de verbas do Fundo Partidário aplicadas de maneira irregular naquele ano.

0x0

Entrega de dinheiro vivo a Lula – Segundo O Globo, Palocci detalhou, em sua delação, entregas de dinheiro vivo a Lula. O ex-ministro detalhou ocasiões em que foi pessoalmente levar pacotes ao ex-presidente e relacionou datas e valores entregues por um de seus principais assessores, Branislav Kontic, na sede do Instituto Lula.

Conversando

Eleições estaduais – Começaram os ataques de candidatos que disputam as eleições estaduais deste ano. Será assim até a realização do pleito.

Compra de votos – Não será eleito quem mais xinga, mas aquele que chegar mais próximo à escolha qualificada do eleitor, ou os que praticam a compra de votos.

No Mercosul – O senador Valadares (PSB) chegou ontem à noite a Aracaju. Ele estava no Uruguai, onde participou de sessão do Mercosul.

Visita à Caatinga – Políticos estão visitando a Caatinga desde quinta-feira em comemoração ao seu Dia. Nas basta só visitar, tem que trabalhar para mudar.

Três meses – As convenções terminam dia 5 de agosto. Nestes próximos três meses a tempo para mudanças nas atuais composições e até candidaturas.

Outro nome – Sabe-se que Eduardo Amorim (PSDB) e André Moura (PSC) integram a chapa majoritária do bloco oposicionista, Não há ainda o outro nome ao Senado.

Crédito inicial – Duzentas famílias quilombolas da Serra da Guia, remanescentes do Quilombo dos Palmares, receberam do Incra, R$ 5.200,00 de crédito inicial.

Uso do solo – Além desse crédito, segundo André Moura, e assinaram 114 contratos de concessões de uso do solo para promover o desenvolvimento social e a manutenção.

Quer soltar – Nunca os ministros do Supremo foram tão desacreditados. Gilmar Mendes quer soltar Lula para que Aécio Neves não seja preso.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também