Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Governo finaliza escola profissionalizante no município de Umbaúba

7

Edificada na Rua 1º de Maio (Estrada da Guararema) a unidade profissionalizante recebeu investimentos na ordem de 12.050.000,20, oriundos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), através do programa Brasil Profissionalizado

Qualificar os jovens do ensino médio nas mais diversas áreas de atuação profissional em conformidade com a economia vigente de cada município e região, ofertando-lhes cursos que os habilitem a entrar no mercado de trabalho com a experiência exigida são diretrizes executadas pelo governo de Sergipe que, por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) e a Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas, concluiu o Centro Estadual de Educação Profissional Ulisses Guimarães,no município de Umbaúba, a 98 km de Aracaju.

Edificada na Rua 1º de Maio (Estrada da Guararema) a unidade profissionalizante recebeu investimentos na ordem de 12.050.000,20, oriundos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), através do programa Brasil Profissionalizado e possui 5.600,00 m² de construção em uma área total de 14.800 m².

Voltada aos cursos técnicos de modelagem e vestuário, a unidade de ensino profissionalizante está edificada em dois pavimentos interligados por duas escadas convencionais, uma ampla rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, além de um elevador. Sua estrutura é composta por três blocos. O pedagógico é composto por 12 salas de aula, biblioteca de 190 m², laboratórios de química, biologia, física, informática, línguas e matemática e dois laboratórios especiais, cada um com 240,00 m², além de uma ampla biblioteca.

O bloco administrativo possui salas de direção, professores, coordenação pedagógica e de estágio, reprografia e secretaria. O bloco de serviços possui refeitório, cozinha industrial, cantina, despensa e DML, além de uma bateria de sanitários para ambos os sexos nos dois pavimentos.

Objetivando facilitar a interação entre os alunos e ampliar as atividades educacionais foram construídos um anfiteatro na área externa, uma quadra poliesportiva coberta de 860,00 m² com duas arquibancadas em três níveis, coordenação de educação física, depósito de material esportivo, vestiários masculino e feminino, além de um auditório com forro acústico e capacidade de 200 lugares.

A pavimentação da área externa foi construída em bloco de concreto intertravado e tem estacionamento com capacidade para 35 veículos de passeio, espaço exclusivo para motocicletas e bicicletário. Ainda no espaço externo foram construídas casas de gás e de lixo, uma subestação de energia para a instalação de um transformador de 300 kVA e um castelo d’água composto por reservatório elevado e enterrado, com capacidade para 59 mil litros.

O projeto paisagístico contempla oito canteiros, três instalados entre os dois pavimentos e cinco na área externa em que foram plantados 2.800 m² de grama verde-esmeralda e várias unidades de plantas nativas da região, além de possuir um moderno sistema de irrigação.

A acessibilidade segue rigorosamente a norma padrão e contempla todos os ambientes, que vai desde a entrada com a rampa de acesso com guarda-corpo metálico, passando pelas escadas tradicionais, rampa de interligação entre os dois pavimentos, elevador, aplicação de piso tátil de alerta e direcional, placas indicativas em braile em todos as salas e ambientes de serviços, além de mapas táteis com representações gráficas em braille e texto ampliado em relevo, cuja função é sinalizar e orientar as pessoas com deficiência visual a se deslocarem para qualquer uma das dependências.

A iluminação é composta por modernas luminárias e luzes de emergência em todos os ambientes, 25 postes na área externa, sendo 11 de 16 metros. Para dar maior segurança ao corpo docente e discente, foi instalada uma rede de combate a incêndio com hidrantes e extintores estrategicamente distribuídos e sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), bem como saídas de emergência na quadra de esportes.

Futuro promissor

Segundo o prefeito de Umbaúba, Humberto Costa, o centro profissionalizante dará um salto na qualidade educacional no município. “Esta escola permitirá que jovens e adultos tenham um ensino de qualidade, que lhes garanta a possibilidade de ascensão social, uma vez que muitas pesquisas descrevem a necessidade de se educar os alunos e jovens para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras, as quais possam formar uma mentalidade adequada para atender as mudanças do mundo atual, visto que a demanda por profissionais capacitados e especializados é grande, e somente e exclusivamente, a educação atrelada ao ensino profissionalizante pode proporcionar isso”, afirma.

De acordo com o secretário estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, a construção do centro vocacional demonstra a preocupação do governo do Estado em contribuir para o progresso. “A implantação dos centros profissionalizantes voltados ao aperfeiçoamento da economia local contribui crucialmente não apenas na área educacional, mas, sobretudo para o desenvolvimento econômico não apenas da cidade onde ele é construído, como também dos municípios vizinhos”, explica.

Ele acrescenta que esse tipo de intervenção fortalecerá a capacidade técnica dos munícipes. “É comprovado que o ensino profissionalizante tem crescido nos últimos anos, e, o fato de Umbaúba e cidade próximas como Itabaianinha e Tobias Barreto estarem vocacionadas para a indústria têxtil e, muito em breve dispor de um centro profissionalizante específico nessa área fará da região uma vitrine no assunto, pois, formará profissionais qualificados, reduzirá a evasão escolar, uma vez que associados ao ensino médio, os cursos profissionalizantes sinalizam um futuro promissor aos jovens, bem como fomentará o desenvolvimento econômico”, avalia.

Fonte e foto assessoria

Leia também