Aracaju, 18 de abril de 2024

SISTEMA PENITENCIÁRIO DE SERGIPE HÁ UM ANO SEM REGISTRAR FUGA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
6

 

O sistema penitenciário sergipano completou, exatamente, um ano e dois meses sem fugas, no último dia 26 de abril. Essa marca atingida pela Secretaria de Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc),levou o titular da pasta, o delegado da Polícia Civil, Cristiano Barreto, a fazer um comunicado a todos os servidores da instituição, dando-lhes parabéns pelo feito. O sistema prisional, composto por nove unidades e com cerca de 5 mil internos, é, atualmente, referência para todo país por alcançar essa marca e pelos avanços que vem tendo nessa administração.

“Pessoal, datas como as de hojenão podem passar em branco. Completamos um ano e dois meses de zero fuga!! Parabéns a todos vocês que estão mudando a cara desse sistema prisional, referência para todo país. É show de competência e profissionalismo”, escreveu o secretário nas redes sociais, cujo texto foi compartilhado pelos servidores.

“Esse sucesso só é possível devido o comprometimento dos agentes e guardas prisionais que querem uma segurança pública melhor para os cidadãos. Nosso compromisso demelhorar, a cada dia, as condições de trabalho da categoria, é constante. Seguimos com o nosso foco, a nossaforma de trabalhar”, acrescentou Cristiano Barreto.

Tanto é assim, que o secretário já tomou providências visando os 100 novos agentes queserão aprovados no concurso público, cuja inscrição está aberta até o dia 6 de maio. Foramadquiridos, recentemente, 56.100 munições letaispara formação destas pessoas, bem como para treinamentodos atuais. Acompra deste material foi com recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen).

Desde a posse de Cristiano Barreto como titular da pasta, em 9 de janeiro do ano passado, que a Sejuc vem tendo avanços que beneficiam, principalmente, os servidores. Hoje,todos possuem porte de arma e uma pistola ponto 40, a Sejuc investiuem armas letais e não letais, através da Escola de Gestão Penitenciária (Egesp) vem realizando uma série de cursos para a categoria.  Pela primeira vez, também, os agentes e guardas prisionais receberam coletes à prova de bala que antes eram doados por outras forças de segurança, com a validade próxima do vencimento.

Outra iniciativa bem sucedida de Cristiano Barreto foi transferir a Sejuc para umprédio novo e moderno. A mudança da antiga sede na avenida Beira começou na última sexta-feira e prossegue ainda hoje. E atende uma antiga reivindicação do Ministério Público Estadual no que tange a garantia de acessibilidadeem respeito ao cidadão. A partir da quarta-feira, 2 de maio, a Sejuc estará funcionando na avenida Jorge de Oliveira Neto, 1007, bairro Coroa do Meio.

Foto assessoria

Por Antonio Carlos Garcia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também