Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

CASO ALMEIDA ATRAPALHA

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O secretário da Saúde, Almeida Lima (MDB), é assunto diário em todos os setores da mídia em Sergipe. A maioria insinua necessidade de demiti-lo do cargo. É um tema geral e já enfadonho. Até a oposição, que não tem absolutamente nada a ver com mudanças no Governo, aproveita para tirar sua ‘casquinha’, com o objetivo de provocar o governador Belivaldo Chagas (PSD), que não pensa em manter Lima na equipe.

Mas é claro que a oposição não quer saber se Almeida fica ou sai. Faz o seu papel de atingir o governador – que é o principal alvo – com o objetivo de enfraquecer uma administração que ainda não apareceu firme, em razão do pouco tempo para acomodar mudanças que o novo chefe do Executivo acha essenciais. Belivaldo ainda tem tempo para chamar a atenção da sociedade pela implantação de um novo projeto de Governo.

Vai fazê-lo dentro das condições do próprio Estado.

Atualmente cuida da Saúde e já demonstrou um estilo de ação in loco, que diferencia de outros governadores. A ação imediata impressiona e medidas postas em prática mostraram que o formato seria visto a cada instante que fosse necessário alterar o que se arrastava na inoperância de determinados administradores. Sem alarde, o processo de mudança vai surgindo na Segurança, Educação e na recuperação das finanças, através de um modelo mais ágil de arrecadação.

Mas o caso Almeida Lima atrapalha. Apesar da sinalização de morosidade na solução, fica claro que a permanência do secretário da Saúde está por um fio, embora se precise de cuidado para não transformá-lo em vítima. Pior que isso: promova um movimento que provoque uma cisão dentro da base aliada que envolva Jackson e Belivaldo.

Corre informação que já há conspiração para que a separação aconteça.

ALMEIDA E SUA POSIÇÃO NA SAÚDE

O secretário da Saúde, Almeida Lima (MDB), revelou um desejo absolutamente natural de permanecer à frente da Pasta até o final do Governo. Quem não desejaria?

E deixou claro que a decisão de demiti-lo é do governador.

ALMEIDA NÃO É NENHUM NEÓFITO

Quem conhece Almeida Lima sabe que não se trata de um neófito na política e sabe que há uma diferença entre pedir para sair e ser posto para fora.

Vai provocar essa demissão com ‘absoluta inocência’.

ALMEIDA É FRIO E ESTRATÉGICO

Almeida Lima sabe que o governador vai demiti-lo. Trata disso com frieza e deixa passar a impressão que “não está nem aí”, caso isso aconteça.

Percebe que é a ‘unha encravada’ da atual gestão.

MOVIMENTO DE BASTIDORES EXISTE

Recebo telefonema de pré-candidato a deputado estadual que denuncia: “o mesmo grupo que defendeu permanência de Jackson trabalha o rompimento com Belivaldo”.

JB está viajando, mas tem gente montando a fogueira.

ESSE TIPO DE AÇÃO NÃO INFLUENCIA

Esse tipo de ação para tentar tumultuar a base aliada não vinga. É que Belivaldo e Jackson sabem da importância de manter o grupo unido para as eleições.

Outra: Jackson sabe das mudanças que Belivaldo vai fazer.

PT VAI CONVERSAR COM BELIVALDO

O vice-presidente nacional do PT, Marcio Macedo, avisou ontem que partido ainda vai conversar com o governador Belivaldo Chagas e reivindicar posições.

Quer participar da formação do programa de Governo.

QUER TAMBÉM A MAJORITÁRIA

Segundo ainda Marcio, o PT quer participação na majoritária, com Rogério Carvalho ao Senado e a formação de chapas proporcionais para deputados estadual e federal.

Para estadual PT quer ter chapa própria, para Federal ainda vai analisar o quadro.

No caso do Federal o PT quer ver se é melhor chapão, chapinha ou sair só.

EDUARDO DIVULGA PRÉ-CANDIDATURA

Eduardo Amorim (PSDB) pôs sua pré-candidatura a governador nas redes sociais: “Sou pré-candidato ao Governo e estou pronto para defender e respeitar o povo”.

O próprio André Moura disse: se Amorim disputar o Governo ele vai para o Senado.

O QUE CIRCULA NA OPOSIÇÃO

Conversas entre grupos de oposição é que André sufoca Amorim na pré-campanha. Estão se resolveu fazer divulgar sua pré-candidatura ao Governo.

O pessoal sugere agora que André declare que disputará o Senado.

VENDO COM MUITO CARINHO

Heleno Silva (PRB) disse em entrevista que recebeu convite de Eduardo Amorim para que “a gente integre a chapa majoritária para o Senado”.

– O partido está conversando e nesses 15 dias vamos tomar a decisão oficial.

PARTIDO ESTÁ COBRANDO MUITO

Segundo Heleno Silva, o Diretório Nacional do PRB está cobrando um posicionamento e ele vai continuar conversando, para disputar o Senado Federal.

Heleno terá o apoio ao Senado de Valmir de Francisquinho…

PSB AINDA NÃO ESTEVE COM PT

O deputado Valadares Filho, pré-candidato a governador pelo PSB, disse que não teve nenhuma conversa com o PT e que não foi procurado por ninguém.

Desmente todas as informações sobre qualquer encontro.

VALDEVAN NÃO É CANDIDATO A FEDERAL

Chega a notícia de que Valdevan 90 teria desistido de ser candidato a deputado federal por Sergipe, em razão da disputa pelo Sindicato dos Rodoviários de São Paulo.

A oposição lá estava usando a candidatura em Sergipe para derrotá-lo.

ASSESSORIA DESMENTE EM PARTE

A assessoria de Valdevan 90 desmentiu: disse que ele realmente vem sofrendo ataques da oposição na disputa pela Presidência do Sindicato em São Paulo.

Mas que não deixaria de disputar as eleições de federal em Sergipe.

MAS UMA COISA ACONTECE…

Mas há uma possibilidade grande da desistência da disputa a deputado federal: caso Valdevan seja derrotado na reeleição para presidente do Sindicato.

Se acontecer, está certo que ele não será candidato a deputado.

MAS VALDEVAN PREFERE A VICE

Agora atentem para essa: o nome do sindicalista Valdevan 90 (PSC) está sendo citado para ser o vice do pré-candidato a governador, Eduardo Amorim (PSDB).

Sinal de que Valdevan está fora da disputa nas eleições de outubro.

EDUARDO GANHA PROCESSOS

O senador Eduardo Amorim ganhou processos contra membros da mídia por atacar a sua família. Quer converter valores da indenização em analgésicos.

Amorim mostrou-se ontem muito indignado.

ANALGÉSICO PARA ALIVIAR DOR

Visivelmente chateado, Eduardo Amorim desabafou: “que a minha dor e dos meus filhos se converta em analgésico para retirar a dor de outros”.

Amorim não quis entrar em detalhes sobre a ação.

VÁRIAS FORMAS DE LIDERAR

Eduardo Amorim disse, ontem, que existem diversas formas de liderar: “eu não creio naqueles que lideram com imposição, com cassetete ou na base da chantagem”.

– Líder mesmo é aquele que o faz com as palavras, disse.

Notas

Lula fica perplexo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou “perplexo ao saber que Moro e o Ministério Público não vão cumprir a determinação do STF”. O petista se refere à decisão do Supremo Tribunal Federal que determinou o envio de duas ações penais contra ele à Justiça Federal de São Paulo.

0x0

Reajuste do Bolsa Família – O governo reajustou o benefício do Bolsa Família em 5,67%. O novo aumento foi confirmado por Michel Temer em pronunciamento ontem em rede nacional de rádio e TV às 20h30 para comemorar o Dia do Trabalhador. O Ministério do Desenvolvimento Social já havia confirmado o valor do reajuste.

0x0

Extradição a pedido do Lava Jato – O ministro do STJ Sergio Kukina decidiu ontem que caberá à Primeira da Seção da Corte julgar o habeas corpus sobre validade do pedido de extradição do empresário luso-brasileiro Raul Schmidt para o Brasil. Schmidt é investigado na Operação Lava Jato e foi preso em Portugal em 2016.

0x0

Uso de pistola de choque – Secretaria municipal de Ordem Pública (Seop) do Rio planeja colocar um efetivo de até 300 homens nas ruas atuando com pistola de choque nos próximos dez dias. A decisão foi tomada após a Justiça derrubar liminar movida pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, que proibia o uso de armas não letais

0x0

Novo recurso de Azeredo – O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) confirmou ontem que a defesa do ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo (PSDB) entrou com novo recurso na segunda instância, chamado de embargos de declaração. Neste recurso, a defesa pede explicações dos desembargadores sobre a decisão.

0x0

PGR faz mais denúncias – A Procuradoria-Geral da República denunciou ontem ao Supremo Tribunal Federal (STF) a ex-presidenta Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro Antônio Palocci, além da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e o ex-ministro Paulo Bernardo, marido da parlamentar.

Conversando

Até dia 12 – O governo do Estado finaliza o pagamento dos servidores estaduais dia 12, inclusive os aposentados e pensionistas.

Fica difícil – Por que será que Valdevan 90 (PPS) não disputará eleições para deputado federal de Sergipe, caso perca a reeleição no Sindicato dos Rodoviários de São Paulo?

Muito animado – O pré-candidato ao Senado, Heleno Silva (PRB) muito animado com o apoio de Valmir de Francisquinho ao seu nome para o Senado.

A favor de Lula – Márcio Macedo vibrando com a carreata que fizeram pelo sertão de Sergipe, no final de semana, em favor da liberdade de Lula.

Sobre repasses – O deputado Fábio Mitidieri (PSD) esteve com secretários estaduais do Esporte para tratar sobre aumento de repasses de recursos das loterias federais.

Não haverá – Hoje haverá manifestação por Lula em 17 Estados. Sindicatos pedem que Lula seja solto. Sergipe não terá manifestação.

Área Federal – Todos os parlamentares da área federal, em pré-campanha, permanecerão em Sergipe até a próxima segunda-feira. Estão em campanha.

Mantém nome – Rogério Carvalho intensifica sua pré-campanha no interior e mantém nome para o Senado ao lado de Jackson Barreto.

Boas ideias – O deputado estadual Capitão Samuel reforça que “precisamos copiar boas ideias para melhorar a segurança em Sergipe”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia também