Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

HUSE: BELIVALDO BUSCA MELHORIAS PARA AGILIZAR ATENDIMENTO

5

 

É a primeira vez que um governador despacha administrativamente diretamente do hospital

O governador Belivaldo Chagas reuniu-se na manhã desta quarta-feira (02) com o secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, com o superintendente do Hospital de Urgência de Sergipe – Huse, Darcy Tavares, com o presidente interino da Fundação Hospitalar de Saúde – FHS, Ramom Guerra, e alguns servidores da unidade para tratar de assuntos relacionados à melhoria de atendimento no maior hospital público do estado. É a primeira vez que um governador despacha administrativamente diretamente do hospital.

Segundo Belivaldo, neste momento, a prioridade é diminuir as filas na unidade, agilizar os exames e procedimentos cirúrgicos para que a população não precise passar por uma longa espera. Para isso, serão reallizadas reuniões quinzenais com a direção da unidade. “Neste primeiro momento, até ajustar o que a gente estabeleceu aqui e conseguir acelerar o atendimento, a ideia é que façamos reuniões de trabalho como essa pelo menos a cada 15 dias. Pretendemos, assim, criar uma sintonia entre a rede para desobstruir as filas que temos aqui, principalmente com relação às cirurgias de um modo geral. Com isso, creio que a gente vai melhorar o atendimento do Huse”.

Mais uma vez, o governador destacou que otimizar o atendimento no Huse exige o diálogo constante com todos que compõem a rede de Saúde no estado. “A gente já está conseguindo desobstruir as filas. A partir de um entendimento que estamos tendo com o Hospital de Cirurgia, que nos fornece vagas, automaticamente a gente está tendo como fazer algumas das transferências necessárias. E também, internamente, o Dr. Darcy tem conversado com a equipe do Huse como um todo e algumas cirurgias já estão acontecendo de forma mais célere, mas não ainda na velocidade que gostaríamos. Para melhorar isso, hoje, conversamos especificamente sobre exames de imagem que também estão represados e que precisam acontecer de forma imediata, para que a gente defina o tipo de cirurgia e, automaticamente, a partir daí, façamos essa fila andar. Não depende apenas do médico, do profissional, mas também depende de exames que precisam ser feitos mais agilmente. Quando a gente cuida do todo, automaticamente conseguimos identificar o que está dificultando o processo e conseguimos fazer a fila andar”.

Para o superintendente do Huse, Darcy Tavares, a ida e acompanhamento direto das questões da unidade pelo governador demonstram a preocupação do chefe do Executivo estadual em priorizar melhorias para área da saúde. “O governador está empenhado, pessoalmente, na resolução dessa situação que envolve toda a rede hospitalar, principalmente o Huse e o Hospital Cirurgia. Essa reunião de trabalho realizada aqui demonstra o verdadeiro empenho dele na solução do problema. Definimos já alguns últimos acertos, como o cumprimento de repasse de recursos para o Cirurgia. Nós já começamos a repassar alguns pacientes para lá, vamos aumentar, acelerar esse processo de transferência para o Cirurgia. O governador também nos ajudou a definir agora sobre alguns exames que são feitos aqui, nós vamos acelerar a realização desses exames. Tudo isso visa a um só objetivo, que é diminuir a superlotação do Huse”.

Almeida Lima também destacou o empenho de Belivaldo com foco na assistência à população que precisa do SUS. “O governador quer resolutividade dos problemas da Saúde, sobretudo aqui do Hospital de Urgência. Vindo aqui de perto. Enfim, buscando estabelecer um padrão de atendimento respeitável à população”.

ASN

Foto Marcelle Cristinne

Leia também