Aracaju, 18 de abril de 2024

Plano de Contingência para o período das chuvas é apresentado aos representantes do Nudec

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
5

Na tarde da segunda-feira,30, a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) recebeu os coordenadores e representantes dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec) dos bairros Cidade Nova, Jabotiana, Porto Dantas e Zona de Expansão, para a apresentação do Plano de Contingência desenvolvido com o objetivo de coordenar ações durante as fortes chuvas.

Durante a semana passada foi realizado um Simulado de Bancada para alinhamento das estratégias junto com outras secretarias envolvidas no Plano e durante a reunião com os membros dos Nudecs o simulado também foi apresentado. De acordo com o secretário de Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, o Simulado de Bancada, voltado aos membros dos Nudecs, possui uma importante função estratégica. “Eles exercerão papel de grande relevância em auxílio aos processos preventivos e suporte à atuação da Defesa Civil, nas áreas de risco. Comunidade e poder público integrados para atuar na redução dos riscos às comunidades que poderão ser mais afetadas pelas chuvas. Trabalhamos conjuntamente para que os transtornos sejam minimizados e para que haja uma rápida resposta”, enfatiza o secretário.

A reunião de apresentação aconteceu na sede da secretaria e foi conduzida pelo coordenador geral da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado. O coordenador explicou que depois que os Nudecs foram formados o diálogo com as comunidade foi intensificado e um espaço de compartilhamento de informações se fortaleceu. “O simulado de bancada deve delimitar as ações objetivas de cada secretaria, inclusive a função do Nudec. Estamos fazendo essa reunião para que eles tenham conhecimento de todas as ações que a Prefeitura está desenvolvendo e saibam que eles podem estar atuando inclusive nas ações desenvolvidas por outras secretarias dentro do Plano de Contingencia, por exemplo, uma ação de distribuição de colchões ou uma campanha de vacinação”, informou o Major.

A senhora Lúcia de Fátima membro do Nudec Porto Dantas, que esteve presente na reunião de apresentação, acredita que o trabalho em equipe é sempre a melhor formar de obter resultados. “É importante que continuem sendo criados planos de prevenção para chuvas e que o Nudec tenha a competências de se integrar a esses outros órgãos envolvidos para que eles atuem em parceria com o Núcleo comunitário”, finaliza.

Fonte e foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também