Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

NAT inicia programação comemorativa do mês do trabalhador

6

Programação contou com palestras, apresentação da Orquestra Jovem de Sergipe, sorteios de brindes e café da manhã para os usuários que aguardavam atendimento

Após o feriado de 1° de Maio, o Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT) da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seidh) iniciou atividades especiais voltadas para o trabalhador. A programação começou nesta quarta-feira (02) durante o “Bom Dia com o NAT”, e contou com palestras, apresentação da Orquestra Jovem de Sergipe, sorteios de brindes e café da manhã para os usuários que aguardavam atendimento.

O tema da conversa foi a importância da qualificação profissional para que o trabalhador possa aprimorar suas habilidades e atender às demandas do mercado de trabalho. Adriana Alves é a responsável pelo projeto que fará atividades durante o mês de maio junto ao NAT. Ela é estagiária do curso de Serviço Social e integra o Grupo de Intervenção, projeto de estágio para o encerramento de seu curso. “Como estagiária do NAT por mais de um ano, eu participava das visitas às empresas em busca de vagas. E percebi que as empresas tinham essas vagas, mas muitas vezes, não passavam para nós porque diziam que as pessoas encaminhadas não tinham a formação necessária. Então essa parceria nossa é para levar qualificação ao trabalhador para que tenham acesso às vagas”, explicou.

Estudante do segundo período de Fisioterapia e soldadora, Hortência Magna, 50 anos, deu um show de simpatia. Ela foi ao NAT depois de ver um anúncio em um telejornal, com o objetivo de buscar cadastro para concorrer a vagas para a área de saúde. Ela conta que foi surpreendida com a recepção comemorativa. “Vim à procura de um serviço, aproveitei e me inscrevi num curso para me qualificar profissionalmente. Eu gostei muito, tivemos apresentação de música e lanches. Foi ótimo para todos que vieram, portanto dou a nota 10″, destacou.

Segundo a coordenadora estadual do Trabalho e Emprego da Seidh, Sandra Magna, a programação mostra o envolvimento do governo do Estado, através da Seidh, em prol da proposta do NAT, que é oferecer oportunidades ao trabalhador sergipano. “Essa foi uma homenagem mais do que merecida, pois boa parte do nosso público se encontra em situação de vulnerabilidade social. Então nossa missão de todos os dias é receber esse público, oferecendo acolhimento digno e de qualidade enquanto eles aguardam atendimento”, afirmou.

O secretário de Estado da Inclusão Social, José Carlos Felizola, lembra que as comemorações alusivas ao Dia do Trabalhador seguem durante todo o mês de maio. “Essa homenagem é apenas o começo, porque, neste mês, teremos, através do NAT, várias apresentações, palestras e atividades. Estamos muito felizes, porque vemos a satisfação nos olhos dos usuários”, disse.

A atração artística foi a Orquestra Jovem de Sergipe, projeto social apoiado pelo governo de Sergipe através da Secult e Seidh, que insere crianças e adolescentes dos bairros Santa Maria e 17 de março no mundo da música. O maestro Márcio Bonifácio explica que recebem aulas e qualificação e muitos são encaminhados para universidades e para o mercado de trabalho. “Hoje, trouxemos nove músicos, mas nós somos 120. Foi a primeira vez que nos apresentamos para um público espontâneo. Foi muito legal essa interação com os trabalhadores e com a equipe do NAT”, comentou.

Fonte e foto assessoria

Leia também