Aracaju, 28 de março de 2024

UM ESPINHO ENTRE A UNHA E A CARNE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

No decorrer desses próximos dias, talvez até amanhã, seja posto um fim definitivo nesse imbróglio que envolve o secretário da Saúde, José Almeida Lima (MDB), e o próprio governador do Estado, Belivaldo Chagas (PSD). Não dá mais para acompanhar essa novela de capítulos repetitivos. Até um cego enxerga que Almeida e Belivaldo não cabem no mesmo espaço. E mais: o estilo da atual administração não é igual ao que Almeida ainda atua, centralizando ações e impondo regras acima das seguidas pelos demais auxiliares.

Já disse aqui que Almeida Lima é um “espinho fincado entre a unha e a carne do dedão do pé”. Insuportável para um bloco coeso que já não o tolera e se irrita com sua presença. Como ‘espinho’, Almeida Lima permanece numa boa e quem tiver incomodado que o demita. Aliás, é isso que os grupos sociais mais exploram. Uns para tentar provocar o governador, alguns para promover o afastamento. E nisso, ‘Almeida Lima continua à vontade’, mesmo que fique afastado de decisões que, antes, apenas ele tomava.

De qualquer forma, o fator Almeida é um atraso para por a Saúde em ordem. Na realidade Belivaldo não deve obrigações a ninguém para demiti-lo, mas “o secretário fica ali, como um líquido gosmento difícil de engolir”. Aliados do governador dizem que o problema de manter o secretário é a busca por um nome de porte, capaz, que tenha boa relação com os médicos e não esteja envolvido politicamente. Ontem já circulou a informação de que ele já teria encontrado o sucessor ideal e que a mudança pode ocorrer hoje ou amanhã.

Um fato está pegando: Jackson Barreto chega a Sergipe na quarta-feira. Com isso os aliados mais próximos de Belivaldo querem que ele o demita antes, para não dizerem que só o fez depois de ouvir JB. Eis a questão…

Extra – EDUARDO VAI A GOVERNADOR

O senador Eduardo Amorim (PSDB) conversou com a cúpula da oposição e expôs sua vontade e disposição de disputar o Governo do Estado em outubro.

Foi aceito, definitivamente, como candidato a governador.

Extra – ANDRÉ VAI PARA O SENADO

Diante do apelo e proposta de Amorim, o deputado André Moura (PSC) será mesmo candidato ao Senado, que poderá ter Heleno Silva (PRB) formando a chapa.

A chapa majoritária será anunciada até dia 20 deste mês.

JÁ FAZ SUA PRÉ-CAMPANHA

Eduardo Amorim já está em pré-campanha a governador do Estado e publicou banner nas redes sociais anunciando a sua disposição e vontade de chegar ao Governo.

Vejam só: Valdevan 90 insinua ser seu vice.

JÁ NÃO HÁ MAIS ESPAÇO

Já não há o menor espaço entre o governador Belivaldo Chagas e o secretário da Saúde, José Almeida Lima. Os dois já não se suportam.

A demissão de Almeida é questão de dias… Ou horas.

NÃO TEM MAIS COMANDO

Almeida Lima inclusive não tem mais comando da Saúde. A administração da Pasta vem sendo feita pelo próprio governador e assessores nomeados por ele.

Mas Almeida vai ao expediente e toma cafezinho.

SÓ FALTA ENCONTRAR NOME

Segundo deputado estadual, que esteve ontem à noite com Belivaldo Chagas, Almeida Lima ainda não saiu porque o Governo quer encontrar nome certo para o setor.

E deu um palpite: “de hoje para amanhã isso se resolve”.

ROGÉRIO SOBRE JACKSON

Presidente do PT, Rogério Carvalho, continua fazendo críticas claras a Jackson Barreto e dá sinais de rompimento. Rogério mantém sua pré-candidatura ao Senado.

Claro que não gostaria de ter JB à sua frente.

POSIÇÃO DEIXA DÚVIDAS

A posição de Rogério Carvalho deixa dúvidas sobre a composição de partidos aliados ao Governo. Esse tipo de reação petista não promove a unidade.

Mas o PT demonstra que não deixa Belivaldo Chagas.

SÃO QUESTÕES PESSOAIS

Militantes petistas acham que essa posição de Rogério é questão pessoal e não do PT, mas admitem que o partido é forte e ninguém de fora decidirá nada por ele.

A maioria admite que “muitas discussões ainda vão acontecer”.

PARTIDO É MUITO IMPORTANTE

Os petistas reconhecem que o PT em Sergipe ainda é muito importante no cenário das eleições de 2018, pois é uma legenda que tem militância aguerrida.

– O PT tem tudo para estar na majoritária, acham.

SENADOR CONTRA PRIVILÉGIO

O senador Valadares (PSB) usou a tribuna do Senado e falou ontem sobre a votação do STF, acerca da restrição do alcance ao foro privilegiado.

– Sou contrário a esse privilégio ultrapassado, que só alimenta a impunidade.

JACKSON JÁ ESTÁ DE RETORNO

O pré-candidato ao Senado, Jackson Barreto (MDB) desembarca em Aracaju na quarta-feira, dia 9. Segundo um dos seus aliados, “ele já virá para a guerra”.

Jackson vai tratar das composições e atuar junto a Belivaldo na pré-campanha.

CANSADA DE NEGAR CANDIDATURA

A vice-prefeita Eliane Aquino (PT) já está cansada de dizer que ainda não tratou sobre nenhuma candidatura, principalmente à vice-governadora.

Mesmo assim o seu nome aparece com insistência.

NÃO EXISTE CANDIDATO DELE MESMO

Sobre a possibilidade de Eliane Aquino estar na majoritária, ela mesmo diz que a decisão não pode ser só dela: “não existe candidatura de si mesma”.

– O PT, como um todo, precisa querer e referendar, disse.

HONESTIDADE É INCONTESTÁVEL

Pedrinho Barreto disse ontem que tem absoluta certeza de que se existir “alguém honesto, pode ter certeza que empata com o senador Eduardo Amorim”.

– Podem até criticá-lo, mas em relação à sua honestidade ele é incontestável, disse.

CARLOS MELO PARA A COHIDRO

O ex-presidente do Deso, Carlos Melo, vai assumir a Cohidro, que passará a trabalhar mais diretamente com a Companhia de Saneamento.

A indicação foi do deputado Zezinho Guimarães (MDB).

IMPACTO DO PSS É ALTO

O impacto provocado pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS) na Saúde é de R$ 120 milhões anuais na folha de pagamento do Estado.

Almeida disse que o pessoal seria pago com o que se gasta de horas extras.

OS GASTOS SERIAM MAIORES

Segundo estudo financeiro feito pelo Estado, os gastos com o PSS eram superiores aos recursos pagos com o pessoal que excede o expediente.

Além disso, seria uma agressão à Lei de Responsabilidade Fiscal.

Notas

Temer vai liberar recursos – O presidente Michel Temer disse ontem que o governo federal poderá liberar recursos para a cidade de São Paulo em apoio às vítimas do desabamento do prédio Wilson Paes de Almeida, ocorrido na madrugada de terça-feira no Largo do Paisandu, no centro da capital paulista.

0x0

Marina com dificuldades – Segundo matéria publicada no Estado de São Paulo, “a ex-ministra Marina Silva, que tenta a Presidência da República, pela Rede, encontra dificuldade até com legendas que estiveram em seu entorno nas campanhas de 2010 e 2014 – em ambas ela ficou em terceiro lugar e obteve cerca de 20 milhões de votos”.

0x0

Origem lícita da grana – Sérgio Moro determinou à defesa de Lula que demonstre a origem lícita dos cerca de R$ 9 milhões que estão bloqueados em fundos de previdência. Essa é a condição para que o juiz libere os recursos, como querem os advogados. O dinheiro aplicado seria parte dos ganhos do ex-presidente com palestras.

0x0

Compra de vaga no TCE – Segundo a revista Voto, a procuradora Raquel Dodge denuncia Blairo Maggi, ministro da Agricultura, por corrupção ativa. Segundo a PGR, Maggi, quando governador de Mato Grosso, participou do esquema de compra e venda de vagas no Tribunal de Contas do Estado.

0x0

Recurso de Lula até dia 10 – Recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será votado de amanhã até dia 10. A segunda Turma do Supremo Tribunal Federal irá fazer o julgamento por meio do plenário virtual. A defesa de Lula afirma que a ordem de prisão decretada pelo juiz Sérgio Moro, no dia 5 de abril, desrespeitou a decisão do STF.

0x0

Planos de saúde crescem – O setor de planos de saúde registrou em março 65,6 mil novos clientes na comparação com fevereiro deste ano. Trata-se da 4ª alta mensal consecutiva no número de pessoas que possuem algum tipo de cobertura. Os dados foram divulgados nesta ontem pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Conversando

Lei de Licitações – A Asseopp, com apoio do TCE, realiza hoje debate sobre Reforma da Lei de Licitações do Estado de Sergipe, que acontecerá no auditório do tribunal.

João Arruda – O debate promovido pela Asseopp contará com participação do deputado João Arruda (MDB-PR), relator da Comissão Especial da Câmara Federal.

Bom movimento – O feriado de terça-feira [Dia do Trabalho] foi de grande movimentação nas rodovias, com candidatos visitando cidades do interior.

Fechar lojas – Sindicato dos Trabalhadores do Comércio não conseguiu fechar lojas e supermercados em Aracaju. Tudo funcionou dentro da normalidade.

Pegou mal – O símbolo do desabamento do prédio em São Paulo foi ver o presidente Michel Temer ser enxotado do local. Pegou muito mal.

Atrás das grades – O Brasil tem dessas coisas, enquanto um presidente da república é enxotado pelo povo, o ex-presidente está choroso atrás das grades.

Isso está claro – O ex-prefeito Heleno Silva (PRB) não tem mais o que discutir: é candidato ao Senado pelo bloco da oposição. Isso está claro…

Vai analisar – O Partido dos Trabalhadores vai analisar o que é bom para a legenda em termos das candidaturas proporcionais: “chapinha, sair só ou chapão”.

Cobram alugueis – Associações de Sem Tetos cobram aluguéis altos aos moradores e expulsam quem não pagam, Tem gente enriquecendo com isso,

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também