Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência tem novo presidente

8

Nyceu Dantas Posener exercerá mandato durante no biênio de 2018 a 2020

Na manhã desta quinta-feira (03), tomou posse o novo presidente do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência (CEDPcD), Nyceu Dantas Posener. O conselho é um órgão deliberativo de controle social responsável pela luta dos direitos das pessoas com deficiência, vinculado à Secretaria de Estado da Inclusão Social e dos Direitos Humanos (Seidh). O novo presidente exercerá mandato durante no biênio de 2018 a 2020.

Nyceu Dantas substitui o ex-presidente do conselho, Claudio José de Brito, que agora assume a vice-presidência do CEDPcD. Nyceu foi eleito após votação realizada pelo Conselho. A partir da criação de uma comissão eleitoral, foi estipulado um prazo de inscrição para os candidatos e o novo presidente foi eleito pela maioria dos votos dos conselheiros.

Nyceu ressalta que o objetivo do seu mandato é criar funcionalidades para os conselhos e conquistar novos benefícios para as pessoas com deficiência, principalmente no interior do estado. “Pretendo reativar os conselhos municipais, pois o deficiente do interior está esquecido. Uma das minhas funções é planejar estratégias para a criação desses novos conselhos nos municípios para que se tornem atuantes”, falou.

Ainda sobre as atuações dos conselhos, o novo presidente revelou a preocupação com o número de entidades criadas. “São 11 entidades com titulares e suplentes municipais e atuantes e nem todos possuem a mesma funcionalidade. Desses, só cinco estão operando devidamente. São eles: Aracaju, Socorro, Estância, Itabaiana e Laranjeiras. Com isso, pretendo reativar esses outros seis, para que não percam a aplicabilidade”, afirmou.

O evento reuniu conselheiros e representantes de diversas entidades, como a Associação dos Deficientes Visuais de Sergipe (Adevise), Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência do Banco do Brasil (Apbb), Centro de Integração Raio de Sol (Ciras); o presidente, Samuel Fernandes, e o vice, Manoel Messias, do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Nossa Senhora do Socorro; o presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiencia de Aracaju, Éverton Vieira; o presidente da Comissão Estadual de Mobilidade e Acessibilidade (CEMA), Leonel Aquino, entre outros.

Leia também