Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Instituto de Identificação define normas mais rigorosas para emissão de identidade

8

Avaliação detalhada é necessária para evitar elaboração de RGs falsos

A partir de agora, a emissão das carteiras de identidade em Sergipe sofrerá algumas alterações. A decisão da comissão interventora do Instituto de Identificação de Sergipe segue uma média nacional pela exigência de análises papiloscópicas (das impressões digitais) e documentos preliminares, como a certidão de nascimento, que dependem de validação de cartório.

As exigências são decorrentes das falhas detectadas pelas investigações do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope), que verificou que os RGs eram retirados sem procedimentos de verificação necessários para a liberação de um documento como a carteira de identidade.

A partir de agora haverá um prazo de entrega padrão de 30 dias para todas as carteiras do estado. A única variação de prazo de entrega é de primeira via para pessoas vindas de outros estados, que sobe para 60 dias. Segundo o papiloscopista Jenilson Gomes, a prioridade nos procedimentos de verificação é de pessoas que residem em Sergipe, e a verificação de pessoas de fora do estado será muito mais criteriosa.

Em situações especiais, caso seja comprovada documentalmente a real necessidade de confecção imediata da carteira de identidade, a exemplo de posses no serviço público, concursos públicos, procedimentos médicos ou viagens urgentes, a carteira de identidade será entregue em até 48 horas.

Devido à questões logísticas, todas as carteiras de identidade do estado serão validadas na sede do Instituto de Identificação de Sergipe, em Aracaju, haja vista a necessidade de um controle muito maior e com procedimentos de análise mais criteriosos. O prazo de 30 dias corresponde a um tempo médio inferior ao adotado em boa parte dos estados do Brasil.

Foto assessoria

Leia também