Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

OFICINA É REALIZADA PARA PROCISSÃO DE CORPUS CHRISTI

5

Tradição secular da quarta cidade mais antiga do Brasil, os preparativos para a confecção dos tapetes de Corpus Christi já começaram em São Cristóvão. Na manhã desta sexta-feira (04), foi realizada na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Centro Histórico, uma oficina especial com alunos da rede municipal de ensino, ministrada pelo artista plástico, Jorge Luiz Barros. A iniciativa tem o objetivo de despertar o interesse da comunidade e manter viva a manifestação dessa arte popular.

“As oficinas estão sendo realizadas com os alunos, pois entendemos que é uma maneira de despertar o interesse dos jovens para esta tradição. Não podemos deixar que a confecção dos tapetes seja esquecida”, falou  a coordenadora permanente dos tapetes de Corpus Christi, Vânia Correia.

A coordenadora ainda destacou o trabalho realizado pela comissão organizadora e o real sentido da tradição. “Unimos a religiosidade e a tradição, sem esquecer que o rito religioso é o mais importante. Pela primeira vez montamos uma comissão para a confecção dos tapetes, pois todo o processo ganhou uma proporção maior. Uma pessoa não tem condições de realizar tudo sozinha, precisamos do apoio de todos”, disse Vânia.

“Estou muito feliz em participar deste momento positivo que passa a cidade de São Cristóvão a partir da administração do prefeito Marcos Santana. Fui convidado pela comissão para ministrar esta oficina e muito me honrou. Foi uma grande oportunidade. Desenvolvemos três etapas para a confecção que são: o reconhecimento do percurso, o pensar nas imagens e a questão da pigmentação”, observou o oficineiro, Jorge Luiz Barros.

Para o aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Gina Franco, Adryan Sales dos Santos, de 12 anos, esta será a sua primeira oportunidade de participar da confecção dos tapetes. “Gosto muito de desenhar e montar os tapetes vai ser muito legal. Essa vai ser a primeira vez que participo, mas alguns amigos meus participaram no ano passado e gostaram muito”, contou o garoto.

Este ano, a cidade de São Cristóvão terá aproximadamente 1.200 metros de tapetes, num total de 9 ruas adornadas: praça Getúlio Vargas (Matriz), praça do Carmo, rua das Flores, rua Leão Magno, Almirante Amintas Jorge, Largo da Igreja do Rosário, rua Rosário, rua Coronel Erundino Prado, Praça São Francisco e rua Ivo do Prado. As quadras serão enfeitadas por grupos formados por alunos, membros das igrejas, grupos religiosos e comunidade. A confecção começa 5h da manhã do dia 31 e deve durar o dia inteiro. A SMTT irá alterar o tráfego em algumas vias, facilitando assim o acesso dos moradores e turistas.

Tradição

Com origem no século 13, a confecção dos tapetes de Corpus Christi ocorre cerca de 60 dias depois da Páscoa e celebra a Eucaristia, um dos sacramentos da Igreja Católica, que representa a transmutação do pão e do vinho no corpo e no sangue de Jesus. A data é sempre comemorada numa quinta-feira em alusão à “Quinta-feira Santa”, quando a Igreja diz ter tido início a instituição deste sacramento na última ceia de Jesus.

Foto: Danielle Pereira

 

Leia também