Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

TRAGÉDIA OCORRIDA EM SP PODE REPETIR EM ARACAJU, DIZ KITTY

6

 

Em outubro do ano passado, a vereadora Kitty Lima (Rede) chamou a atenção da população e dos demais parlamentares da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) ao emitir um alerta sobre a precariedade da estrutura físicado antigo Hotel Palace, localizado no Centro da capital, a fim de se evitar uma tragédia como a ocorrida essa semana em São Paulo, quando um prédio de 26 andares foi ao chão após a falta de fiscalização dos órgãos competentes.

O fato trouxe de volta à tona a problemática dos prédios abandonados em Aracaju que devido a precariedade de suas estruturas físicas colocam a população em risco. À época, Kitty esteve no Ministério Público Estadual (MPE) para cobrar um posicionamento do órgão.

“O que motivou a minha ida ao MPE foi a precária situação do Hotel Palace, mas a minha cobrança se estende agora a todos os imóveis que há muito tempo não passam por uma reforma estrutural. Na época, fui informada que o órgão já havia ajuizado uma ação pedindo aos responsáveis pelo antigo hotel que, de forma urgente, promovessem as recomendações descritas no recente laudo confeccionado pela Defesa Civil de Aracaju. Agora, faço o mesmo apelo para que a atuação se estenda a todos os imóveis em situação similar”, pontua Kitty.

Para a vereadora, a lamentável tragédia ocorrida em São Paulo reforça a necessidade de se cobrar da Defesa Civil de Aracaju um levantamento de todos os imóveis abandonados na capital e a confecção de um laudo sobre a estrutura física de cada um deles.

“Os problemas estruturais dessas construções põem toda a população em risco. São inúmeras pessoas que transitam próximas a esses imóveis que podem ser vítimas de uma tragédia que pode acontecer a qualquer momento, afinal, quem nos garante que o que aconteceu em São Paulo não pode acontecer aqui em Aracaju também?”, questiona Kitty, que chama a atenção para outra consequência decorrente dessa precariedade.

“O abandono dessas construções acarreta ainda outro sério problema, a criminalidade. Quando abordei a questão do Hotel Palace no ano passado falei dos relatos de pessoas que foram vítimas de bandidos que utilizam do pouco movimento naquela região do Centro à noite para praticarem assaltos. É um problema de segurança pública em todos os sentidos”, alerta.

Uma solução sugerida pela vereadora aos imóveis abandonados em Aracaju é transformá-los em abrigos para pessoas em situação de rua ou em departamentos do funcionalismo público.

“A gente vê tantos gastos com aluguel de prédios e por que não transformá-los em repartições ou em um centro administrativo para abrigar algumas secretarias? Esta medida traria uma enorme economia para os cofres do Governo e ainda resolveria a situação de abandono de imóveis, afastando o risco de acidentes e reduzindo a criminalidade. Outra ideia é fazer desses locais abrigos para pessoas que não possuem casa, assim como já é feitos nos grandes centros urbanos”, sugere Kitty.

Foto Gilton Rosas

Por Felipe Maceió

Leia também