Aracaju, 29 de março de 2024

OS DESCOMPASSOS ATÉ AS CONVENÇÕES

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A definição das coligações não vai acontecer sem as naturais dificuldades que sempre de ocorreram nas eleições para todos os mandatos. Tem muito que se conversar para definições que só devem ocorrer no final de julho e até 06 de agosto. Depois de realizadas as convenções, é que se terá o quadro exato de como será a disputa eleitoral.

Tem muita gente conversando para segurar aliados ou conquistar novos. É um movimento natural, assim como faz parte da campanha a ‘valorização do passe’. Mas tudo termina com as convenções, assim mesmo depois do último passo que geralmente se dá: a escolha do vice como trunfo para fortalecer aliança.

Nesse período atual acontece tudo e até alguns excessos. O instante é de formar novos grupos, montar parcerias e fortalecer estruturas para disputar o pleito, com todos ocupando o mesmo barco. Não é incomum ocorrer alguns desvios, no percorrer do caminho, em razão de avaliações sobre o êxito de cada parte do bloco formado.

As orientações publicadas pelo Partido dos Trabalhadores, assinadas pelo pré-candidato a deputado Silvio Santos, não foi apenas um aviso direto de que a legenda pode mostrar “como a banda toca”, em caso de não ter o tratamento que o partido espera dentro da composição. O PT pode seguir outro caminho caso se sinta sem a importância que imagina ter no campo eleitoral. Está bem explícito isso…

E, nas dicas expostas, Silvio Santos deixa bem claro que o PT lutará pela coadjuvância no processo, porque não se imagina figurante em um projeto não tão fácil para uma legenda que busca manter a relevância e o apoio incondicional da militância. Rogério Carvalho é o candidato ao Senado e terá o ex-governador Jackson Barreto como companheiro de chapa, além de nomes na oposição eleitoralmente mais fortes.

O PT demonstra que quer conversar mais firme, participar do projeto de Governo e influenciar na formação, o que pode gerar problemas junto a outras legendas que, com a mesma força, também quer ser importante na eleição de Belivaldo Chagas.

PUBLICAR MENTIRA É ANORMAL

O senador Eduardo Amorim (PSDB) ficou irritado com a publicação de “boato de que Valdevan 90 pretende ser o seu o companheiro de chapa como candidato a vice”.

Amorim mostrou-se admirado porque o colunista “publicou uma mentira”.

INFORMAÇÃO TEM ORIGEM NORMAL

A pretensão de Valdevan 90 ser candidato a vice é legítima, legal e até um direito de quem faz política e integra um grupo definido de oposição.

Para Eduardo, o colunista deveria ter evitado publicar por se “tratar de mentira”.

SENADOR DESMENTE PARA VALER

O senador Eduardo Amorim desmentiu a vice para Valdevan e disse que só esteve com ele em três ocasiões e frustrou a pretensão normal de Valdevan ser o seu vice.

– Qualquer nome de um bloco pode ter suas pretensões políticas.

DESMENTE COMANDO DE VALMIR

Outra indignação de Eduardo Amorim foi a informação – de boa fonte – de que Valmir de Francisquinho, de Itabaiana, iria coordenar sua candidatura a governador.

– Serei o coordenador e não entregarei essa responsabilidade a ninguém, disse.

SOBRE MAJORITÁRIA DA OPOSIÇÃO

A fonte é de bom trânsito na oposição: a maioria dos prefeitos de Sergipe preferia que o deputado federal André Moura (PSC) fosse o candidato a governador.

– Mas já está decidido que é Eduardo Amorim e o anuncio será dia 18.

NÃO PASSA PELA CABEÇA

A mesma fonte analisa que “não passa pela cabeça de ninguém que uma divisão da oposição favoreça a uma vitória nas eleições de outubro”.

– Nesse caso, Belivaldo já está no segundo turno, admite.

APOIOS NO SEGUNDO TURNO

Ainda da fonte oposicionista, haverá segundo turno sem “sombra de dúvida” e nesse caso o PSB, caso derrota, vai apoiar Belivaldo, deixando de lado qualquer birra.

E admite que o seu bloco sairá dividido.

PESQUISAS REVELAM CRESCIMENTO

Pesquisas internas revelam que o governador Belivaldo Chagas (MDB) cresceu bem em Aracaju, depois que atuou nos problemas da área da Saúde.

Identificou que o estilo de decisão imediata agrada aos eleitores.

COMPORTAMENTO DIFERENCIADO

Segundo ainda a pesquisa, os eleitores consideraram o estilo de Belivaldo diferenciado de outros governadores, porque atua pessoalmente para resolver problemas.

Houve o reconhecimento de que não é omisso.

AS DICAS PETISTAS DE SILVIO

No Governo houve interpretação das dicas sobre desejos do PT, emitidas pela tendência ‘Movimento PT’ e assinada por Silvio Santos.

Uma dela é que o partido saberá buscar outros caminhos.
A DÚVIDA SOBRE OS CAMINHOS

Quais seriam os “outros caminhos” que o PT poderia buscar? Foi o que ficou no ar durante conversa de setores da base aliada. Uma composição com o PSB ou PSDB?

Ou o lançamento de chapa majoritária? O PT é forte e tem eleitorado cativo.

FÁBIO FAZ AFIRMAÇÃO CLARA

O presidente regional do PDT, Fábio Henrique, declarou ontem à rede Xodó, o que todos já sabiam: “que vai estar na coligação de Belivaldo Chagas”.

– Conversamos com todo mundo, mas resolvemos ficar onde sempre estivemos.

SILVIO FALA DA POSIÇÃO DE ELIANE

Em entrevista ao portal ‘Universo Político’, Silvio Santos (PT) disse ontem que Eliane Aquino “não quer e não vai atropelar nossa unidade”.

– Eliane sabe como poucos a importância dessa unidade, disse.

PRB JÁ ESTÁ FORA DA BASE

Não há mais recuo, o PRB já está fora da base aliada ao Governo e o deputado federal Jony Marcos comunicará isso segunda-feira a Belivaldo Chagas.

Aliás, segundo setores da situação, o Governo já está esperando por isso.

AINDA SOBRE O SENADO

Na conversa de segunda-feira com Belivaldo, o deputado Jony Marcos (PRB) voltará a indicar o nome de Heleno Silva para o Senado Federal.

Se não houver condições, ficar difícil o partido permanecer na base.

IVAN LEITE FICA ONDE ESTÁ

O PRB admite que o deputado Jairo de Glória gostaria de permanecer na base aliada, mas vai seguir a orientação do partido e embarca na oposição.

Já Ivan Leite decidiu que permanecerá com o Governo.

PPS E CÁLCULOS ELEITORAIS

O presidente do PPS em Sergipe, Clóvis Silveira, calcula que o seu partido vai eleger três deputados estaduais e um federal, que seria José Carlos Machado.

O PPS sairá com candidaturas próprias para os dois mandatos.

JACKSON RETORNA A ARACAJU

O pré-candidato ao Senado, ex-governador Jackson Barreto (MDB), desembarca em Aracaju nesta próxima quarta-feira e entra para valer na pré-campanha.

Jackson terá alguns ajustes políticos pela frente.

EM FEIRA NOVA A CONVITE

Heleno Silva, Eduardo Amorim e Heleno Silva [nessa ordem] foram fotografados ontem em Feira Nova. Teoricamente a chapa majoritária da oposição.

Heleno disse que foi lá a convite do prefeito e havia várias lideranças políticas.

Notas

Gilmar vê Lula inelegível – O ministro Gilmar Mendes, do STF, participou ontem, no Rio, de um encontro com jornalistas estrangeiros. Disse que, na visão dele, “está definido” que Lula é inelegível “por força da Lei da Ficha Limpa”.  E acrescentou: “Não vejo possibilidade” [de Lula se tornar elegível].

0x0

Novo leilão de óleo e gás – O CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) propôs a realização de novo leilão de óleo e gás em 28 de setembro, informou o Ministério de Minas e Energia ontem. A realização da 5ª rodada de partilha de produção do pré-sal segue para aprovação da Presidência da República.

0x0

Ida de Segóvia para Itália – O Ministério Público Federal (MPF) decidiu apurar como foi a nomeação do ex-diretor-geral da Polícia Federal (PF) Fernando Segovia como adido policial na Embaixada do Brasil na Itália. Os detalhes do procedimento ainda não foram divulgados oficialmente. Segóvia foi nomeado em março.

0x0

Golpe dos consignados – O empréstimo consignado é a forma mais fácil e mais barata de obter crédito em bancos e financeiras. Mas as fraudes envolvendo esse tipo de serviço vêm crescendo e os principais alvos são os aposentados e pensionistas. Golpistas falsificam documentos para sacar o dinheiro.

0x0

Autonomia e independência – Ao conceder a primeira entrevista exclusiva aos veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o presidente Michel Temer disse que a Operação Lava Jato é uma indicação de que há autonomia e independência entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

0x0

Azeredo ganha mais tempo – O ex-governador de Minas, Eduardo Azeredo (PSDB), conseguiu mais tempo para recorrer da condenação de 20 anos e um mês de prisão por participação no escândalo conhecido como “mensalão tucano”. A sentença foi confirmada em 24 de abril pelo TJ-MG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais).

Conversando

Confirma tudo – O senador Eduardo Amorim (PSDB) já confirmou que é o candidato a governador pelo grupo de oposição e que a chapa majoritária sairá dia 18 deste mês.

Para a CNC – O deputado federal Laércio Oliveira (PP) está viajando os Estados em campanha para presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Mesmo jeito – Um jovem candidato a deputado estadual descobriu que as eleições continuarão como antes, sem o eleitor ir a busca de mudanças.

Poucos recursos – Sindicatos apavorados e com poucos recursos pela extinção da obrigatoriedade do desconto da mensalidade das folhas de pagamento.

Novo projeto – Pré-candidato a governador, Valadares Filho acha que construir um novo projeto para Sergipe exige muito compromisso e dedicação.

Com a rede – Valadares Filho voltou a informar que o PSB não está conversando com a Rede, mas isso pode acontecer com tranquilidade.

Não gostou – A deputada Maria Mendonça (PP) não teria gostado da informação de que o prefeito Valmir de Francisquinho iria coordenar a campanha de Eduardo Amorim.

PT indócil – O Partido dos Trabalhadores está indócil com a quebra de relação entre Rogério Carvalho e Jackson Barreto, provocada por críticas de Rogério a JB.

Muito difícil – Não é só em Itabaiana. Muito difícil não existir relacionamento financeiro entre prefeitos e setores da mídia.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também