Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Heleno Silva diz que não há vaga para ele disputar o Senado em seu grupo

 

 

Em entrevista exclusiva, neste domingo (06), ao Faxaju Online, o ex-prefeito Heleno Silva (PRB), pré-candidato ao Senado, deixou nas entre linhas, que não permanecerá no bloco do Governo, onde ainda se encontra. Segundo ele, “No grupo que nós caminhamos desde 2012, quer dizer, seis anos, não há espaço para a gente concorrer ao Senado, então o partido vai em busca dessa vaga. O PRB tem ideia, temos projetos e quer que o governador que a gente apoie agregue ao seu Plano de Governo”.

Heleno avisa também que a sua candidatura ao Senado é irreversível sim. “Tanto que só serei candidato se for ao Senado Federal. A minha diferença é isso, sou um homem de origens populares, eu sei o que o povão precisa e quero com o meu mandato poder ajudar muito essas pessoas, estar perto, ouvir do povo. Fui deputado duas vezes, fui prefeito e o mandato de prefeito me deu muita experiência para lutar nas questões principais que é Saúde e Educação”.

Para para o ex-deputado Heleno Silva, as pessoas estão muito triste com a parte política do País. “Mas esse problema têm que ser resolvidos na hora do voto certo? As pessoas não aceitam o País com tantos desempregos, com tanta crise e ver os as malas de dinheiro na televisão. A política ficou meio desgastada e a prova disso é que 45% dos eleitores não querem votar para deputado federal, segundo revela o Datafolha”.

Entrevista na integra:

Faxaju Online – Qual a mudança política que o senhor, como pretendente ao mandato de senador, acha que deve ser implantada para mudar a vida da Sociedade?

Heleno SilvaO cargo de senador é politicamente muito forte. Você pode influenciar muito através de projeto e lutar por seu Estado Sergipe. O senador representa o Estado, então você tem que lutar o máximo, para que a a União faça os investimentos necessários no Estado, para que possa melhorar em muito a qualidade de vida do nosso povo. Nós do Nordeste tivemos um crescimento muito significante há seis anos, quando Lula foi presidente, no entanto essas conquistas agora estão ficando para trás. Inclusive em Sergipe o número de pobres e extremamente pobres aumentou, segundo dados do IBGE. Então como senador eu quero é, com a força de um mandato, lutar para que a União faça os investimentos necessários no nosso Estado, e como senador terei também a oportunidade de apresentar projetos que possam influenciar muito a nossa região. Tenho experiência em relatoria de projetos importantes, porque fui o relator do projeto que criou o programa nacional do Micro Crédito. Então esse Micro Crédito que tanto influencia, que tanto gera renda foi relatado por mim e eu tenho essa esperança de que como senador possa fazer muito.

Faxaju Online – Sua pré-candidatura ao Senado é irreversível. Essa convicção tem o objetivo de fazer a diferença em Sergipe?

Heleno SilvaMinha candidatura é irreversível sim. Tanto que só serei candidato se for ao Senado Federal. A minha diferença é isso, sou um homem de origens populares, eu sei o que o povão precisa e quero com o meu mandato poder ajudar muito essas pessoas, estar perto, ouvir do povo. Fui deputado duas vezes, fui prefeito e o mandato de prefeito me deu muita experiência para lutar nas questões principais que é Saúde e Educação. O sistema de Saúde é muito precário no Brasil e o sistema de Educação nem se fala. Então minha pré-candidatura é irreversível sim, e eu quero fazer a diferença no Senado Federal. Quero ser a voz do povo de Sergipe no Senado Federal.

Faxaju Online – Disputar o Senado ao lado de Jackson Barreto, Senador Valadares, André Moura faz a diferença? Como se dará esse embate na disputa política de Sergipe?

Heleno Silva – Não faz diferença nenhuma. Até porque todos que hoje estão separados um dia estiveram juntos. O que vai valer é a sua ideia, é o que você quer fazer daqui para frente. Jackson Barreto já teve junto com Valadares, os Valadares já estiveram juntos com Eduardo Amorim, que já esteve junto com André Moura. Então, quem achar que porque se separou agora vai levar um discurso diferente, o povo não vai entender. É hora de você mostrar ao povo o que pretende fazer como senador. Se o povo lhe dar o voto é porque pretende saber o que você vai fazer. Eu, particularmente, vou conversar com as pessoas, porque fui um grande deputado, exerci um grande mandato e agora quero ser senador para ter mais força e revertê-la em trabalho para o Estado.

Faxaju Online – O senhor tem em foco projetos que mudem Sergipe em relação a um crescimento real e consolidado?

Heleno SilvaSim, só através de investimentos, de atrair empresas privadas, investimentos do Governo Federal é que vamos fazer isso. Nós tivemos percas muito grande, como a da Petrobras, as grande obras de infraestrutura do Governo Federal não andam em Sergipe, a exemplos do Canal Xingó, da BR-101. Isso tudo aí demandaria um crescimento em nosso Estado, com geração de emprego. Então a minha ideia, que o Estado de Sergipe já teve e foi a melhor renda per capita, o menor número pessoas na extrema pobreza, que ele volte a ter o protagonismo que já teve. Claro que isso passa pelo futuro governador, que terá de fazer suas escolhas de gestão, capaz de fazer Sergipe crescer. Eu como senador quero ajudar e está perto para dar minha contribuição.

Faxaju Online – O povo demonstra timidamente que quer o novo, o avançado. O preocupado com a moralidade e a Corrupção. O senhor a há que se encaixa bem nesse desejo popular?

Heleno SilvaAs pessoas estão muito triste com a parte política do País. Mas esses problemas eles têm que ser resolvidos na hora do voto certo? As pessoas não aceitam o País com tantos desempregos, com tanta crise e ver os as malas de dinheiro na televisão. A política ficou meio desgastada e a prova disso é que 45% dos eleitores não querem votar para deputado federal, segundo revela o Datafolha. Eu ocupei quatro mandatos e sou uma pessoa que Sergipe inteiro me conhece, com meu estilo de vida e meu jeito de trabalhar, então perfeitamente me encaixo no Senado Federal com um modelo novo de fazer política. Eu quero ser senador e seguir esse direcionamento que o povo brasileiro quer hoje, como o político agir de maneira diferente, aja pensando, no Estado, aja pensando na população. Eu me encaixo nisso e quero representar o povo com esse perfil.

Faxaju Online – O senhor é Governo ou oposição? Disputará por qualquer grupo que lhe ceda o Senado. E a ideologia? O senhor quer uma para viver, como cantava Cazuza?

Heleno SilvaNa verdade nós temos duas condições aqui: primeiro a vaga de Senado que o PRB quer disputar. É um desejo justo, com o meu aparecendo bem em todas as pesquisas há um ano. No grupo que nós caminhamos desde 2012, quer dizer, seis anos, não há espaço para a gente concorrer ao Senado, então o partido vai em busca dessa vaga. O PRB tem ideia, temos projetos e quer que o governador que a gente apoie agregue ao seu Plano de Governo. Temos ideia no campo da agricultura familiar, eu sempre trabalhei com essas pessoas; no turismo, Sergipe não pode perder o seu potencial turístico, que é muito grande; Segurança, Educação. Quer dizer, nós temos ideias e queremos que o governador que a gente apoie ele agregue ao seu plano de Governo. Nos temos uma pauta e queremos discutir com ele. A questão ideológica hoje no País é pouco difícil, porque muitos que no passado antes diziam uma coisa hoje não dizem mais, e aqueles que não diziam estão querendo dizer. Para ter uma ideologia melhor é você pensar no País como um todo. É você dar oportunidade a uma gente do Nordeste que há muito tempo não teve essa oportunidade. O País esqueceu o Nordeste por anos, nós somos a região com os piores índices. Se você procurar o maior número de pessoas que não sabe ler e escrever se encontra no Nordeste. Se você pegar o menor número de vagas nas universidades publicas, também está no Nordeste. O maior número de casa que não tem saneamento básico, está no Nordeste. Então a minha ideologia principal é essa. A política para mim é fazer o bem ao próximo. Essa é a política que eu digo que a faço. É a minha política de fé. Quando estive deputado federal, fui secretário do Estado da Agricultura, fui prefeito e enfrentei a maior crise econômica que no Brasil uma Prefeitura enfrentou. Canindé do São Francisco dependeu 50% de sua receita. Seis meses depois, um ano depois, 60 a 70% da população querem que eu volte, porque viram o que eu fiz: um grande trabalho apesar da crise.

 

Leia também