Aracaju, 18 de abril de 2024

II Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
6

O São Francisco é um dos mais importantes rios brasileiros, passa por sete unidades de federação e 505 municípios. É considerado estratégico para o desenvolvimento do Brasil, uma vez que suas águas são usadas para múltiplos fins, com destaque para a geração de energia elétrica, irrigação e abastecimento humano.

Com tema central “Desafios da Ciência para um novo Velho Chico”, o evento objetiva congregar cinco eixos temáticos: Governança, Qualidade e quantidade da água, Conservação e recuperação ambiental, Dimensão social e Dimensão saúde na expectativa de estabelecer o estado atual do conhecimento sobre esse rio de extrema importância nacional. Junta-se a este conjunto de temas as manifestações culturais que ocorrerão durante todo o evento.

Sergipe foi o estado escolhido para sediar o II Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que será realizado na Universidade Federal de Sergipe. A programação do evento contará com apresentações orais e painéis, palestras, conferências e mesas redondas, visitas técnicas e culturais, exposições, reuniões temáticas e mini-cursos.

A importância deste evento urge frente de condições climáticas extremas e da elevada exploração de um rio cada vez mais degradado em termos socioambientais. Esses desafios comporão toda a agenda do evento, resultando na sinalização de deficiências e soluções na busca da qualidade ambiental e articulações em defesa do Velho Chico. Ou seja, é um evento que visa identificar o estado da arte da produção científica existente sobre o tema, com a participação nacional e internacional de diversos estudiosos relacionados ao tema.

Fonte e foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também