Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

Assistência debate políticas para pessoas em situação de rua

7

Para um melhor atendimento à população em situação de rua, a Secretaria Municipal da Assistência Social, através da Gerência de Média Complexidade, realizou uma reunião de orientações técnicas, no auditório do Centro Administrativo de Aracaju, nesta segunda-feira, 7.

O evento reuniu técnicos de referência de diversas unidades da Assistência Social que têm como público as pessoas em situação de rua, a exemplo dos Centros de Referência da Assistência Social (Creas), casas de passagem, migrante e Centro Dia para pessoas com deficiência, para dialogar sobre a política nacional ao público em situação de rua. Através do diálogo entre os trabalhadores e coordenadores foi possível traçar novas estratégias de atuação.

De acordo com Lucianne Rocha, gerente da Média Complexidade, a reunião teve o intuito de exercer as funções de forma mais coesa. “As equipes vêm desenvolvendo um trabalho, através do serviço de abordagem e nós sentimos a necessidade de dialogar sobre os serviços que estamos fazendo. Queremos ir além do técnico para trabalhar de forma ético-política também”.

Cássio Murilo Costa é atualmente presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). Antes de assumir a pasta, ele fazia parte da diretoria de Gestão do Trabalho e Educação Permanente da Secretaria da Assistência e manteve o convite de pé para ser facilitador da reunião. Para ele, as palavras-chave para um avanço na oferta de serviços a população é o reconhecimento do outro. “Coordenados pelo prefeito Edvaldo Nogueira, pela vice-prefeita Eliane Aquino e sob as orientações da secretária da Assistência Social em exercício, Rosane Cunha, temos tido o esforço de construir políticas intersetoriais, então, para além das questões do Sistema Único da Assistência Social (SUAS); para a Cultura, esse diálogo se torna importante porque qualquer política cultural realizada na cidade também pertence aos setores mais fragilizados. Queremos criar uma identidade pautada no que os aracajuanos estão pensando, principalmente através das produções populares de cada território. Precisamos trabalhar ainda mais a ideia do reconhecimento do outro nos nossos trabalhadores e trabalhadoras não só da Assistência Social, mas de toda a administração pública municipal”, explica.

“A nossa obrigação é reconhecer toda a sociedade aracajuana, sobretudo as pessoas em situação de rua, que muitas vezes estão no extremo da vulnerabilidade, como sujeitos de direito. Então nós estamos em um debate ideológico, trabalhando para a quebra de paradigmas e preconceitos, porque infelizmente muitas pessoas querem que a cidade de Aracaju tenha uma posição ‘higienista’, de retirada da população em situação de rua dos espaços públicos, e não é essa a nossa forma de atuar. Principalmente porque a cidade pertence a todos e respeitamos o direito de cada cidadão e cidadã”. Caio Cunha, coordenador do Creas São João de Deus.

A Prefeitura de Aracaju trabalha com a população em situação de rua através de políticas garantidoras de direito, com um foco no fortalecimento da autoestima desse público e oferta de serviços. Em dezembro de 2017, por exemplo, foi inaugurada uma nova sede do Centro Pop, que ampliou a capacidade de atendimento de usuários. O Centro Pop é o Centro de Referência Especializado da Assistência Social voltado ao atendimento da população em situação de rua. Ele é um espaço de referência para o convívio em comunidade e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito, que proporciona vivências para o alcance da autonomia e estimula a organização, a mobilização e a participação social. Atualmente, são atendidos cerca de 80 usuários diariamente.

Foto: Danillo França

Fonte  assessoria

Leia também