Aracaju, 18 de abril de 2024

PRB SE MANTÉM EM STAND BY

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O presidente do PRB, deputado federal Jony Marcos, diz que o partido não decidiu sair do Governo e nem está na oposição. Fica em estado de ‘isopor na água’, boiando até encontrar o seu reduto. O PRB quer, porque quer, uma vaga na chapa majoritária para Heleno Silva disputar o Senado. É um direito legítimo, claro, mas que precisa ser conquistado.

O governador Belivaldo Chagas disse que a vaga é do Partido dos Trabalhadores (PT), que lançará Rogério Carvalho. Mesmo assim, Jony Marcos resolveu manter a legenda em stand by e esperar para ver – e crer – que Carvalho será mesmo. Caso aconteça algum acidente de percurso no caminho, o PRB estará às ordens.

Mas, as andanças de Heleno Silva ao lado do bloco de oposição, inclusive com fotografias, não deixaram dúvidas ao governador de que ele cavava sua pré-candidatura ao lado de Eduardo Amorim. E, para não levantar dúvidas sobre a falsa sobrevivência saudável, Belivaldo resolveu demitir todos os cargos indicados pelo PRB, inclusive o próprio Heleno Silva, Chico Dantas e um irmão de Jony Marcos.

Está certo que o PRB já havia entregado todos esses cargos – ainda tem outros – no final de março, para ficar à vontade. O Governo, por estratégia, não os exonerou e o PRB fingiu que não viu. Parecia tudo bem, até Heleno Silva se mostrar junto aos membros da oposição, o que provocou a ação das demissões e, na visão da maioria, um rompimento.

De qualquer forma, o PRB vai reunir a direção do partido na sexta-feira próxima para tomar uma decisão, porque tem integrantes da legenda, como deputado Jairo de Glória e o ex-prefeito de Estância, Ivan Leite, que não aceitam passar para oposição por problemas políticos em seus municípios. De qualquer forma é uma dificuldade grande que o PRB terá que superá-la para conseguir atingir objetivos.

Pela forma de ação do Governo, o PRB vai precisar ampliar o diálogo ou recuar do desejo exposto.

CONVERSA DE JONY E BELIVALDO

O presidente do PRB, Jony Marcos, disse que a demissão das indicações do seu partido deveria ter sido feita desde o início de abril.

Jony disse a Belivaldo que o partido não está na oposição e nem no Governo.

VAI ESPERAR DECISÃO DA CHAPA

Jony disse ainda que o PRB vai esperar a indicação de Rogério Carvalho para o Senado e ficará em stand by. Mas não por muito tempo.

Passado o prazo, o PRB realmente vai buscar novos caminhos.

PRB AGIU COMO O PSB

Jony lembrou que o PRB está fazendo o que o PSB fez na eleição de Jackson em 2014: entregou todos os cargos esperando uma vaga na majoritária.

Só quando deram a vice, o PSB foi apoiar JB a governador.

JAIRO DE GLORIA COM BELIVALDO

O radialista Jailton Santana lembra um fato interessante: “enquanto o deputado Jairo de Glória estava com Belivaldo Chagas em evento na cidade de Poço Redondo…

… Heleno Silva estava em evento com Amorim em Macambira”.

IVAN LEITE FICA NO GOVERNO

De qualquer forma o PRB terá que ouvir os filiados. O ex-deputado Ivan Leite não deixa de apoiar o Governo e não acompanhará o partido.

Jairo de Glória também tende seguir esse mesmo caminho.

ROGÉRIO E A RECEPTIVIDADE

Pré-candidato ao Senado, Rogério Carvalho diz que está levando a mensagem do Lula Livre pra todo o país, “especialmente aqui em Sergipe e a receptividade é incrível”.

– Mesmo isolando o nosso presidente, não vão nos enfraquecer, disse.

REGISTROS SÃO DIFERENTES

Mesmo com a euforia de Rogério Carvalho, fotografias dessa maratona não são “tão incríveis” pelo interior. Deveriam ser bem maior.

Afinal, Lula fez muito pela gente nordestina.

MANIFESTAÇÃO DE HELENO

O pré-candidato ao Senado pelo PRB, Heleno Silva, diz que não tem nada contra o governador Belivaldo Chagas, que é “gente muito boa”.

– Essa é apenas uma decisão política…

JACKSON BARRETO RETORNA

O ex-governador Jackson Barreto (MDB) retorna hoje a Aracaju e a partir de amanhã vai reiniciar os seus trabalhos como pré-candidato ao Governo.

Será que cabem ele e Rogério na mesma chapa majoritária?

TEM FEITO DURAS CRÍTICAS

Rogério tem feito duras críticas a Jackson Barreto com algum apoio de tendências do PT, embora o partido esteja disposto a apoiar Belivaldo Chagas.

A pendenga deve ser posta em discussão pela unidade.

VAI COMUNICAR DEMISSÃO

Segundo informação, o governador Belivaldo Chagas vai comunicar a Jackson Barreto que demitirá o secretário da Saúde, Almeida Lima. Quer jogar bem limpo…

Esse assunto, inclusive, foi discutido com o grupo.

ELIANE FAZ MOVIMENTOS

A vice-prefeita Eliane Aquino (PT) se movimenta como estivesse em pré-campanha. Sábado ela esteve no Forrozão a pedido de Edvaldo Nogueira que havia viajado.

Eliane diz que se está passando essa impressão é sem a menor intenção.

É PRECISO TER CORAGEM

Sinceramente, é preciso ter muita coragem para publicar resultados de pesquisas viciados e sem o menor sentido, com o alto índice de rejeição.

O TSE tem que observar essa indução até pejorativa.

PENSANDO NA PREFEITURA

Segundo liderança de Itabaiana, Luizinho do Cartório vem trabalhando muito para ser o futuro candidato a prefeito de São Domingos, pelo grupo de Bacurau.

A eleição de 2020 já aguça desejos de alguns nomes.

QUADRO COMPLICADO NO ESTADO

Um experiente político disse ontem que nunca viu um quadro tão complicado como o que se vive em Sergipe. Admite que é uma nova forma de liderança.

A maioria dos prefeitos só apoia candidatos à Câmara federal ouvindo André Moura.

LIBERAÇÃO DE RECURSOS FEDERAIS

Essa força de André Moura se deu, segundo a fonte, em razão de André ter ajudado aos prefeitos, sem olhar a posição política e nem a cor partidária.

Os recursos devem ser liberados até 30 de junho ou ficam como restos a pagar.

ALGUÉM FICARÁ SEM MANDATO

Numa disputa ao Senado que estejam senador Valadares (PSB), Jackson Barreto (MDB) e André Moura (PSC) um deles ficará sem mandato.

Eleição para Senado, em 2022, haverá apenas uma vaga, há anos ocupada por D. Maria.

MUITA COISA PODE ROLAR

Há certa expectativa em relação ao anuncio da chapa majoritária da oposição para o dia 18. Tem-se os nomes de Eduardo a governador e André Moura ao Senado.

Há apostas de que pode acontecer alguma mudança… Nem que seja de data.

Notas

Geddel pode virar réu – Segundo informa a revista Voto, O Superior Tribunal Federal (STF|), decide hoje se o ex-ministro Geddel Vieira Lima, o irmão dele, Lúcio Vieira Lima, e a mãe, Marluce, se tornam réus ou não no caso dos R$ 51 milhões encontrados em um apartamento em Salvador.

0x0

Processo sobre decreto – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, prorrogou por 60 dias investigação do Decreto dos Portos, que apura se decreto assinado pelo presidente Michel Temer beneficiava empresa Rodrimar, na concessão do porto de Santos, em troca de propina.

0x0

Foro de Infrações penais – O procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, disse ontem que a decisão do STF de restringir a prerrogativa de foro a infrações penais que ocorreram em razão da função e cometidas durante o mandato, trará muitos processos para a primeira instância da Justiça.

0x0

Temer questiona eficácia – O presidente Michel Temer questionou ontem a eficácia do fim do foro privilegiado. “Falam como se fosse uma grande conquista, mas não sei de quem é a conquista”. Temer deu entrevista à Rádio CBN e se mostrou resistente ao fim da condição especial. Disse que a questão não lhe preocupa.

0x0

STJ mantém Paulo preso – A 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu manter a prisão de Paulo Vieira Souza, apontado como operador financeiro de parte do PSDB de São Paulo. Ele é acusado de desvio de dinheiro. O ex-diretor da Dersa, empresa paulista de infraestrutura rodoviária, está preso desde o último dia 6 de abril.

0x0

Filha de cunha é candidata – Filha mais velha do ex-deputado Eduardo Cunha (MDB-RJ), a publicitária Danielle Dytz da Cunha quer usar o espólio eleitoral do pai, preso desde outubro de 2016 na Lava Jato, para tentar conquistar uma vaga este ano na Câmara. Ela busca apoio principalmente de igrejas evangélicas.

Conversando

Algumas novidades – A semana política se iniciou com algumas novidades, principalmente na questão da composição, com o afastamento do PRB.

Retorno de Jackson – A mesma semana pode terminar com mais fatos novos na política, exatamente pelo retorno de Jackson Barreto a Sergipe.

Trabalha muito – O deputado federal Laércio Oliveira (PP) trabalha muito na disputa pela Presidência da Confederação Nacional do Comercio (CNC).

Amigos e aliados – O senador Valadares (PSB) cavalgou, domingo passado, ao lado de amigos e aliados na cavalgada de Poço Redondo.

Livro de Albano – O empresário Albano Franco lança livro hoje em Brasília. Será no Aquino’s Bar, às 17 horas: “Artigos Globais & Outros Textos Esparsos”.

Machado viaja – O pré-candidato a deputado federal José Carlos Machado viajou a São Paulo. Participa do lançamento do livro do empresário Albano Franco.

Homens do campo – Algum princípio de chuvarada em Sergipe, principalmente no litoral, ainda não deu para animar os homens do campo.

Faz companhia – Apesar do PRB não confirmar que está na oposição, Heleno Silva tem acompanhado Eduardo Amorim em suas caminhadas pelo interior.

PT decide – Já está decidido: o PT sai sozinho na disputa para deputado estadual e integrará chapão para as eleições à Câmara Federal.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também