Aracaju, 6 de maio de 2024
Search

A IMPRENSA QUE SE RESPEITA

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A imprensa não está mais informando. Prefere o comentário, a especulação, o fake news que melhor provoque leituras ou audiências. É uma nova tendência que vem sendo muito bem aplaudida por segmentos que incentivam a estupidez na mídia, principalmente nesse período eleitoral.

A violência verbal e escrita, contra autoridades temerosas com escândalos, dá força, além de provocar medo e muito respeito aos radialistas e jornalistas que agem dentro desse formato vil.

A ética é coisa do passado. A informação bem paga, principalmente envolvendo a política e sua prática podre, tem servido para enriquecimento e apoio e imoral a alguns ditos profissionais. Ter lado, então, é o que há de mais honesto e respeitoso nessa versão moderna da imprensa tupiniquim. Quanto mais se consegue driblar a verdade e desqualificar adversários, maior é a grana que se recebe.

Comunicador respeitado é o que “mete o dedo arenoso” nos fundos de qualquer autoridade, tenha ou não fichas sujas. Há anos ouvi de um cidadão ilustrado, que se tornou unha e cutícula com um desses pistoleiros midiáticos, a dedução de que “quando a gente não pode com o inimigo, se alia a ele”. E vivem os dois, lá, juntinhos, “comendo da mesma comida e bebendo da mesma bebida”.

O profissional não precisa saber escrever ou falar, basta ter coragem de detonar qualquer cidadão adversário ao grupo político ou empresarial a que ele presta serviço. Um horror que se pratica às escâncaras, com certo apoio da sociedade. Principalmente se desmoralizar a família.

Um desabafo: já fui acusado de viver nos bolsos de alguns políticos. Incomodava-me isso pela calúnia. Hoje percebo que apenas fui um idiota e, sinceramente, estou seriamente inclinado a rever esses conceitos moralistas em nome de uma indignidade profissional vazia, mas respeito e prestígio.

E é nessa exposição de indignação, que me coloco aberto a qualquer patifaria que for possível, na certeza de que, se faço medo, sou respeitado. Quero que me respeitem pelo mau que posso fazer. É essa a regra do novo momento de uma imprensa moderna, apesar de degradante e corrupta.

Um aviso: segurem-me.

ESSA PODE SER A “BOMBA”

Pelo menos três influentes políticos do Estado disseram ontem que o deputado André Moura (PSC) demonstra claramente que será candidato ao Senado. Isso está posto.

Mas que não está descartada seriamente a candidatura à reeleição.

ANDRÉ ANUNCIA O SENADO

O deputado André Moura anuncia a todos sua candidatura a senador. Mas uma das fontes influentes pediu: “vamos aguardar até o dia 18”.

Nessa data ocorrerá o anúncio da formação da chapa majoritária da oposição.

AS MENTES FÉRTEIS ATUAM

Com esse boato de remota candidatura de André à reeleição, já tem articulador político lembrando que, no caso, abrem portas para o retorno do PSB ao bloco.

O entendimento seria para candidato ao Governo.

O RETORNO DE PEDRO LOPES

Segundo informação que circula no Palácio dos Despachos, o substituto de Heleno Silva no escritório de Sergipe em Brasília, seria do indefectível Pedro Lopes.

Voltaria ao cargo a pedido da vice-prefeita Eliane Aquino (PT).

ESTEVE SEMPRE COM DÉDA

Pedro Lopes esteve sempre ao lado do ex-governador Marcelo Déda e ocupou o cargo durante todo o seu Governo. Extremamente discreto.

Lopes sempre trabalhou em campanhas difíceis.

PRB DECIDE NA SEXTA-FEIRA

Pelo resultado da reunião do PRB em Brasília, a legenda vai se pronunciar oficialmente sobre suas decisões políticas em Sergipe a partir de segunda-feira.

É que na sexta-feira o partido se reúne para definir posição.

DEMISSÕES CAUSARAM FUROR

Todas as demissões de pessoas do PRB que estavam no Governo causaram furor na mídia. Mas o partido pediu para se afastar nos primeiros dias de abril.

O Governo apenas segurou um pouco para tentar reverter.

POUCA ESPERANÇA NA BASE

O PRB tem pouca esperança em retornar à base aliada, porque o governador Belivaldo Chagas disse a Jony Marcos que os candidatos ao Senado são JB e Rogério Carvalho.

O partido não abre mão de ter Heleno Silva na chapa majoritária.

O QUE HÁ DE MAIS CORRETO

Apesar da informação de decisão na próxima semana, a grande inclinação do PRB é de fechar com Eduardo Amorim (PSDB) para o Senado. Isso está decidido…

É que Eduardo ofereceu a vaga de senador a Heleno Silva.

DIREÇÃO NACIONAL AVISADA

Durante a reunião com o presidente nacional do partido, Marcos Pereira, ele foi avisado da inclinação em razão do convite e chegou a concordar.

O quadro atual não será modificado.

INVASÃO DO PSOL NA COROA

A Prefeitura de Aracaju está tentando negociar com o Psol a retirada do pessoal que invadiu terreno na Coroa do Meio. A solução não está fácil.

Em termos políticos, é o PCdoB e PT tentando o diálogo com o Psol.

ROGÉRIO REDUZ CRÍTICAS

Rogério Carvalho (PT), pré-candidato ao Senado, silenciou sobre as críticas que vinha fazendo ao ex-governador Jackson Barreto, inflamando sobre a unidade do grupo.

Rogério teria sido aconselhado a “engolir” sua ira.

ELEIÇÕES JÁ PARA PREFEITO

Jorge Ribeiro Prata, presidente municipal do Podemos em Lagarto, será candidato a prefeito do município em 2020, com apoio do ex-prefeito Cabo Zé.

Aliás, Cabo Zé é pré-candidato a deputado estadual pelo mesmo partido.

JACKSON JÁ ESTÁ EM ARACAJU

O governador Jackson Barreto (MDB) desembarcou ontem à noite em Aracaju, depois de alguns dias para descanso. A partir de hoje entra na guerra.

Vai cuidar de sua pré-campanha a Senado Federal.

COMUNICAÇÃO NO PLEITO

Segundo Gaudêncio Torquato, a comunicação será mais importante no pleito deste ano do que nos anteriores. Apenas 35 dias de mídia eleitoral.

Mais apenas 45 dias de campanha nas ruas.

VOTO A VALADARES OU ROGÉRIO

O prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC), apoia Eduardo Amorim e André Moura a Governo e Senado, mas ainda não definiu o segundo nome para senador.

Fica entre Valadares (PSB) ou Rogério Carvalho (PT).

GUSTINHO MANTÉM CARGOS

O pré-candidato a deputado federal Gustinho Ribeiro (SD), agora atuando na oposição, não perdeu os cargos que ainda mantém no Governo.

A expectativa é que Gustinho não se contamine…

TEMER VAI A LANÇAMENTO

O presidente Michel Temer compareceu ao lançamento do livro  “Artigos Globais & Outros Textos Esparsos, do empresário Albano Franco.

Aconteceu na CNI (Aquino’s Bar), em Brasília.

DEDICATÓRIA AO PRESIDENTE

Durante o lançamento do livro, Albano Franco discursou e agradeceu a presença do presidente Michel Temer e de tantas outras autoridades.

Dedicatória a Temer: “Pela conduta, sensatez e pela amizade de sempre”.

EDUARDO VAI COM HELENO

O senador Eduardo Amorim (PSDB) também foi ao lançamento do livro de Albano Franco. Chegou acompanhado do ex-prefeito Heleno Silva (PRB).

Os dois pousaram juntos ao lado do autor do livro.

Notas

Operação Fundo Perdido – Polícia Federal deflagrou, na manhã de ontem, a Operação Fundo Perdido, contra a má gestão dos recursos da Refer (Fundação Rede Ferroviária de Seguridade Social), fundo de pensão de empregados pertencentes à diversas empresas da área de transportes ferroviários.

0x0

Crédito para Pessoa Física – Crédito às pessoas físicas deve crescer 7% este ano, estima a Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi). Segundo a Acrefi, o que se prevê é o crescimento do crédito pessoa física com recursos livres, que cresceu 5,2% no ano passado.

0x0

Aécio fala em medida esperada – “Em nota, defesa do senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou que decisão do ministro Alexandre de Moraes de encaminhar processo para a primeira instância era uma medida “esperada”, já que foi baseada em decisão do pleno do STF sobre a restrição do foro privilegiado.

0x0

Eletrobrás causa reação – O movimento do governo de tentar desempacar a privatização da Eletrobras causou reação no Congresso, ontem. Em audiência pública sobre o projeto de desestatização na Câmara, o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, foi vaiado, manifestantes foram expulsos e deputados bateram boca.

0x0

Mudanças nos setores elétricos – Pressionado pelo governo, o relator da medida provisória 814, deputado Júlio Lopes (PP-RJ), alterou a proposta da criação da faixa de gratuidade na conta de luz para as famílias de baixa renda. A Medida Provisória propõe mudanças em legislações dos setores elétrico e de óleo e gás.

0x0

PT quer Lula no debate – O PT mandou uma carta à Folha, ao UOL e ao SBT reclamando de os três veículos não terem incluído um “representante de Lula”, preso em Curitiba, nas suas sabatinas com presidenciáveis. Os petistas alegam que “ninguém tem o direito de excluir do debate o maior líder político do país”.

Conversando

Reunião da Anale – Alguns deputados estaduais por Sergipe estão em Porto Alegre para participar de reunião da Anale. Retornam no final de semana.

Processo eleitoral – Na próxima semana já se tem um novo quadro do processo eleitoral, caso seja posta a público a chapa majoritária da Oposição na sexta-feira.

Um encontro – Muito prestigiado o lançamento do livro do empresário Albano Franco, ocorrido ontem em Brasília. Foi um encontro de autoridades.

Melhor ouvir – O presidente do PPS, Clóvis Silveira, disse ontem que “a natureza nos deu dois ouvidos e uma única boca, para nos lembrar que é melhor ouvir do que falar!”

Bem complicada – Entrevista apresentada por Gilmar Carvalho com jovem que teria sido maltratada no gabinete de Almeida Lima, se for verdadeira, é muito complicada.

Setores da Saúde – Ontem à noite o governador Belivaldo Chagas reuniu-se com vários setores da Saúde, inclusive o secretário Almeida Lima.

Subtenente Edgard – Que Deus ilumine a cabeça do povo brasileiro nessas eleições, que não vendam e nem troquem o voto e que analisem a biografia dos candidatos.

Com prestígio – “Pedrinho Barreto: desde quando milito na política só conheci três políticos de prestígio nacional: Albano Franco, João Alves Filho e André Moura.

Pobreza extrema – Senador Eduardo Amorim (PSDB) lamentou ontem o avanço da pobreza extrema no Nordeste e em Sergipe.

Leia também