Aracaju, 13 de maio de 2024
Search

ASSINADO ORDEM DE SERVIÇO PARA REVITALIZAÇÃO DE ORLA

7
O prefeito Edvaldo Nogueira e o governador Belivaldo Chagas assinaram, nesta quinta-feira (10), a ordem de serviço para reforma e recuperação da Orla Por do Sol Cleomar Brandi. Iniciativa da administração estadual, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a obra revitalizará um dos mais importantes pontos turísticos de Aracaju, que foi construído na gestão anterior de Edvaldo. O investimento é de R$ 1,8 milhão. A previsão de realização da obra é de seis meses.
“Esta orla tem o pôr do sol mais bonito do Brasil e foi feita em minha gestão, no ano de 2010. Uma obra que mudou a face do bairro, que trouxe turismo, desenvolvimento, abriu uma nova fronteira turística para a cidade, mas que, infelizmente, passou quatro anos abandonada, o que levou à deterioração. Agora, vamos revitaliza-la, devolvendo a qualidade que esse ponto turístico merece. Fico muito feliz pela realização desta obra”, enfatizou.
Em seu discurso, o prefeito anunciou que, após a conclusão da reforma, instalará uma estátua do jornalista Cleomar Brandi, que dá nome ao espaço de lazer. “Esta obra é uma parceria entre governo do Estado e a prefeitura de Aracaju, algo que considero muito importante, principalmente no momento de crise de recursos que vivemos. Esta estátua que me comprometo a instalar aqui será uma colaboração para tornar a nossa Orla ainda mais bonita e especial”, reforçou.
O governador Belivaldo Chagas disse que a reforma vai ampliar a quantidade de píeres colocados à disposição das embarcações, além de outras intervenções. Para ele, a orla é uma obra bonita por si só, e, tendo a garantia da sua manutenção e conservação, vai atrair automaticamente uma quantidade maior de turistas. “Trata-se de uma obra inaugurada em 2010 e que já precisava passar por uma reforma. Vamos fazer os investimentos para melhor receber a população da região do Mosqueiro, de Sergipe, da capital e, principalmente, os turistas que para aqui se dirigem”, disse.
Belivaldo reiterou a importância de firmar parcerias com as prefeituras.  “Os municípios sozinhos não têm condições de tocar as obras que são de interesse da municipalidade. A obrigação do Estado é firmar essas parcerias para que possamos promover o desenvolvimento de Sergipe,” concluiu.
A obra
A Orla ganhará iluminação e restauração de pilares, da laje e vigas, melhorando a ida e vinda de turistas e sergipanos que embarcam para destinos como a Crôa do Goré e Ilha dos Namorados. O projeto prevê a reurbanização, com melhora da iluminação e reforma total do píer existente. Serão realizados serviços essenciais para recuperar o funcionamento e o desempenho turístico do espaço de lazer.
Quem frequenta a orla terá mais segurança e comodidade. Aqueles que chegarem de ônibus, por exemplo, descerão em pontos sinalizados e com lombada de acessibilidade. Entre outros benefícios da revitalização da orla, estão a instalação de lâmpadas de LED, a reforma do calçadão com 800 metros, instalação de sistema de segurança e instalação de três píeres flutuantes.
O projeto de manutenção e modernização da Orla Pôr do Sol prevê ainda a construção de núcleos de banheiros e chuveiros públicos, para acesso de quem desembarca de passeios pelo rio. Desenhos artísticos serão pintados no piso e em paredes da orla. Haverá a renovação do piso de madeira do deck. As atividades do Centro Cultural também serão retomadas.
Foto Marco Vieira

Leia também