Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

DEMISSÃO SEM NOVIDADE

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A demissão do secretário da Saúde, José Almeida Lima (MDB), foi intensa e extensa. Não deveria ter demorado tanto. Sabia-se que Lima deixaria o cargo antes mesmo de Belivaldo Chagas (PSD) assumir o mandato. Nenhuma novidade no ato e a repercussão teve pouco alcance. Os capítulos da novela eram enfadonhos. É que já se sabia o fim natural do enredo. Não dá para contabilizar grande crédito político em toda essa confusa operação.

Belivaldo, antes mesmo de assumir o Governo, já tinha absoluta certeza que não teria apoio do secretário da Saúde. E auxiliar que não apoia, só tem um caminho a seguir: a rua. A teoria do desgaste funcionou mal, até mesmo porque a demissão de Almeida Lima da Saúde era um desejo unânime de médicos, políticos e da própria sociedade. Os dois não se toleravam e o secretário não cabia no mesmo espaço traçado pelo governador. Seria isso, por si só, o ponto final…

Pode-se até entender que Belivaldo Chagas teve boa atenção ao ex-governador Jackson Barreto, primo do demitido. Preferiu dá-lhe um ‘chute na bunda’ depois de uma conversa amena, consciente, mantendo o espírito de unidade do bloco. Nesse ponto agiu correto e demonstrou postura diante de um fato que, por todos os lados, tem tudo a ver com a base aliada.

Fato consumado, providências tomadas e vida que segue. Belivaldo evitou polêmica e deu o fato como encerrado, mas o chute doeu e atingiu diretamente a vaidade, empáfia e truculência de um Almeida visivelmente ‘puto da vida’. Ele vai partir para as agressões verbais nas entrevistas por alguns dias e poderá ser contido pelo primo Jackson, em nome de um pleito em que ele e Belivaldo estão unidos na mesma chapa.

Almeida não vai causa estragos e é provável que Belivaldo tenha saído fortalecido com o seu gesto, mas, de qualquer forma, foi uma crise política que a oposição utilizou para explorá-la, com o objetivo de tumultuar uma base que precisa retomar o caminho da unidade.

A INTENÇÃO DE ALMEIDA LIMA

Nas entrevistas concedidas pelo ex-secretário Almeida Lima (MDB) fica clara a sua intenção de afastar Jackson Barreto (MDB) de Belivaldo Chagas (PSD).

Não vai conseguir, mas por um momento tumultuará o processo.

ACIONOU A METRALHADORA

Almeida Lima acionou a metralhadora e a deixou no automático. Tem feito acusações graves ao Governo e diz que sua demissão atendeu a interesses.

Diz claramente que foi ele quem salvou a Saúde em Sergipe.

ALMEIDA OBEDECE A CONSELHO

Ao radialista André Barros, Almeida contou que Jackson Barreto, quando viajou ao exterior, o aconselhou: “vá engolindo tudo calado”.

Obedeceu, mas agora engasgou e está pondo para fora.

AGORA É PÁGINA VIRADA

O Governo considera o Caso Almeida Lima página virada e vai evitar polemizar sobre o assunto, para cuidar de outros projetos da administração.

Não será fácil esquecer tão rápido.

LEVAR NOME AOS MAIS JOVENS

O marketing de Jackson Barreto vai levar aos jovens eleitores um pouco da ação política dele, para que todos conheçam mais suas posições e o trabalho em Aracaju e Sergipe.

Sentiu que os jovens o conhecem pelo que ouviram dos pais e avós.

JÁ ESTÁ EM PLENA ATIVIDADE.

Desde ontem, quando retornou de viagem, Jackson Barreto já participou de reuniões com a sua equipe de campanha e viaja ao interior neste final de semana.

Quer expor dois temas: currículo no ponto de vista ético…

…E a história política de cada um dos candidatos

PREOCUPAÇÃO NA OPOSIÇÃO

Um deputado estadual avaliou, ontem, que há uma preocupação da maioria do grupo de oposição, em relação à candidatura de Heleno Silva (PRB) ao Senado.

Mas alguns prefeitos só votam nele depois de ouvir André Moura (PSC).

SE DEIXAR SOLTO É DIFERENTE

Já um dos prefeitos disse que “muita coisa vai mudar do lançamento das candidaturas majoritárias, sexta-feira, até o fechamento das convenções”.

– Se deixar o pessoal livre, muita gente vota em Jackson Barreto.

CANDIDATURA DE VALADARES

O deputado federal Valadares Filho demonstra que sua tendência é se unir ao grupo liderado por Eduardo Amorim caso chegue ao segundo turno.

É que mira suas críticas só ao candidato do Governo.

O SENADOR FAZ O MESMO

O senador Valadares (PSB) também faz o mesmo. Mostra-se adversário de Belivaldo e preserva o grupo liderado por Eduardo. Demonstra uma certeza com isso:

Que o segundo turno será entre Valadares Filho e Belivaldo.

ACHA DIFÍCIL ELEGER PAI E FILHO

Um bom analista da política sergipana acha difícil o PSB eleger Valadares Filho ao Governo e reeleger Valadares ao Senado. Corre o risco de perder os dois.

Sugere que se o senador for para Federal leva outro e muda o cenário para o filho.

VÊ CANDIDATURA COMO BOA

A mesma fonte disse que a candidatura ao Governo de Valadares Filho é boa, tem a cara da mudança que o eleitor deseja e com certeza vai para o segundo turno.

Acrescentou: “tenho simpatia grande pelo nome de Valadares Filho”.

IVAN LEITE MANTÉM POSIÇÃO

Ex-prefeito Ivan Leite, de Estância, não havia sido convidado até às 16 horas de ontem, para participar de reunião que o PRB anunciou para hoje em sua sede.

Mas avisou que mesmo se fosse convidado não iria.

COMPROMISSOS NA CIDADE

Ivan Leite explicou que hoje estará recebendo Belivaldo Chagas em Estância para participar ao seu lado de um ato do Governo na sua cidade.

Adiantou que “a intenção nossa é manter apoio a Belivaldo”.

VOTA EM HELENO E JONY

A vice-prefeita de Estância, Adriana Leite (PRB), mantém sua pré-candidatura à deputada estadual e trabalha muito, disse Ivan Leite,

Antecipou que vota em Heleno ao Senado e Jony Marcos a Federal.

RENOVAR QUADRO POLÍTICO

Alessandro Vieira, pré-candidato a senador pela Rede, insiste que há necessidade de expulsar da vida pública os políticos profissionais que se apropriam dos mandatos.

Os eleitores é que são responsáveis por isso.

AGORA FICA A EXPECTATIVA

Servidores da Secretaria da Saúde estão na expectativa da indicação definitiva do próximo secretário, “porque ainda tem muita gente levada por Almeida Lima”.

– A Saúde ainda está em ebulição e não pode esperar.

ELIANE AQUINO PARA VICE

Um membro influente do MDB disse ontem que se Belivaldo Chagas não colocar Eliane Aquino (PT) como vice em sua chapa, terá dificuldade nas eleições.

Tem certeza que o eleitor aprova o nome de Eliane na chapa.

NELSON ARAÚJO FAZ CRÍTICA

O ex-deputado Nelson Araújo critica o Governo, Diz que ele dá maior assistência aos agricultores do sertão e esquece os da região Sul.

Lembra que as sementes de milho foram enviadas só ao sertão.

Notas

PF deflagra operação bravata – A Polícia Federal (PF) deflagrou ontem a Operação Bravata. Os investigados responderão por crimes de racismo, ameaça, incitação e também terrorismo. Um mandado de prisão foi cumprido contra Marcelo Mello, que já havia sido preso em 2012, na Operação Intolerância.

0x0

Documento sobre Geisel – Do cientista político Gaudêncio Torquato: Um amigo me pergunta: qual o interesse da CIA em divulgar documento sobre Geisel nesse momento? Fiquei pensando. Talvez viés político. Onde tem fumaça, tem fogo. Interesse em queimar alguém? Sugiro perguntar à CIA,

0x0

Policiais participa de crime – Uma testemunha contou à Polícia do Rio de Janeiro que um policial lotado no 16º BPM (Batalhão de Polícia Militar) e um ex-PM do batalhão da Maré participaram da execução da vereadora Marielle Franco (Psol) e do motorista Anderson Gomes. As informações foram divulgadas ontem pelo jornal O Globo.

0x0

Novo pedido para soltar Lula – O STF vai analisar mais um recurso que pede a liberdade de Lula, apresentado pela defesa dele contra decisão do Superior Tribunal de Justiça. Em março, a Quinta Turma do STJ negou por unanimidade habeas corpus que, na época, impediria a prisão do petista – ele está na cadeia desde 7 de abril.

0x0

Aplicativo orienta sobre prisões – A Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro começa a implementar, dia 25 de maio, um aplicativo que trará orientação a agentes de segurança sobre abordagens a integrantes de minorias e pessoas de grupos considerados vulneráveis, como idosos, crianças, adolescentes, negros, mulheres e LGBTs.

0x0

Improbidade só na 1ª Instância – O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem manter a competência da 1ª Instância para julgar casos de improbidade administrativa. A decisão foi tomada por 9 votos a 1. O voto isolado foi proferido por Teori Zavascki em novembro de 2014. O ministro morreu em acidente aéreo em janeiro de 2017.

Conversando

Não deixa morrer – Almeida Lima não vai deixar morrer sem fazer barulho a sua demissão da Saúde e dará entrevistas para divulgar sua versão.

Baixou o nível – Durante entrevista ontem pela manhã, Almeida Lima praticamente baixou o nível ao fazer críticas ao governador Belivaldo Chagas.

Lança Eduardo – A oposição lança hoje o nome de Eduardo Amorim (PSDB) como pré-candidato a governador e André Moura (PSC) ao Senado.

Pai de família – Pré-candidato a deputado estadual, Samuel Carvalho (PPS) diz que não se considera político liberal, conservador e nem comunistas, mas um pai de família.

Retornam hoje – Vários deputados estaduais devem retornar ainda hoje a Sergipe. Eles estão em Porto Alegre, onde ouvem pré-candidatos a presidente da República.

Foram a debate – Os deputados, durante reunião da Anale, participaram de um debate entre pré-candidatos a presidente da República.

Já decidido – Não há mais muita conversa dentro do PRB. Heleno Silva será candidato ao Senado e Jony Marcos a deputado federal pela oposição.

TSE investiga – O TSE já está investigando mentiras na Internet, publicadas em grupos e sites, para processar o autor, em todo o País. Atenção gente de Sergipe.

Sinal de telefone – Deputado federal Fábio Reis vai a Anatel em Brasília e reclama sobre o sinal da telefonia celular em sua cidade, Lagarto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia também