Aracaju, 28 de março de 2024

Estado leva Governo em Ação e Minha Comunidade Segura a Estância

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
6
Será a primeira vez que os dois programas serão realizados simultaneamente

O governo do Estado de Sergipe realiza, nesta sexta-feira (11), edições conjuntas dos programas ‘Governo em Ação – Governo Itinerante por uma Cultura de Paz’ e ‘Minha Comunidade Segura’ no município de Estância, no Sul sergipano. Será a primeira vez que os dois programas serão realizados simultaneamente. O evento acontecerá das 08h às 15h e a comunidade poderá contar com atendimento em dezenas de serviços gratuitos, além de atividades esportivas e culturais.

O Programa Governo em Ação é coordenado pela Secretaria de Estado da Casa Civil e pela Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos – Seidh, com a participação das demais secretarias e órgãos do governo do Estado. A iniciativa é um trabalho voltado para aproximar, conhecer e diminuir as necessidades da população mais carente, garantido mais conforto e acolhimento. O programa presta serviços na área de assistência social, qualificação para o trabalho, saúde, segurança pública, além de programas ligados à educação.

O programa Minha Comunidade Segura foi idealizado conjuntamente pela Secretaria de Estado da Casa Civil e pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) e visa à promoção da cidadania entre os jovens moradores e seus familiares em bairros que apresentam elevados dados estatísticos de vulnerabilidade social. Diferente do Governo em Ação. O Programa Minha Comunidade Segura permanecerá por um ano na comunidade. Durante o período, realizará uma série de outros projetos ligados à família e à comunidade em geral, acompanhando as atividades dos favorecidos e de seus familiares.

Nesta edição, antes da prestação de serviços e atendimentos, o governo do Estado proverá à comunidade palestras sobre: Prevenção de Acidentes com fogos de artifício – Primeiros Socorros (Corpo de Bombeiros), Maio Amarelo – Conscientização para um Trânsito mais Seguro (SMTT/Prefeitura de Estância), Harmonia Familiar (Centro Integrado de Apoio Psicossocial – Ciaps/SSP), A Cultura da Paz começa em cada Um (Seed/Seidh), Educação para o Trânsito (Companhia de Policiamento de Trânsito – CPTran).

A Coordenadoria Estadual de Políticas para Mulheres da Seidh estará presente com a Unidade Móvel (ônibus lilás) de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. A Seidh também prestará serviços como orientação nutricional e aferição do Índice de Massa Corporal (IMC) e em conjunto com a ONG Seja Digital prestará orientações sobre a migração do sinal analógico da TV para o digital.  O NAT se fará presente emitindo carteiras de trabalho.

A Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (Seel) oportunizará à população a prática de atividades esportivas, oficinas socioeducativas e emissão da Identidade Jovem, enquanto que a Seed apresentará o programa Plante uma Árvore.

A SSP estará presente com o Comitê de Desarmamento, o Programa Acorde e a emissão de carteiras de identidade, entre outros serviços.

Na área da Saúde, a população de Estância e região terá acesso a atendimento médico nas áreas de clínica geral e ginecologia e prestação de serviços como medição de pressão arterial e teste de glicemia e exames de DST/Aids.

A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) levará o Ceac Itinerante que prestará sua carta de serviços à população. São serviços como, emissão de Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação e passe livre intermunicipal. Levará ainda serviços prestados pelo Ipesaúde e por órgãos federais como o INSS.

Serviço 

O quê: Governo em Ação e Minha Comunidade Segura em Estância;

Quando: Nesta sexta-feira, 11, das 08h às 15h;

Onde: Colégio Estadual Professor Gilson Amado – Antiga Estrada do Abaís – Bairro Dr. Valter C Costa (Cidade Nova) – Estância.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também