Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

INFECTOLOGISTA ALERTA SOBRE CUIDADOS COM A GRIPE INFLUENZA

A costureira Maria Claúdia Cardoso, 38, está com febre, dor no corpo e tossindo muito. Ela informa que ainda não tomou a vacina da gripe e que procurou logo um médico porque não aguentava mais a garganta doendo e inflamada. “Eu comecei tomando chás em casa e remédio por conta própria e ainda não melhorei. Não tomei a vacina porque gripei e estou aguardando ficar melhor para ir no posto de saúde. a vacina é muito importante e ajuda a evitar a gripe”, disse.

Assim como ela, centenas de pessoas procuram atendimento no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) com o mesmo diagnóstico. A maioria delas com sintomas da gripe e que ainda não tomaram a vacina contra o vírus influenza. A infectologista do Huse, Manuela Santiago, destaca alguns cuidados que os usuários devem ter para prevenção e a importância da vacinação.

“Nessa época o risco é maior, as pessoas ficam mais aglomeradas em ambientes fechados e daí a gente tem os vírus circulando e uma pessoa gripada pode passar para outra exatamente por estar em locais fechados e aí predispõe mais, principalmente crianças em salas de aula fechada, então, pode ter um risco maior. As formas de contato é pelas vias aéreas quando a gente espirra ou tosse próximo a alguém. É importante virar o rosto, usar um lenço para evitar tudo isso e lavar as mãos uma outra forma simples e que as pessoas esquecem, os vírus ficam nas nossas mãos, então, o ideal é estar sempre lavando as mãos”, explicou.

A médica disse que dos vírus que estão circulando, o mais comum é o influenza, mas, tem aqueles que tem maior propensão de se agravar como o H1N1 e H3N2. Existe um controle da vigilância epidemiológica para saber quais vírus estão circulando, eles chegam na unidade de saúde, fazem a coleta para ter uma estimativa dos vírus que estão circulando para saber se as vacinas que são dadas anualmente estão sendo suficientes.

A infectologista também faz um alerta aos pais quanto o cuidado com as crianças. “As mães devem observar melhor as crianças principalmente se estiverem tendo febre, tosse produtiva e levar em um pediatra para examinar e não contaminar outras crianças na escola. Uma gripe a criança fica muito debilitada sem querer se alimentar direito, por isso, é melhor levar ao especialista e ficar alguns dias de repouso”, informou.

Sintomas

Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça, dor de garganta, dificuldade respiratória, tosse, dores musculares e nas articulações. Em cerca de 90% dos casos, a febre é mais recorrente, o ideal é que assim que perceberem os sintomas o médico deve ser consultado ou a unidade de saúde mais próxima.

Hábitos saudáveis são essenciais para a prevenção da gripe influenza. Tomar os cuidados com alimentação rica em vitamina C, atividade física, hidratação, vacinação, andar em ambientes tranquilos, ventilados, não ter contato com pessoas doentes.

Fonte e foto SES

Leia também