Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

UM DIA MEIO TUMULTUADO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Algumas surpresas ocorreram ontem. Em todos os lados. Primeiro com a declaração do presidente do PRB, deputado Jony Marcos, de que fora convidado pelo PSB para uma composição, com a garantia de que o ex-prefeito Heleno Silva, também do PRB, integrasse a chapa majoritária como candidato ao Senado, ao lado de Valadares Filho (PSB). Nada foi fechado, apenas uma conversa que pode ou não ter continuidade.

O cenário, entretanto, não revela esse caminho, já que o próprio Heleno Silva, também ontem, concedeu entrevista em emissora de rádio do sertão, e disse que Eduardo Amorim (PSDB), também pré-candidato a governador, ao lado do qual ele tem aparecido com frequência, é o melhor nome para governar o Estado. Há um palpite corrente em todos os segmentos políticos: Heleno será o senador na chapa majoritária da oposição.

O PRB não conta com o apoio da totalidade do partido em relação a uma aliança com a oposição. O ex-prefeito de Estância, Ivan Leite, uma das lideranças importantes da legenda, não topa essa composição e vai ficar com Belivaldo Chaga (PSD). Não deixará, entretanto, de votar em Heleno ao Senado e Jony a deputado federal, mesmo que eles estejam na oposição.

Mas, tem mais surpresas: o deputado Fábio Reis (MDB), na noite de ontem, divulgou no Twitter que prefere Eliane Aquino (PT) para vice-governadora e Heleno Silva ao Senado, pela base aliada. Isso mexe com Rogério Carvalho, que fez duras críticas a Jackson Barreto.

O PT não deixou por menos: ontem, Rubens Marques de Sousa, o professor Dudu, escreveu que não faria composição com Jackson e Belivaldo. Defendeu candidaturas majoritárias no PT, com ele a governador e Joel Almeida ao Senado.

Pronto, está montada a confusão…

QUESTÃO SOBRE PRB E PSB

O PRB considera a proposta do PSB para uma aliança sedutora, principalmente porque o senador Valadares pode partir para uma candidatura a deputado federal.

Heleno seria o principal nome da chapa para senador.

VALADARES FILHO CONFIRMA

O deputado federal Valadares Filho confirmou que teve encontro casual com o colega Jony Marcos e conversou com ele sobre uma composição.

Mas em nenhum momento confirmou que seu pai seria candidato a deputado federal.

HÁ POSSIBILIDADE NA CÂMARA

Já há um entendimento dentro do próprio PSB de que será difícil levar adiante uma chapa puro sangue, com Valadares ao Senado e o filho ao Governo.

Uma chapa com esse formato não é bem vista junto ao eleitorado.

AINDA NÃO HÁ NADA CERTO

A possibilidade de o senador Valadares disputar a Câmara Federal passa sem alarde pela cúpula do PSB, embora a situação mostre que esse é o melhor caminho.

Mas o assunto é pauta nas reuniões do partido.

O QUE PENSA VALADARES

O senador Valadares já disse que o foco do momento é a pré-candidatura do filho ao Governo do Estado e que a formação da chapa majoritária deve vir depois.

Admite que não seja momento de tratar de outras candidaturas.

OPOSIÇÃO NÃO SE ASSUNTA

Pessoal ligado ao senador Eduardo Amorim não acredita que o PRB tope o convite do PSB e assegura que a composição com Amorim está absolutamente fechada.

O próprio Heleno Silva tem demonstrado isso.

ALMEIDA DÁ NOVAS ENTREVISTAS

O ex-secretário da Saúde, ex-senador Almeida Lima (MDB), está concedendo várias entrevistas a convite de emissoras de radio. Não trás fatos novos.

Mas ataca Belivaldo com contundência.

MOSTRA TOTAL INCONFORMISMO

Almeida Lima é um dos únicos auxiliares que é demitido de uma equipe de Governo e sai mostrando todo o seu inconformismo, como se o ato não fosse normal.

Lima tinha certeza que Belivaldo não teria coragem de demiti-lo.

ENQUANTO ISSO, NO SHOPPING…

Já o governador Belivaldo Chagas foi a um dos choppings quinta-feira à noite e recebeu vários cumprimentos pela decisão de demitir o secretário da Saúde.

Quase não conseguia fazer as compras

SUKITA PREPARA TERRENO

Pré-candidato a deputado federal, Manoel Messias Sukita (PTC), disse que está fazendo parcerias e reunindo lideranças populares: “essa é a hora do pega-pra-capar”.

– Nesse sistema curto de eleição, quem não estiver sprint está morto, disse.

RELAÇÃO COM A OPOSIÇÃO

Sukita disse que até o momento a oposição em Capela, liderada por Ezequiel Leite, não citou em quem vai votar para deputado federal nas próximas eleições.

– Não sei se ele vai perder a oportunidade de fazer um gesto político por Capela.

ISSO VEM ALGUM DESMENTIDO

É difícil alguém acreditar, mas um assessor próximo a Eduardo Amorim falou tão mal do deputado André Moura, que parecia inimigo de ordem pessoal.

Deixou claro que há uma farsa na unidade do grupo.

SERÁ DIFÍCIL SE MANTER

Uma fonte fidedigna, que ouviu a baixaria verbal, concluiu que a oposição precisa sentar à mesa e lavar todos os panos sujos para passar uma unidade real.

Quem olhar bem percebe que se vive uma farsa.

QUASE HAVIA ASSASSINATO

Um casal, desses que fazem piruetas nos sinais, trocou murros e pontapés na avenida Beira Mar. A mulher quase assassinava seu companheiro de pancada.

O crime não se deu porque algumas pessoas interferiram.

VOTO DE FÁBIO AO SENADO

O deputado federal Fábio Reis (MDB) deixou claro, através de twitter, que não vai votar em Rogério Carvalho (PT) para o Senado Federal.

De todas as formas, isso é um problema grave.

DISCORDA QUE FOI UM ERRO

O deputado Fábio Mitidieri (PSD) discorda que fora um erro a aliança com o PT: “é um aliado importante, assim como o PRB”.

– Mas nós tínhamos compromisso com Rogério Carvalho desde as eleições de 2014.

JACKSON, BELIVALDO E O PT

Tanto Jackson Barreto, quanto Belivaldo Chagas mantém o compromisso do Senado para Rogério Carvalho e a aliança com o PT. Isso está decidido…

Mesmo que parte do MDB seja contra

VOTA EM ELIANE PARA VICE

Deputado Fábio Reis disse ontem, durante o encerramento da coluna, via WhatsApp, que vota no PT sim, mas em Eliane Aquino para vice-governadora.

Para o Senado, Fabio preferia que fosse Heleno Silva (PRB).

TOMÓGRADO ESTÁ ENFERRUJADO

Chega a última informação: o tomógrafo enviado pela Secretaria da Saúde ao hospital de Estância já chegou enferrujado, em carro aberto e em dia de chuva.

Absolutamente sem condições de uso.

Nota

Gilmar solta mais um – O ministro Gilmar Mendes ordenou ontem a soltura de Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, ex-diretor da Dersa acusado de ser operador do PSDB. Paulo Preto estava preso desde o dia 6 de abril, em razão de desvios nas obras do Rodoanel Sul, Jacu Pêssego e Nova Marginal Tietê.

0x0

Boulos processa senador – O pré-candidato à Presidência pelo Psol, Guilherme Boulos, ingressou com uma petição no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o senador José Medeiros (PODE-MT). O líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) acusa o congressista de calúnia e difamação.

0x0

Ministro nega liminar – O ministro do TSE Og Fernandes negou pedido de liminar feito pelo PT. O recurso tentou garantir a participação de representante do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sabatinas da Folha de S. Paulo, UOL e SBT. Os veículos realizam uma série de entrevistas com pré-candidatos.

0x0

Bolsonaro explica documento – Pré-candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro minimizou a importância de memorando da CIA. O documento elaborado revelou que o ex-presidente Ernesto Geisel aprovou a continuidade de política de “execução sumária” de “inimigos” durante a Ditadura Militar.

0x0

Abril tem prejuízo em 2017 – A Abril Comunicações S.A. registrou prejuízo consolidado de R$ 331,6 milhões em 2017. O valor é 140% maior do que os R$ 137,8 milhões de prejuízo apurados em 2016. O grupo Abril comanda a edição de algumas das revistas de maior circulação no país, como Veja e Exame.

0x0

Gleisi fala em Curitiba – A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, disse em Curitiba que “Se nada, nada, nada der certo, o ex-presidente Lula vai saber o que fazer e vai dar a resposta ao povo brasileiro”. Segundo se comenta dentro do PT, Gleisi é um nome que Lula pode indicar para disputar a Presidência.

Conversando

Surge problemas – Está começando a surgir problemas internos em todos os grupos, exatamente pela formação das chapas majoritárias que não são unanimidade.

Mudar coisas – A questão do fórum privilegiado é uma grande preocupação. Pode mudar muita coisa nas eleições de outubro.

Deu um recuo – Rogério Carvalho, pré-candidato ao Senado pelo PT, deu um recuo nas críticas que vinha fazendo ao ex-governador Jackson Barreto.

Mais conversa – Acompanhando de longe, o nome de Eliane Aquino (PT) vem sendo conversado com maior intensidade na base aliada a Governo.

Gasolina e diesel – O Brasil não é um País sério: gasolina e diesel quase a cinco reais litro e todo mundo em silêncio. É um absurdo.

Pode acontecer – O presidente do PPS, Clóvis Barbosa, está confiante que o seu partido fará dois ou três deputados estaduais e um federal.

Faz avaliação – José Carlos Machado é candidato a federal pelo PPS e tem andado muito. Não para e faz avaliação dos demais candidatos que se apresentam.

Chapa própria – O PT disputa vaga na Câmara Federal através do chapão, mas para estadual terá uma chapa própria e exclusiva.

Sabatina a Lula – Advogados da Folha, UOL e SBT pedem à Justiça para sabatinar o ex-presidente Lula da Silva na prisão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conversando

Leia também