Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Ação Cidadã: Carreta do Câncer realizou exames preventivos ao câncer de mama

7

Um dos serviços mais procurados durante o Ação Cidadão deste sábado, 12, promovido pelo vereador Thiaguinho Batalha (PMB), foi a Carreta do Câncer. Equipada com um mamógrafo, a unidade móvel realizou o exame preventivo ao câncer de mama. O diagnóstico precoce faz com que as chances de cura sejam aumentadas.

Destacando a dificuldade que o Sistema Único de Saúde (SUS) tem para a realização deste exame, a técnica em radiologia Jaqueline lembra que esta é uma oportunidade única. “Tem mulheres que ainda tem resistência em fazer a mamografia, em sair de casa, em procurar o exame pelo fato de muitas questionarem que dói, que aperta, outras com medo até do resultado do exame. Com o exame na porta de casa, não tem desculpa”, disse.

O serviço recebeu muitos elogios. A professora aposentada Maria Antônia disse que a distância do posto de saúde afasta as mulheres. “Esse tipo de iniciativa é muito necessário porque nós temos o posto de saúde que é um pouco distante, fica difícil para as mulheres irem lá e marcar. E quando você tem o exame próximo, não tem como não ir, a gente preenche as fichas em casa, é tudo muito prático. Realmente foi uma oportunidade de ouro”, comentou.

A técnica de enfermagem Daniela Cardoso lembra que muita gente não tem acesso ao exame. “Muitos postos de saúde não disponibilizam e a depender do resultado, estamos aqui para orientar como proceder. Se der uma glicemia muito alta, nós aconselhamos o paciente a procurar um médico para dar um diagnóstico mais preciso. Orientamos também questão de alimentação”, frisou.

Noélia Santos parabenizou o vereador de Thiaguinho Batalha pela iniciativa, destacando a oportunidade para as mães realizarem o exame. “Eu achei ótimo porque é uma oportunidade para todas as mães e mulheres realizarem essa mamografia, que é muito cara. Portanto, é uma ação muito gratificante porque todas as mulheres aqui necessitam desse exame”, afirmou.

Por André Carvalho

Foto assessoria

Leia também