Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

INSATISFAÇÕES REPRIMIDAS

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A oposição lança a chapa majoritária primeiro. Acontece sexta-feira. Será, na realidade, uma pré-chapa, porque nada que se feche no período das pré-candidaturas será definitivo. Embora tenda a ser, apesar dos burburinhos que invadem todos os corredores em que se fala sobre política no Estado. Tudo só passa a valer a partir de julho, quando se realizam as convenções e se inicia a campanha para valer.

Até lá, apesar de qualquer anúncio, as coisas ficam num eterno chove não molha, em que tudo pode acontecer. Inclusive nada. Agora, apenas uma coisa fica definitiva: Heleno Silva (PRB), ao lado do deputado federal André Moura, será anunciado como candidato ao Senado, derrubando essa dúvida que ainda paira no ar. Essa presença de Heleno ao lado de Eduardo Amorim (PSDB) já era esperada e ele não poderia fazer outra opção.

O clima de composições está mais para frio. Elas estão acontecendo, mas em ritmo que ainda deixa a desejar. Há um certo sentimento de tentativa de afastar Jackson Barreto de Belivaldo Chagas. Tem gente trabalhando diuturnamente para isso, mas certamente não terá êxito. É que, primeiramente, não é desejo dos dois, que querem manter um projeto político já definido, e mesmo que ambos estivessem influenciados pela ‘picada da abelha azul’, sairiam mal junto ao eleitorado. Não conseguiriam uma vitória.

Há algum inconformismo em lideranças do bloco, que deve ser eliminado por ação conjunta dos candidatos majoritários, para que se mantenha a normalidade na base aliada e que se perceba, com absoluta nitidez, a consolidação de uma aliança que dá sinais de fragilidade, mesmo que devam se manter na dependência um dos outro. É hora de sentar à mesa e desabafar indignações e intolerâncias, para que, ao levantar dela, deixe-se de lado as mazelas que podem atrapalhar um bloco, capaz de divergir para chegar a um consenso e evitar só discordar para romper.

BELIVALDO SOBRE O FINISA

Governador Belivaldo Chagas falou, ontem, sobre o Finisa, durante almoço da Asseop, mas só o fez porque se tratava de empresários que pediram informações.

O Finisa é uma novela que se arrasta há meses e não há garantia de liberação.

NÃO DÁ PARA FICAR NA ESPERA

Belivaldo deixou claro que não trata mais do Finisa, apesar de considerá-lo importante, em razão de algumas indefinições e da excessiva burocracia para provável liberação.

– Não dá para ficar nessa expectativa do sai hoje, sai amanhã…

ECONÔMICA E FINANCEIA

O secretário da Fazenda, Ademario Alves de Jesus, explicou no almoço da Asseopp, que economicamente Sergipe está razoável, mas financeiramente não.

A dificuldade é com a frustração de receita.

RESPIRARIA ATÉ OUTUBRO

Segundo Ademario, as finanças do Estado tinham uma sobrevida até outubro, a partir daquele mês haveria muita dificuldade de respirar e poderia ter um AVC.

A reestruturação das finanças vai recuperar o Estado da crise.

MITIDIERI E SUA POSIÇÃO

O deputado Luis Mitidieri, em publicidade na Internet, diz que “essa eleição tem que ser marcada pela coerência, honestidade, capacidade e competência dos candidatos”.

– Nomes sujos com discursos limpos, não passarão.

PRB JOGA MUITO DIFÍCIL

O presidente regional do PRB, Jony Marcos, disse ontem que “nós não somos ainda oposição. E explica: “mas poderemos ser. Estamos avaliando”.

Hoje não temos uma posição definida.

ANDRÉ QUER APOIO DE TODOS

Sobre a exigência do deputado André Moura (PSC), de que deseja o apoio de todos, Jony disse que “não vejo André em condições de exigir nada”.

– Acho que ele quer construir um apoio e tem sido habilidoso sobre isso, disse.

REUNIÃO COM A NACIONAL

O PRB terá, ainda esta semana, uma reunião com a Executiva Nacional, com o objetivo de ajustar a possibilidade de decidir: “ainda não ajustamos nada”, disse.

A demora é para aparar todas as arestas…

PADRE FÁBIO FORA DO PALCO

Não foi bom para a vice-prefeita Janier Mota (PR), candidata a deputada estadual, o episódio em que padre Fábio de Melo deixou o palco no show em Itabaianinha.

Era homenagem às mães, com patrocínio dela.

FABIO DE MELO RECLAMOU

Segundo informações de Itabaianinha, o padre Fábio de Melo teria dito a Janier que se soubesse que o evento seria uma promoção de caráter político, não teria aceitado.

E qualquer forma foi um vexame lamentável.

CONGRESSO DO PT EM ARACAJU

O PT realiza Congresso da Construindo um Novo Brasil (CNB), a partir de sexta-feira à noite e que vai rolar por todo o sábado, para debater a conjuntura estadual da legenda.

Terá presença de lideranças nacionais, como o senador Humberto Costa (PE).

TAMBÉM TRATA DO LULA LIVRE

O PT vai debater a atuação do partido em Sergipe, além de incentivar os movimentos por Lula Livre e discutir eleições estaduais e as tendências partidárias.

Rogério Carvalho é o nome para Senado Federal.

MACHADO TEM APOIO DE MARIA

Tudo caminha para que o pré-candidato a deputado federal, José Carlos Machado (PPS) tenha o apoio do grupo liderado pela deputada Maria Mendonça em Itabaiana.

Os aliados que ela ouve sobre esse apoio aprovam sem restrição.

GAMA DEIXA A PRESIDÊNCIA

O ex-prefeito João Augusto Gama, atual secretário da Cultura, está decidido a entregar a Presidência do MDB em Sergipe e deve fazê-lo ainda este mês.

Gama defende que pessoa mais jovem e com disposição administre o partido.

DIA DE MUITO MOVIMENTO

O governador Belivaldo teve ontem um dia de arrepiar os cabelos. Atendeu a vários aliados, entre prefeitos, deputados e lideranças do interior. Uma loucura.

Para Jorge Araújo foi ótimo: “bom é assim, o ruim é quando não tem ninguém”.

UM EQUÍVOCO PERTURBA

A equipe do marketing de pré-campanha publicou um vídeo de Belivaldo com vários políticos. Por equívoco esqueceu de por o nome de Jackson Barreto.

Sacal, Gilmar Carvalho já fez matéria levantando dúvidas.

É PARA ACREDITAR SE QUISER

O ex-secretário da Saúde, Almeida Lima, enviou solicitação à Assembleia Legislativa para falar sobre a Pasta da qual fora demitido. Almeida anda à busca de platéia.

Foi rejeitado sem qualquer discussão.

FUNDO DARÁ DE CAMPANHA

Os partidos que têm candidaturas majoritárias vão enfrentar confusão com os fundos de campanha. É que 50% são para majoritários e os outros 50% para deputado federal.

Até o momento não foi definido quanto será para estadual.

A PERGUNTA INSISTENTE

Ontem a pergunta mais insistente era: “Heleno Silva está ou não ao lado de Eduardo Amorim na composição do PRB com a oposição”.

Heleno está na oposição e não há mais retorno.

EDUARDO TERÁ UM PAPO

O anúncio da chapa majoritária da oposição será “um bate papo com a imprensa”, como disse Eduardo Amorim ontem. Será às 7 horas na sede do PSDB.

A chapa é: Eduardo a governador, André Moura e Heleno Silva ao Senado. E pronto…

Notas

Afif vê aparência seletiva – Kennedy Alencar, em seu blog, informou que o presidente do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Guilherme Afif Domingos, disse que a Operação Lava Jato “tem uma aparência seletiva, sim”. Ele defendeu que acusados de diversos partidos sejam julgados e condenados, se culpados.

0x0

Assassino com indulto – Sargento Fahur lamenta que em São Paulo, bandidos invadiram a residência de um delegado da Polícia Federal, para roubar, e mataram o delegado. O detalhe é que o bandido que atirou tem cinco passagens por roubo e tinha sido liberado pelo indulto do dia das mães.

0x0

Temer avalia mandato – O presidente Michel Temer vai reunir hoje, no Palácio do Planalto, equipe ministerial, além de parlamentares da base aliada, para um balanço dos dois anos de seu governo. A previsão é que essa reunião ocorra às 15h e o formato deve ser o já adotado na reunião do CDES, conhecido como Conselhão.

0x0

Condenado ex-tesoureiro do PT – Além do ex-tesoureiro do PT Paulo Ferreira, o juiz federal Sergio Moro condenou Renato Duque e Léo Pinheiro por corrupção. Embora não tenham ainda firmado acordos de delação, ambos tiveram as penas reduzidas por terem colaborado para a elucidação dos crimes.

0x0

Filho de Picciani sem liminar – O ministro Dias Toffoli, Supremo Tribunal Federal (STF), negou ontem pedido de liminar para soltar Felipe Picciani, filho de Jorge Picciani, presidente afastado da Alerj. Assim como o pai, Felipe foi preso em 16 de novembro de 2017 na operação Cadeia Velha.

0x0

Pré-candidatura no ar – Michel Temer completou dois anos no Palácio do Planalto no sábado com uma pré-candidatura à Presidência no ar. Desde que assumiu essa possibilidade publicamente, Temer dobrou a frequência de suas viagens. Em 23 de março, o presidente assumiu que poderia ser candidato a mais quatro anos no Planalto.

Conversando

Reunião ampla – Ontem à noite houve uma reunião ampla do Conselho Político da base aliada, para discutir candidaturas e as eleições estaduais.

Sobre a Fafen – Zezinho Sobral vai à Câmara Municipal de Santo Amaro para dialogar sobre a Fafen com a população e com os vereadores do município.

Por pedaço – André Moura deixa claro que o PRB tem que se definir por completo para integrar a oposição. Acha que não pode vir em pedaço.

Tudo conspira – A impressão que se passa é que todos estão conspirando para se sair melhor. Tudo é muito estranho nas atuais composições políticas.

Pensa assim – Fábio Reis evitar falar sobre o twitter que postou preferindo Eliane Aquino como o nome do PT na chapa majoritária. A maioria do MDB pensa assim.

Único foco – O senador Valadares (PSB) diz que o foco do partido é a pré-candidatura de Valadares Filho a governador. Só depois formará chapas proporcionais.

Nova forma – Emília Corrêa diz que os caciques da velha política precisam entender essa nova forma de olhar as comunidades, o estado e o país.

Morte do delegado – Subtenente Edgard diz que um vagabundo saiu da cadeia no indulto do dia das mães e aproveitou para matar um pai de família. Um delegado da PF.

Risco de queda – Apesar do desmentido da Prefeitura de Aracaju sobre risco de queda da ponte que liga à Coroa do Meio, muita gente com receio de passar sobre ela.

Para lembrar – É bom lembrar que os candidatos que receberem dinheiro para campanha do Fundo Partidário terão prestar conta. É que se trata de dinheiro federal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia também