Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

LÉO ARAÚJO DEIXA O CARGO DE DIRETOR-PRESIDENTE DO ITPS

5

 

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) – Órgão Delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) informa que o diretor-presidente, Jecson Léo Araújo, deixou o cargo nesta terça-feira, 15. A partir de agora, quem responde pelo cargo, conforme designação do governador Belivaldo Chagas, é o diretor administrativo e financeiro, Renato Lino de Souza Filho.

Léo Araújo, que tem formação em Administração de Empresas, pós-graduação em Licitação, Contratos e Convênios na Administração Pública e mestrado profissional em Gestão de Turismo, chegou à direção do ITPS em julho de 2015, por meio de nomeação do governador Jackson Barreto. Durante sua gestão no ITPS, foi eleito vice-presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa, Tecnologia e Inovação (Abipti) na região Nordeste e nomeado conselheiro do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP).

“Agradeço aos colaboradores pelo empenho e pela dedicação ao longo da minha gestão. Sou muito grato pelo tempo que passei nessa instituição e por tudo que aprendi, sobretudo, por vivenciar a responsabilidade que o ITPS tem na garantia das relações de consumo e no suporte, através de seus laboratórios, ao desenvolvimento industrial e econômico de Sergipe. Sigo meu caminho feliz por ter deixado em caixa os recursos necessários à obra do Serviço do Atendimento ao Cliente (SAC) e à construção do Parque de Serviços Metrológicos, e por ter entregue as instalações de um novo laboratório no ITPS, contribuindo assim para a inovação dessa casa.  Agradeço ao governador Jackson Barreto por ter me confiado a gestão dessa pasta e espero ter honrado o cargo que ocupei”, comenta Léo Araújo.

Trajetória no ITPS

A frente do ITPS, Léo Araújo entregou as instalações do Laboratório de Química Orgânica, atendendo a demanda do estado quanto às análises de compostos orgânicos em água, alimentos, biocombustíveis, solo e agrotóxicos. Também investiu na modernização dos demais laboratórios, priorizando a aquisição de novos equipamentos para a instituição.

Léo Araújo manteve os laboratórios do ITPS e o Centro de Memória da Ciência e Tecnologia de Sergipe (CTMCS) com as portas abertas à comunidade, no intuito de aproximar sociedade e ciência, conscientizando sobre a presença da tecnologia no nosso cotidiano; promoveu também a primeira ‘Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação do ITPS’ e o ‘Encontro Nacional Inmetro: Sergipe como potencial pólo tecnológico, científico e de inovação’, em alusão aos 20 anos da celebração do convênio entre ITPS e Inmetro.

Léo Araújo foi responsável pelos investimentos do Inmetro em Sergipe. Foi durante a sua gestão que a autarquia federal garantiu recursos para a reforma do Serviço de Atendimento do Cliente (SAC) do ITPS e aquisição de um caminhão munck para fiscalização de balanças rodoferroviárias e de grande porte. Ele também obteve os investimentos necessários à construção do Parque de Serviços Metrológicos de Sergipe, obra que ampliará as atividades do Inmetro no Estado. Foi também na sua gestão que o ITPS recebeu uma menção honrosa pelas metas e recordes atingidos.

Por Verlane Estácio

Foto assessoria

Leia também