Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

Escalando os times

Os políticos não discutem outra coisa que não seja a formação das chapas para a disputa das eleições deste ano. Embora com os entendimentos bem adiantados, a maioria vai preferir fazer a convenção partidária no último dia previsto pela Legislação: 5 de agosto. Até lá, os encontros e desencontros serão normais. Quem hoje está com um pré-candidato ao governo pode mudar de lado a qualquer momento. É o caso do Solidariedade do deputado estadual Gustinho Ribeiro, que se mudou de mala e cuia para a oposição. Candidato à reeleição, o governador Belivaldo Chagas (PSD) quer a petista Eliane Aquino como parceira de chapa, porém partidos aliados acham que o PT não merece duas vagas na chapa majoritária. Como ainda falta mais de dois meses para as legendas concluírem a escalação dos times, é aconselhável não fazer apostas sobre quem vai com quem para a disputa eleitoral de outubro.

Farinha pouca…

O PDT quer participar da chapa majoritária encabeçada pelo governador Belivaldo Chagas (PSD). O partido acha precipitada a decisão de contemplar o PT com duas vagas: vice e Senado. Aliás, no MDB também há quem seja contra oferecer fatia tão grande aos petistas. Tem peemedebista defendendo por aí que a segunda vaga para senador fique com o PRB do pastor Heleno Silva. Marminino!

Prepare o bolso

A Aneel aprovou um aumento médio de 20,45% na tarifa de energia dos consumidores atendidos pela Sulgipe. Os novos valores começarão a ser cobrados a partir do próximo dia 22. A Sulgipe fornece energia para 98 mil unidades consumidoras no interior de Sergipe e em Jandaíra e Rio Real, cidades da região nordeste da Bahia.

Muda de mãos

O deputado federal Fábio Reis deve assumir a presidência do MDB sergipano. A direção nacional do partido lhe ofereceu o cargo após ser informada que João Gama não tinha mais interesse em continuar à frente da legenda. A indicação de Fábio, contudo, encontra resistência dentro do partido. Um dos que discordam é Benedito Figueiredo, vice-presidente da legenda. Danou-se!

Socorrrrro!

A crescente onda de violência deixa claro que os criminosos perceberam a incapacidade da polícia sergipana para enfrentá-los. Ousados, os marginais estão matando sem dó nem piedade. Diante de quadro tão dantesco, só resta ao povo se trancar em casa. Impotente, o governo se contenta em repetir o surrado discurso de que a Polícia prende e a Justiça solta. Credo em cruz!

Palanque armado

Sem ter onde falar, após ser defenestrado da Secretaria estadual da Saúde, Almeida Lima (MDB) conseguiu um palanque. Foi convidado pela Câmara de Aracaju para depor na CPI da saúde. Os vereadores querem saber de Almeidinha como foi a relação do então secretário com os hospitais filantrópicos. Claro que ele vai aproveitar a ocasião para descer o malho no governo, que serviu até um dia desses. Misericórdia!

Sob nova direção

Léo Araújo não é mais o presidente do Instituto Tecnológico e de Pesquisas de Sergipe (ITPS). Desde ontem, aquele órgão delegado do Inmetro está sendo presidido interinamente por Renato Lino de Souza Filho, atual diretor administrativo e financeiro do ITPS. Léo vem a ser irmão do deputado federal Jony Marcos (PRB), que está de malas prontas para desembarcar da canoa governista. Crendeuspai!

Dois sentidos

Assistir à TV e navegar na internet ao mesmo tempo se tornou um hábito de praticamente todas as pessoas com acesso à web. Segundo pesquisa do Instituto Ibope Conecta, 95% dos brasileiros na rede mundial de computadores têm essa prática como parte do cotidiano. A consulta popular foi realizada no mês passado e entrevistou duas mil pessoas que acessam a internet. E você, também tá nessa?

Esqueceram de mim

Entrevistado pela TV Bandeirantes, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), disse que seu partido disputará o governo em vários estados. Citou quase cinco pré-candidatos, mas esqueceu do sergipano Mendonça Prado que, por sinal, foi colega de Maia no Congresso. Homem, vôte!

Agrados

Quanto tempo faz que um político telefonou para você, parou o carrão com ar refrigerado para cumprimentá-lo, o convidou para uma festa 0800? Não lembra? Avexe-se não. A partir de agosto, seu telefone vai ficar congestionado de tantas ligações amigáveis. Não fique surpreso se, ao chegar em casa, encontrar um sorridente engravatado aguardando-o para pedir ou comprar seu voto. Tome cuidado com as panelas, pois essa gente costuma ‘filar’ uma ‘bóia’ para parecer muito familiar. Vixe Maria!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano A Tribuna, em 21 de março de 1933.

Resumo dos Jornais

Leia também