Aracaju, 29 de março de 2024

FENAFISCO TRAZ PARA ARACAJU IDEIAS DA REFORMA SOLIDÁRIA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
7

 

Aracaju, nesta terça-feira (15), o diretor de Assuntos Parlamentares da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), Pedro Lopes apresentou as premissas do Movimento da  Reforma Tributária Solidária, em que propõe um novo modelo para o sistema tributário brasileiro capaz de mudar o perfil da carga tributária para ‘combater e reverter a concentração da riqueza, estimular o crescimento econômico, estabelecer uma melhor redistribuição de receita e buscar uma progressividade tributária”.

O tema foi debatido no auditório da Secretaria da Fazenda de Sergipe (Sefaz), para a categoria do Sindicato do Fisco de Sergipe (Sindifisco). “No Brasil a maior incidência da tributação é justamente sobre as mercadorias e serviços, o que torna o produto nacional menos competitivo, concentra a riqueza e aumenta a desigualdade social. E nesse tema, a propositura do governo federal, em tramitação na Câmara dos Deputados, traz uma ótica centrada na simplificação dos tributos, que apesar de importante na redução do ‘custo Brasil’, não ataca a raiz do problema”, afirma a liderança da Fenafisco.

Apoio dos presidenciáveis

O movimento denominado “Reforma Tributária Solidária: Menos Desigualdade, Mais Brasil” surgiu em meados de 2017. Hoje, segundo Lopes, reúne mais de 40 especialistas com o propósito de elaborar diagnóstico e apresentar proposta para a reforma tributária necessária para o Brasil. As bases do Movimento foram lançadas no mês passado, na Câmara dos Deputados. “O Brasil não conseguiu ainda mudar o perfil da carga tributária em função dos lobistas que atuam diretamente na eleição de parlamentares. Agora, estamos em uma etapa importante desse movimento que é colocar o tema na agenda dos presidenciáveis. Até aqui, já conseguimos o apoio de quatro candidatos à presidência da República: Marina Silva (Rede), Guilherme Boulos (PSOL), Manuela d´Ávila (PC do B) e Ciro Gomes (PDT)”, festeja Pedro Lopes.

Durante o debate em Aracaju, Pedro Lopes apresentou dados comparativos sobre o sistema tributário de paises de economia aberta e as oito premissas essenciais para mudanças no modelo atual, focadas na progressividade tributária.

“Entendemos como fundamental o debate sobre os impostos cobrados no Brasil para encontrarmos soluções que visem corrigir as velhas anomalias do sistema tributário brasileiro. O Brasil apresenta uma vergonhosa distribuição de renda, que se reflete na concentração da estrutura de propriedade, posse e uso da terra rural e urbana; no mercado de trabalho e nas diferenças aguda de acesso aos bens e serviços sociais básicos entre classes sociais e regiões do país”, afirma o presidente do Sindifisco, Paulo Pedroza que participou do lançamento desse movimento em Brasília.

Por Déa Jacobina

Foto Ascom Sindifisco

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também