Aracaju, 29 de março de 2024

Governistas questionam “convocação de petistas” pelo “professor Belivaldo”!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Anunciada a lista dos convocados para a Copa do Mundo de Futebol, não há como negar que a partir de agora as atenções das pessoas em geral estarão mais voltadas para a Seleção Brasileira e que outros temas, como a política, por exemplo, acaba ficando em segundo plano. A população adere a um “sentimento nacionalista” não muito comum, eleva-se o patriotismo, adere-se ao “verde e amarelo” e entra de vez no clima do Mundial, “esquecendo” temporariamente de assuntos importantes como Saúde, Educação e Segurança Pública, a economia do País, dentre outras coisas.

O brasileiro é apaixonado por futebol e mais ainda pelo Mundial. E é neste momento que alguns políticos, que geralmente “somem” ao longo de seus mandatos, resolvem aparecer e “dar a graça”: são os conhecidos “políticos Copa do Mundo”, que só vêm à tona de quatro em quatro anos. É importante lembrar que, desta vez, com a campanha eleitoral mais curta, as convenções partidárias que antes aconteciam nos intervalos dos jogos da seleção brasileira, agora só ocorrerão após a competição, que acabará em meados de Julho.

Sendo assim, é importante ainda registrar que se o resultado na Copa do Mundo não for favorável para o Brasil, certamente a “revolta” da população será ainda maior com a classe política durante a campanha. Mas se os brasileiros estão comentando a convocação do “professor Tite” para o Mundial, os sergipanos em especial estão avaliando a chapa majoritária “desenhada” pelo “professor Belivaldo Chagas (PSD)”, que além de Jackson Barreto (MDB) para o Senado, “convocou” Rogério Carvalho (PT) para a segunda vaga e Eliane Aquino (PT) para a vaga de vice-governador.

O “pré-anúncio” até foi aprovado por alguns setores do governo do Estado, mas também incomodou muita gente que esperava ser “convocada” para os espaços no “time governista”. Heleno Silva e o PRB foram sumariamente “dispensados” do governo e já estão “fechando o contrato” com a oposição; quem também foi preterido pelo Executivo foi o deputado estadual Gustinho Ribeiro (SD), que saiu no “pacote de dispensas”. Agora quem reclamou da “geladeira” em que entrou foi o PDT, que sonhava com a vaga de vice na chapa.

O deputado federal Fábio Reis, novo presidente estadual do MDB, também não aceita a “convocação” de Rogério Carvalho para o Senado e também reclamou. A turma percebeu que, neste caso, a melhor defesa é o ataque e decidiu “entrar em campo” para se impor e preservar seus espaços dentro do governo. O problema é que o “professor Belivaldo” não tem muitas “opções” e preferiu apostar em fechar logo a “lista”, anunciando ainda que tentaria a “contratação” dos Democratas para “ganhar tempo” na televisão e tirar o time de Mendonça Prado (DEM) de campo…

Em síntese, por mais que o “professor Belivaldo” tenha feito sua convocação antecipada, governistas estão reclamando das indicações feitas pelo PT e apostam em mudanças até as convenções, caso contrário, o “esquema tático” dificilmente ficará “redondinho” e a “seleção governista” correrá o risco de “entrar em campo” desfalcada, durante a campanha eleitoral. Por enquanto, os “adversários” apenas observam e avaliam, nome por nome, os convocados, analisando os pontos “vulneráveis” e preparando as melhores “jogadas”. É bom lembrar que o “jogo” só termina quando o juiz (leia a Justiça Eleitoral) apita (encerra as votações)…

Veja essa!

Em conversa com este colunista, o pré-candidato a governador Mendonça Prado negou qualquer possibilidade de seu partido compor com a pré-candidatura de Belivaldo Chagas nas próximas eleições.

E essa!

“Não existe isso! São meras confabulações! Sinto-me lisonjeado por terem manifestado o interesse de nos procurar, mas não temos a intenção de coligação com o governo e nem com alguns setores da oposição. Vamos disputar o governo pelo DEM”, sentenciou Mendonça Prado.

Reestruturação

Mendonça confirmou que, por enquanto, seu único projeto é reestruturar o DEM. “Estamos trabalhando no fortalecimento do nosso partido, formando comissões, movimentando a juventude e as mulheres, conquistando novas pessoas. Estamos absolutamente tranquilos sobre as eleições”.

Exclusiva!

Um político bem relacionado com o governo do Estado conversou com este colunista, em reserva, e especulou que para a vinda do DEM numa composição, Belivaldo Chagas poderia oferecer o comando da Adema para o partido.

 Federal não!

Mendonça Prado ainda confirmou, para este colunista, que não houve nenhum contato da base governista e que ele não vai disputar o mandato de deputado federal. “Quero já deixar claro para os sergipanos que nosso projeto é o Executivo e não tenho a menor pretensão de ser candidato a deputado federal”.

Sem pressa

O presidente estadual do DEM disse que além da reestruturação da legenda, seu objetivo é “acompanhar a Copa do Mundo em paz”. “As convenções podem ser feitas até o final de julho e não temos pressa para decidir ou anunciar nada agora. Não entendo é essa pretensão de nos tirar da disputa para o governo”.

2020

A coluna faz a leitura que quem tem interesse em tirar Mendonça Prado do “confronto” agora é o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), candidato natural à reeleição em 2020 e que pode novamente enfrentar o democrata em uma disputa (a primeira foi em 2008), desta vez mais fortalecido, pela Prefeitura de Aracaju.

PDT I

Em nota pública, o PDT anunciou que tem interesse na vaga de vice-governador para compor a chapa com Belivaldo Chagas. “Como partido integrante do bloco do governo, desde 2006, o PDT entende que cada Partido deve ocupar uma vaga na chapa majoritária”, pontua.

PDT II

“Vale ressaltar que o atual governador migrou do MDB para o PSD, exatamente para que todos os partidos fossem comtemplados com uma vaga na chapa majoritária. Entendemos que a decisão tomada na reunião de ontem (segunda-feira) foi precipitada e sem a discussão devida. Como Partido aliado, aguardamos ter o nosso pleito acolhido”, encerra a nota.

Fábio Reis I

Através das redes sociais, o deputado federal Fábio Reis também se manifestou. “Quando se tomam decisões sem ouvir as bases, acabamos cometendo equívocos. Política é a arte do diálogo e vence aquele que cometer menos erros”.

Fábio Reis II

“Aprendi que devemos sempre tratar aliados como aliados e adversários como adversários. Problemas todos temos, mas quanto mais fugimos deles, mais eles aumentam e nos perseguem. Problema foi criado para ser solucionado e não empurrado com a barriga, esperando que a sorte apareça”, emendou Fábio Reis.

Fábio Reis III

Por fim, o deputado federal completou dizendo que “como diria meu amigo e irmão Zezé Rocha: em política, capricho é irmão de prejuízo”. Fábio Reis é abertamente contrário à presença de Rogério Carvalho na chapa majoritária e tem o PT “engasgado” desde o impeachment de Dilma Rousseff…

Bomba!

Continuam fortes os rumores de insatisfações em torno do novo presidente da DESO. Alguns políticos já confidenciaram para este colunista que a escolha não foi positiva por parte do governador e que o perfil do novo comandante caminha em “direção oposta” ao projeto do governo. Essa eu confesso que não entendi, mas…

Senador Valadares I

Pelo “fio amarelo” direto de BSB, o senador Valadares conversou com este colunista e pontuou: “a pauta do momento dentro do PSB sergipano é a pré-candidatura de Valadares Filho para o governo do Estado. Os demais assuntos ficam em segundo plano”.

Senador Valadares II

“Valadares Filho continua muito bem avaliado, tem percorrido o Estado, concedido entrevistas e lutado contra duas máquinas com dignidade. Lá na frente a gente decide, em meados de Julho. Não temos impedimentos e podemos concorrer a qualquer mandato”, completou o senador.

Senador Valadares III

Por fim, Valadares disse que o trabalho é consolidar o projeto do PSB para o governo e que “lá na frente, antes das convenções, a gente senta e começa a definir a chapa majoritária. Ainda é muito cedo e nós não temos pressa”, completou.

 Coletiva

Por sua vez, a oposição liderada pelo senador Eduardo Amorim (PSDB) e pelo deputado federal André Moura (PSC) anunciam suas pré-candidaturas nesta sexta-feira (18), em uma entrevista coletiva prevista para a sede do PSDB em Aracaju, a partir das 7 horas.

Gustinho Ribeiro I

O deputado Gustinho Ribeiro (SD) comunicou na tribuna da Assembleia Legislativa que após ter ouvido as manifestações de membros do seu agrupamento político em Sergipe, vai caminhar com a oposição e se desvincula do governo do Estado. “A sociedade tem exigido cada vez mais transparência e uma forma sincera de dialogar com a sociedade. Faço questão de fazer esse comunicado aqui na tribuna como um ato de respeito à sociedade sergipana e às forças políticas, fazendo um anúncio da nossa saída do bloco do Governo e entrada no bloco de oposição”.

Gustinho Ribeiro II

“Faço isso de forma serena e muito tranquila. Convivi dando apoio ao grupo desde o Governo Marcelo Déda em que cheguei a liderar aqui nesta Casa; apoiei e dei sustentação ao Governo Jackson Barreto, mas neste momento se impõe a realidade política e não será possível a nossa permanência no bloco que dá sustentação ao Executivo por entendermos que se faz importante um sopro de renovação nos quadros do nosso Estado”, justifica.

Insatisfação

Pré-candidato a deputado federal, Gustinho vinha percorrendo o Estado para ouvir seus aliados e a insatisfação vinha sendo geral com o governador Belivaldo Chagas que, assim como fez o ex-governador Jackson Barreto, priorizou o agrupamento liderado pela Família Reis de Lagarto.

Novos rumos

Confirmada a saída do agrupamento governista, Gustinho vai seguir acompanhando o líder do Congresso Nacional, deputado federal André Moura, e o senador Eduardo Amorim na oposição ao governo.

TCE

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), conselheiro Ulices Andrade, e o presidente do Conselho de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), Arício Resende, reafirmaram a continuidade do termo de cooperação técnica assinado pelos órgãos no ano de 2015 com a perspectiva de aprimorar a fiscalização de obras e serviços executados em território sergipano.

 CREA

“Iniciamos essa parceria e fizemos várias tratativas em termos de fiscalizações, mas é preciso que a gente dê continuidade porque a cada dia novas obras são lançadas e temos que fazer esse acompanhamento do ponto de vista do profissional e da sua atividade”, comentou Arício Resende.

Parceria

A parceria tem como objetivo a troca de informações sobre as obras e serviços públicos executados no estado de Sergipe, a fim de permitir a identificação da regularidade na elaboração dos projetos, orçamentos, execuções de obras, fiscalização ou prestações de serviços que envolvam as áreas de Engenharia, Agronomia e atividades afins e correlatas, em que seja uma das partes as unidades jurisdicionadas pelo TCE/SE.

Luciano Bispo I

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luciano Bispo (MDB), prestigiou a entrega pelo governador Belivaldo Chagas (PSD), de sementes de milho para 11.400 produtores familiares do Alto Sertão assistidos pelo Governo do Estado.

Luciano Bispo II

Luciano Bispo acompanhou Belivaldo em Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre, Poço Redondo e Canindé de São Francisco. Além das sementes, o governador entregou da autorização de uso de terra a agricultores da Colônia Agrícola Herbert de Sousa, em Poço Redondo.

Sementes

Ao todo, serão distribuídas 247 toneladas de sementes certificadas de milho das variedades catingueiro e BR 106 e 90 toneladas de sementes de milho na variedade crioula, que se destinam ao plantio da safra 2018. Um investimento de R$ 1.383.200,00, recursos estaduais do Funcep – Fundo Estadual de Erradicação e Combate à Pobreza.

Maria Mendonça

A deputada Maria Mendonça (PSDB) aprovou a determinação judicial para interdição do antigo Hotel Palace, no centro de Aracaju. A parlamentar, que já havia alertado sobre a necessidade de intervenção do Poder Público nos prédios antigos da capital, destacou o caráter preventivo da interdição, considerando que “há um intenso fluxo de pessoas por conta do comércio que se formou na região, mas os proprietários nada têm feito no sentido de garantir as condições de segurança para o funcionamento da estrutura”.

Hotel Pálace

Maria Mendonça defendeu a somação de esforços dos órgãos públicos no sentido de “viabilizar a realocação das dezenas de vendedores que trabalham no local para uma área adequada”. De acordo com a deputada, outras edificações que estão ocupadas por famílias desabrigadas ou por pontos comerciais também merecem atenção do Judiciário. “É o caso da sede desativa do INSS e do Casarão do Parque, ambos no centro de Aracaju, que também representam um risco iminente para a população”, citou.

Adelson Filho I

O deputado estadual Adelson Barreto Filho (PR) prestou homenagem às assistentes sociais pelas comemorações do seu dia. “(Assistentes sociais) contribuem na formulação e na articulação das políticas públicas. São eles que garantem os direitos sociais e combatem a injustiça e a desigualdade mais de perto e cotidianamente. Através dos trabalhos destes profissionais podemos mensurar e contabilizar os danos e as necessidades de ações mais efetivas dentro das comunidades e para os menos favorecidos”, avalia Adelson.

Adelson Filho II

O deputado ressaltou também  a importância do assistente social na sociedade sergipana, já que ele atua diretamente  com o bem-estar das pessoas.  “O assistente social desenvolve projetos e programas com o objetivo de promover ações para melhorar a condição de vida e de conscientização da população. São eles que se preocupam em incluir cada vez mais pessoas na vivência social”.

Samuel I

O deputado estadual Capitão Samuel (PSC) convida para a festa alusiva ao Dia das Mães que irá acontecer no próximo domingo (20), a partir das 9 horas, no Batalhão de Restauração Química, projeto social do parlamentar que tem como missão restaurar vidas, com o slogan “Sergipe Contra As Drogas”. No Dia Internacional da Família, Samuel chamou à atenção para a importância da família, que segundo ele, é um núcleo essencial para a formação moral de todos os indivíduos.

Samuel II

De acordo com o parlamentar, o projeto de recuperação conta com uma equipe multidisciplinar e possui 30 dependentes químicos adultos do sexo masculino e seu trabalho é realizado por doações. Durante a festividade alusiva ao Dia das Mães, Capitão Samuel disse  que  500 idosas irão visitar a instituição. Na ocasião, Samuel ressaltou o convite aos parlamentares  que puderem conhecer o projeto e todo o funcionamento. Para ele,  transparência é a palavra do momento.

Promoções

Durante a programação festiva, Samuel disse que terá a promoção do soldado Jesus, dos cabos que já tem quatro meses de internamento, além da participação da banda da polícia que estará fazendo a formatura. “Um dia agradável e cheio de alegria com as famílias”, disse Samuel.

 Sem ajuda I

Ainda na tribuna, Samuel lamentou que não conta com a ajuda do Governo do Estado, bem como não há envolvimento de nenhuma prefeitura. Explicou que o Governo Federal lançou edital, onde ele tem solicitado o cadastramento das comunidades, objetivando a inscrição máxima, para que seja liberado o recurso federal.

Sem ajuda II

“O batalhão recebe ao dia mais de 50 ligações. Impossível abarcar todo mundo”, salientou Samuel explicando ainda que fazem dois anos que está nas tratativas com a Secretaria da Inclusão Social do Estado, e que no ano passado, a Assembleia Legislativa devolveu aos cofres do governo do orçamento da Casa .”Fomos, juntamente com o presidente do parlamento, o deputado Luciano Bispo, à Secretaria da Fazenda e a Secretaria da Inclusão, solicitar  e sugerir do dinheiro devolvido, a separação de pelo menos um milhão, este, a ser dividido entre os centros terapêuticos que funcionam em Sergipe”.

Sílvia Fontes I

A deputada Sílvia Fontes (PDT) agradeceu o Governo do Estado por atender um requerimento de 2017 para recapeamento asfáltico dos conjuntos Fernando Collor e João Alves, em Nossa Senhora do Socorro, as obras serão iniciadas ainda esta semana. Sílvia aproveitou para falar também sobre suas constantes intervenções em Socorro no tocante à busca de soluções para os problemas no serviço de distribuição e qualidade da água ofertada naquela localidade.

Sílvia Fontes II

“Algumas das muitas solicitações que fizemos acaba de ter resposta. Com relação a água na sede de Socorro, considerada pelos técnicos da Deso uma água dura, por não gerar espuma no contato com o sabão, tivemos a alegria de saber que em consequência da nossa insistência e de nossas constantes cobranças, dentro de aproximadamente 30 dias, a água de Socorro será oriunda diretamente do rio São Francisco, o que vai favorecer o consumo de uma água que vai melhorar a vida dos socorrenses”, explicou a deputada.

André Moura I

Os agentes de saúde Roberto (Pacatuba), Thiago Félix (Neópolis), Josemilson Viana e Lenilson Santos (Ilha das Flores) foram recebidos pelo deputado federal André Moura para agradecer a luta encampada na lei “Ruth Brilhante’’, sancionada em abril, que reformula a carreira da categoria. André aproveitou para reforçar seu compromisso em continuar lutando pelos profissionais.

André Moura II

Ele conversou sobre o PL 7994/14, de sua autoria, que permite aos agentes ter outra atividade na área de saúde, havendo compatibilidade de horários. “Eles devem ser tratados como os demais profissionais da saúde, a quem já é permitido o acúmulo de funções, sendo preservada a atividade principal. Não vejo porque deve ser diferente”, declarou o deputado.

Agentes de Saúde

Os agentes deverão comprovar a compatibilidade de horários entre as funções, especialmente na questão da jornada semanal de 40 horas de trabalho estabelecida para a categoria, de acordo com a justificativa do Projeto de Lei. Com trâmite em caráter conclusivo, a matéria aguarda relator na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP); e depois passará pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) antes de seguir para o Senado Federal.

Valadares Filho

“Faço questão de registrar os 50 anos da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Tenho orgulho em fazer parte desta história! Nosso mandato tem contribuído bastante com o desenvolvimento da instituição destinando recursos para manutenção, obras e sua expansão”, destacou o deputado federal.

UFS

“Hoje a UFS está – além de Aracaju – em Itabaiana, Laranjeiras, Lagarto e Nossa Senhora da Glória. Em breve estará também em Simão Dias, através do Centro de de Reabilitação e Qualidade de Vida (CRQV). Não poderia deixar de destacar o esforço e trabalho realizado pelo reitor Ângelo Antonioli, um grande gestor que trabalha diariamente pelo desenvolvimento da nossa querida UFS”, completou Valadares Filho.

 CPI do Lixo I

Aconteceu na tarde dessa terça-feira (15), mais uma reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os problemas envolvendo os contratos do Lixo entre a Prefeitura de Aracaju e as empresas desde o ano de 2010. Está é a 6ª sessão ordinária da CPI do Lixo na Câmara de Vereadores de Aracaju (CMA). Os membros da CPI votaram o Plano de Trabalho elaborado pelo relator da CPI, vereador Manuel Marcos.

 CPI do Lixo II

No entanto, o vereador Elber Batalha colocou uma emenda ao plano que deixava claro que, caso surgissem novos fatos durante as oitavas de testemunhas ou declarantes e nas visitas às autoridades, esses fatos seriam incluídos no processo de investigação da CPI. A emenda do vereador Elber foi rejeitada.

Elber Batalha I

“Queria entender o que se passa na cabeça dos membros da CPI que são da bancada de Edvaldo Nogueira. Como é que rejeitam uma emenda que deixa aberta a possibilidade de se investigar novos fatos no decorrer da CPI? Eu não entendo como isso pode prejudicar nosso trabalho. É muito medo do que possamos descobrir com as investigações. Existe algo de muito podre nessa questão do Lixo na Prefeitura de Aracaju”, pontuou o vereador.

Elber Batalha II

“Enquanto enxergamos a CPI da Saúde andando e já ouvindo os envolvidos, passamos aqui na CPI do Lixo mais de 15 dias só para votar um plano de trabalho. Está muito clara a intenção e a insistência em barrar as investigações aqui na Câmara. Infelizmente estou sozinho nesta luta”, lamenta. Além da votação do Plano, a CPI recebeu mais documentações do Deotap, da Polícia Civil de Sergipe, que serão analisados na próxima reunião marcada para o dia 22.

IPTU

O Tribunal de Justiça do Sergipe (TJ/SE) pautou para a sessão do pleno desta quarta-feira (16), o julgamento dos embargos declaratórios interpostos pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) em relação à decisão proferida pelo colegiado que declarou a inconstitucionalidade das leis que aumentaram o IPTU em Aracaju. A sessão está marcada para a partir das 8h, no pleno do TJ.

 Embargos

O vereador Elber Batalha, um dos autores da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) que anulou o aumento do IPTU juntamente com OAB e Ministério Público, comemora a vitória inicial, mas destaca a importância desses embargos por entender que a população aracajuana que já fez o pagamento do IPTU poderá ser ressarcida, já que o imposto foi considerado ilegal pela justiça.

Juvêncio Oliveira

O vereador Juvêncio Oliveira (DEM) apresentou, durante mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal, indicação solicitando à Emurb serviço de tapa-buracos na região do centro da cidade, especificamente na Rua Laranjeiras esquina com a Rua Santo Amaro. Segundo o parlamentar, esse pedido feito pelos próprios moradores da localidade remete aos constantes problemas ocasionados pelo desgaste da malha viária do local.

Cabo Amintas I

O vereador Cabo Amintas (PTB) falou sobre o desenrolar das ações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde e sobre a nova movimentação ao redor do pregão eletrônico do Forró Caju. “Nós tivemos uma reunião da Comissão da Saúde e tive meu requerimento rejeitado pelos colegas. Apenas eu e o vereador Anderson de Tuca (PRTB) fomos favoráveis à vinda do prefeito para se explicar sobre os desmandos da Saúde Pública da nossa capital”.

 Cabo Amintas II

“Mas eu vou fazer o requerimento mais uma vez para que, quem sabe, Edvaldo Nogueira venha a esta Casa dar explicações. Afinal, ele tem o poder da caneta”, declarou o parlamentar.

Fatos novos

Cabo Amintas ainda discordou de parlamentares que argumentaram sobre a falta de fatos novos que pudessem fazer necessária a presença do prefeito para esclarecimentos. “Como não existem fatos novos? O Ministério Público já nos deu um! O nepotismo que acontece envolvendo a diretora do departamento financeiro da Secretaria de Saúde. Se isso não é um fato para trazermos o prefeito, já não sei mais o que é”, alegou o vereador.

Emília Corrêa I

A defensora púbica e vereadora Emília Corrêa vê como “engodo” da prefeitura da capital a situação do auxílio-moradia. A Lei 13.873  é de  2010,  de autoria do prefeito Edvaldo Nogueira, e segundo a parlamentar, em oito anos não teve valor reajustado. Emília classifica como humilhação, a imposição de um auxílio moradia sem revisão.

Emília Corrêa II

“Fazer lei, conseguir aprovar e sancionar com interesse momentâneo não é  condição para resolver uma questão. É mero casuísmo. Aliás, o gestor do município de Aracaju não cumpre muitas das leis que sanciona, não cumpre nem mesmo decisão judicial”.

Desrespeito

A patriota lembrou ainda a postura do executivo em desrespeitar o trabalho o trabalho sério da Defensoria Pública de Sergipe na garantia de direitos das populações vulneráveis.  “O defensor Alfredo Nikolaus tem um trabalho comprometido e reconhecido em relação à questão de moradia, de política social.

Kitty Lima

A violência praticada contra a ocupação ‘Marielle e Anderson Vivem’, organizada pelo grupo do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e que estava instalada em um terreno pertencente à Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) no bairro Coroa do Meio, foi duramente criticada pela vereadora Kitty Lima (Rede), na Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

Violência

Líder do partido Rede na Câmara, a parlamentar repudiou os atos de violência praticados pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA) contra integrantes do movimento. Na última sexta-feira (11), uma ação da GMA gerou grande tumulto no local e durante a abordagem dos agentes, uma jovem de 22 anos foi baleada no peito.

Thiaguinho Batalha I

O vereador Thiaguinho Batalha (PMB) esteve reunido com o diretor presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, para tratar sobre demandas dos bairros e conhecer de perto o funcionamento de um aplicativo para pedidos de reposição de lâmpadas queimadas.

Thiaguinho Batalha II

O aplicativo torna muito fácil e prático o encaminhamento das solicitações de troca de lâmpadas através de um smartphone. Thiaguinho aproveitou a ocasião para sugerir a Ferrari a aquisição de um aplicativo semelhante para tapa buraco. “Nossa sugestão foi para que a Emurb crie um disk tapa buraco, para que a população possa enviar diretamente para o órgão suas demandas e com isso a Prefeitura melhore o pavimento da cidade”.

 Wania Macedo

Pré-candidata a deputada estadual, a jornalista Wania Macedo vem se destacando dentro do segmento evangélico. Traz consigo a experiência de ter disputado três eleições e trabalha para ser o nome de consenso entre algumas igrejas. Pode surpreender nas próximas eleições. Olho nela!

Machado I

O pré-candidato a deputado federal José Carlos Machado tem acompanhado a comitiva do Partido Popular Socialista (PPS) em seu projeto “Pé na Estrada” a cada fim de semana. Neste último, eles estiveram nos municípios de Estância, Umbaúba, Tobias Barreto e São Cristóvão. Os encontros ocorrem com lideranças municipais e regionais e visam a apresentação do projeto do PPS.

Machado II

“É uma espécie de orientação e alerta sobre as necessidades que cada partido terá nesse processo eleitoral. Temos sido muito bem recebidos em todos os locais e isso é muito gratificante”, afirma Machado, reconhecendo que também é uma oportunidade para conhecer melhor a realidade e as necessidades de cada local, como ocorreu em Umbaúba, onde o pré-candidato falou sobre a crise na citricultura, que afeta a região.

Tobias Barreto

Em Tobias, a Comitiva teve como anfitrião o ex-prefeito e pré-candidato a deputado estadual Dilson de Agripino. “Com essa ação, o presidente do PPS, Clóvis Silveira, mostra a relevância da eleição de deputados  estaduais e federais, sendo que os federais são muito importantes para fortalecermos os quadros e alcançarmos a cláusula de barreira”, ressalta Dilson.

São Cristóvão

Já em São Cristóvão, eles estiveram no “Forró do Buraco”, festa popular tradicional do município. “É sempre reencontrar pessoas que acreditam e acompanham seu trabalho, como tem acontecido com o PPS na Estrada”, destaca Machado.

Coletiva cancelada

Diante do acordo parcial feito pelo líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto e a Prefeitura de Aracaju, onde o prazo para cumprimento das reivindicações inspira no dia 23 de Maio, a Defensoria Pública do Estado de Sergipe, por meio do Núcleo de Bairros, comunica que não haverá mais coletiva de imprensa na quarta-feira (16), às 8h, na Central de Atendimento Defensora Diva Costa Lima.

Laranjeiras I

O dia “D” Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, em Laranjeiras, aconteceu no sábado (12), nas Unidades Básicas de Saúde do município.  A campanha, que segue até o dia 1º de junho em todas as unidades da sede e dos povoados. A abertura da Campanha de vacinação contra a gripe influenza contou com a presença da secretária Municipal de Saúde, Cristina Hagenbeck, além das coordenadoras Rita de Cássia e Jucycleide (Atenção Básica) e Tatiana Márcia Lima Jatobá (Imunização).

Laranjeiras II

Os grupos de risco devem tomar vacina da gripe todos os anos e o dia D é a data que as equipes das unidades de saúde se mobilizam para intensificar a campanha, pois a vacinação contra a gripe é a principal forma de evitar a doença. A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar.

Contaminação

Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Por isso, cuidados simples como lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal são, no geral, medidas simples que ajudam a prevenir a doença. Em caso de síndrome gripal, a orientação da Saúde, mesmo para as pessoas já vacinadas, é procurar rapidamente um serviço de saúde.

Grupo Prioritário

A campanha é direcionada para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 19 dias; grávidas; puérperas (até 45 dias pós-parto); pessoas com 60 anos ou mais; com doenças crônicas (hipertensão, diabetes, etc); profissionais de saúde e da Educação.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também