Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

SEIXO POR BAIXO DO ANGU

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Fatos políticos agitam a semana. Iniciou com a possibilidade da vice-prefeita Eliane Aquino (PT) ser convidada a disputar o mandato de vice-governadora ao lado de Belivaldo Chagas (PSD). Aliás era um nome que se cogitava sempre, mas nunca se confirmou e nem ainda está. Haverá conversas naturais para ver se ela aceita, o que deve acontecer a qualquer momento. Eliane é um nome que soma na disputa e dá força à chapa, mas é preciso convidá-la e esperar que ela aceite.

Dificilmente deixará de topar. Quando conversou sobre o assunto [ontem] mostrou-se entusiasmada, mas primeiro vai analisar se será bom para o Estado [principalmente] e para ela. Aliás, quando o seu nome foi consultado a lideranças de partidos vinculados à base aliada, ninguém chiou. Houve unanimidade quanto à importância de tê-la na chapa, o que ainda está na base da possibilidade. O que há de certo, até o momento, é Belivaldo a governador; Jackson Barreto e Rogério Carvalho ao Senado.

Mas, houve algo estranho. O PDT, um partido que sempre esteve na base aliada, e fortaleceu os laços mais recentemente, surpreendeu ao emitir nota da Executiva Regional, exigindo posição na chapa majoritária. Há seixo por baixo do angu. Até agora o partido não acrescentou nada à exigência emitida na nota, mas se fala em dificuldade na eleição de Fábio Henrique a deputado federal, tendo a esposa, Silvia Fontes, disputando a reeleição.

De qualquer forma é estafante, porque se trata de “uma abóbora que precisa acomodar”.

Já na sexta-feira a oposição fará uma solenidade magra para anunciar a chapa majoritária. Por volta das 7:30 horas, na sede do partido, os nomes serão divulgados pela mídia: Eduardo Amorim a governador, André Moura e Heleno Silva ao Senado. Tudo aparentemente tranquilo, mas absolutamente passível de mudança, já que o nome do vice ficará para o último minuto do segundo.

É exatamente isso que pode provocar uma “guerra”.

SUGESTÃO PARA ELIANE SER VICE

Eliane Aquino (PT) para ser a vice de Belivaldo Chagas é uma sugestão dele. mas ainda depende da vontade dela. Caso aceite disputar o mandato, vai ajudar muito.

Jackson também sempre admitiu que Eliane seria um bom nome para vice.

PT FICA SURPRESO E INDIFERENTE

Os petistas que participaram da reunião na segunda-feira ficaram surpreso com chance de Eliane ser vice. Estavam satisfeitos com a indicação de Rogério para o Senado.

Mas concordaram que se Eliane for à escolhida, “nada mau para o partido”.

PACIFICAÇÃO DENTRO DO PARTIDO

Márcio Macedo e Rogério Carvalho (PT), que participaram da reunião ficaram felizes com Eliane para vice e disseram que a legenda está pacificada.

Até porque o PT saiu bem contemplado.

CONVERSA DE ELIANE E BELIVALDO

Ainda não está agendada a conversa entre Belivaldo Chagas e a vice-prefeita Eliane Aquino, para tratarem sobre participação na chapa majoritária.

Mas tudo leva a crer que acontecerá ainda hoje.

MENDONÇA SE MANTÉM CANDIDATO

Pré-candidato a governador pelo DEM, Mendonça Prado pode conversar com Belivaldo Chagas sobre composição, mas com ele mantendo a pré-candidatura.

Mesmo assim, Belivaldo abrirá diálogo com o Democratas.

DISPUTA POR VAGA A FEDERAL

A base aliada tem que oferecer a Mendonça Prado chances reais de disputar a Câmara Federal, através do apoio de alguns prefeitos e lideranças vinculadas ao grupo.

É mais fácil Mendonça ser eleito deputado que governador.

BENEDITO NÃO TERIA GOSTADO

O ex-secretário Benedito Figueiredo (MDB) não teria gostado da busca de outros partidos para a formação de um bloco maior de apoio a Belivaldo Chagas.

Principalmente no que se refere a nomes para disputar Câmara Federal.

CADA DIA SEMPRE UMA AGONIA

Pré-campanha eleitoral não é fácil. Todo dia tem sempre uma agonia. A mais nova é o desejo legítimo do PDT reivindicar vaga na chapa majoritária da base aliada.

Belivaldo Chagas ainda tem muito que conversas sobre formação de chapa.

FELIZ EM TER ELIANE NA CHAPA

O deputado federal Luis Mitidieri (PSB) disse ontem que não foi ao encontro de Eliane Aquino, “mas reafirmou que é um grande nome para disputar a vice”.

– Ficarei muito feliz em tê-la na chapa.

HELENO DIZ QUE FALTAM DETALHES

Pré-candidato ao Senado Heleno Silva (PRB) disse ontem que ainda está ajustando as coisas para o seu lançamento na chapa majoritária da oposição.

Diz que faltam só detalhes: “detalhes tão pequenos”, disse rindo.

DESCARTA CÂMARA FEDERAL

O deputado federal André Moura (PSC) descartou ontem, definitivamente, a busca pela reeleição: “não existe hipótese para isso”, disse.

Ele é candidato ao Senado e será anunciado sexta-feira na chapa majoritária.

REAGIU À DECLARAÇÃO DE JONY

André Moura (PDC) disse que as declarações do deputado Jony Marcos provocaram reação negativa em seu grupo e abriram algumas resistências.

– Ele deixou a entender que nós éramos a sobra, disse.

SAÍDA DO PALCO DE PADRE FÁBIO

Um político, que preferiu falar em off, disse que não viu nenhum motivo para o Padre Fábio de Melo abandonar o palco em show domingo na cidade de Itabaianinha.

Segundo a fonte, “não havia barulho excessivo e estava tudo calmo”.

PADRE PARECIA MUITO AGITADO

A mesma fonte disse que o Padre Fábio de Melo parecia muito agitado e nervoso, porque no local do show haviam outros padres e freiras “tudo com muita paz”.

Admitiu inclusive, que Fábio de Melo não está bem…

INFORMAÇÃO DA SAÍDA DE GAMA

Notícia publicada nesta coluna ontem, de que Gama entregaria a Presidência Regional do MDB, chegou ao presidente nacional do partido, Romero Juca.

Jucá achou interessante que o deputado federal Fábio Reis assumisse a vaga.

CONVERSA JÁ ESTÁ MARCADA

Já está marcada para amanhã um conversa de Fábio Reis com Jackson Barreto e João Gama, todos do MDB, para que o deputado seja seu sucessor.

Jucá diz que Fábio é um deputado jovem, que pode presidir o partido em Sergipe.

VALADARES FILHO NA CHINA

Como vice-presidente da Comissão de Turismo, o deputado federal Valadares Filho está na China, a convite da Embratur, e participa de encontro mundial sobre o setor.

Retorna na sexta-feira e reinicia sua pré-campanha a governador.

VALADARES E A CÂMARA

O senador Valadares (PSB) mostra que seus concorrentes estão fazendo de tudo para que ele dispute vaga na Câmara Federal. Valadares diz até que prefere ir para casa.

Da forma que fala, não abre mão da reeleição.

CONSTRUÇÃO DO TAJ MAHAL

A reforma do chamado Taj Mahal, que hoje acomoda a Secretaria da Saúde, custou aos cofres públicos exatamente R$ 8 milhões. Muita grana…

É possível que alguns serviços estejam sem contrato.

Notas

BENEDITO E O MDB – O ex-secretário de Estado do Governo, Benedito Figueiredo, atual vice-presidente estadual do PMDB em Sergipe, disse ontem a Jackson Barreto que, com a saída de Gama da Presidência Estadual do MDB, ele não aceita de hipótese nenhuma que o partido seja presidido pelo deputado federal Fábio Reis.

ZÉ DIAS FEZ CORO – O papo ocorreu ontem na cidade de Monte Alegre, no sertão, onde Benedito Figueiredo e o filho, pré-candidato a federal Alexandre Figueiredo estavam. Zé Dias (histórico do MDB), também presente, ajudou a fazer o coro, para que Benedito assumisse a presidência estadual e não Fábio Reis.

                                                                    0x0

Negado hábeas corpus a Lula – O ministro Felix Fischer, relator da Lava Jato no Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou hábeas corpus impetrado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O petista está preso desde 7 de abril na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba.

0x0

Cargos para Intervenção no Rio – O Congresso aprovou ontem a criação de cargos para a intervenção no Rio de Janeiro e para o Ministério Extraordinário da Segurança Pública. São 231 novos cargos e funções. Do total, 67 vão especificamente para o gabinete do interventor no Rio, general Braga Netto.

0x0

Juizes contestam parecer – A Anamatra contestou ontem parecer do Ministério do Trabalho e Emprego sobre a aplicação da reforma trabalhista. No parecer, o ministério sustenta que a reforma deve valer para todos os contratos de trabalho, inclusive os assinados antes do início da vigência da lei, dia 11 de novembro de 2017.

0x0

Olhada na linha do tempo – A jornalista Lillian Witte Fibe sugere dá uma olhada na linha do tempo do cabeludo caso Paulo Preto/corrupção/PSDB/SP. A prisão durou 36 dias. Vista, revista e confirmada por nada menos que sete juízes de três diferentes instâncias, foi subitamente revogada. Por uma única cabeça.

Conversando

Vira comício – Dizem que a frase é do ex-governador Augusto Franco: reunião com mais de três pessoas vira comício. E é verdade…

Semana tensa – Uma semana aparentemente tensa esta em que se anuncia a chapa majoritária e se faz reunião para rearrumação do bloco governista.

Vaga na chapa – Fábio Henrique surpreende ao anunciar que o seu partido, PDT, agora pretende uma vaga na chapa majoritárias, depois que ela está definida.

Qual o quê? – Pensava-se que a reunião de segunda-feira com lideranças da base aliada teria selado a paz dentro do bloco governista. Não é fácil assim.

Montar palanque – O ex-secretário da Saúde, Almeida Lima, agiliza-se para montar palanque com objetivo de fazer discursos contra o Governo.

Disputar eleições – Vice-prefeita Eliane Aquino pretendia disputar as eleições de 2018. Pensou menos na vice do que no Senado e na Câmara Federal.

Qual destino – É a juventude que irá escolher qual o destino que o país e o nosso estado devem seguir, disse o pré-candidato ao Governo, Eduardo Amorim.

Emília ao Senado? – Ainda muito sem entendimento o nome da vereadora Emília Corrêa para disputar mandato de senadora pelo Patriota.

Contra presença – É verdade que Fábio Reis é contra a presença de Rogério Carvalho na chapa, embora não vá contestá-lo. Fábio é adversário de Rogério em Lagarto.

 

 

Leia também